The Beatles

The Beatles Bob Spitz

Resenhas - The Beatles

Paola 03/02/2024

Take a sad song and make it better
Antes desse livro eu era uma fã inocente e ignorante dos Beatles. Eu só conhecia as músicas, sem nenhuma noção de como é em que momento foram feitas. Sem saber seus significados e emoções. Agora que eu sei, não enxergarei as coisas como antes; nunca mais.

Esse livro é um mergulho profundo e muito honesto na vida dos Beatles. Não há histórias inventadas, e se existe alguma dúvida dos fatos, você é previamente avisado. No final de tudo, percebe-se que os integrantes dessa banda carismática e extraordinária são seres humanos como todos nós, e merecem que seus pontos de vista também sejam descritos, exatamente o que acontece aqui.

Recomendo essa coletânea de histórias para quem quer perceber novos significados nas músicas e ações da mais icônica banda que o mundo já presenciou.

Ariany.Amorim 07/04/2022

Mil fucking páginas que contam desde o primeiro familiar até o Beatle, os podres e as fases conturbadas.

Luiz Pereira Júnior 13/11/2021

Um livro de peso (em todos os sentidos)
Já falei em outras resenhas como é difícil julgar (analisar, criticar ou qualquer outra palavra que você queira) uma biografia, pois como teríamos contado a história de alguém (ou de alguéns, no presente caso) de uma forma diferente e, o mais importante, seríamos realmente capazes de contar melhor essa mesma história?
Dito isso, eu já imaginava que encontraria um excelente relato da trajetória dos Beatles. Um volume único, enciclopédico, que traz muitos dos fatos (não todos, pois isso é impossível) que formaram o maior grupo de todos os tempos. Entretanto, também é necessário salientar que nem todos os Beatles foram retratados da mesma forma.
Lennon e McCartney são os personagens principais (mas será que alguém realmente duvidaria disso?) e suas vidas são contadas muitas vezes com detalhes que estariam muito bem representados nas biografias específicas de cada um deles (e talvez estejam mesmo nessas biografias, que ainda não foram lidas por mim). George Harrison também está presente em muitas páginas e em muitas das peripécias narradas no livro, mas Ringo Starr parece ser pouco mais que um coadjuvante do grupo. Para Ringo, parece que sobraram apenas algumas páginas para contar sua infância, sua adolescência, sua aquiescência (e até mesmo submissão) aos ditames dos compositores principais do grupo.
E outro elogio que posso fazer ao livro é justamente o fato de ser um relato honesto, vívido, fugindo do maniqueísmo de fãs ou odiadores (desculpe-me não usar a palavra em inglês. Não gosto de usar palavras em outros idiomas e um de meus amores é meu idioma – acho ridículas certas resenhas que o misturam com a Língua Inglesa e usam as mesmas palavras somente para dar um suposto realce ao que querem dizer. “Hello, meus lovers. Ai, gente, eu tô surtando com o incrível novo lançamento da nossa rainha!” – isso me soa tão falso... tão pagamento-de-editora-para-promover-livro... tão influenciadora-paga-que-eu-nunca-sei-o-que-realmente-sente...)
Lennon com sua amoralidade, McCartney com seu orgulho, George com sua instabilidade (mas ninguém é páreo para Lennon nesse aspecto) e Ringo com sua passividade – os fabulosos são retratados em seus ângulos de sombra, em seus aspectos obscuros – eis a desconstrução de heróis, de mitos, de semideuses. Geniais, sim, mas humanos em primeiro lugar.
E nisso vai outro mérito do livro: ao contar a biografia (mais ou menos detalhada) de cada beatle e a formação do grupo, o livro se torna um calhamaço de quase novecentas páginas (excetuando-se os índices e a bibliografia) e que pode levar o leitor a desanimar ao olhá-lo na prateleira. E é justamente o inverso, pois um dos melhores aspectos do livro é que ele pode ser lido como um romance (aventuras, traições, amores, vilões, mudanças bruscas de situação, personagens variados, ambientes contrastantes – enfim, emoção a cada página), como se tudo aquilo fosse inventado e não algo que realmente aconteceu...
E mais uma: muitas vezes procurei nos meus cds e também em sites certas canções citadas pelo autor e me fez muito bem saber mais sobre uma música e como ela foi criada para, logo em seguida, procurar no Youtube para ouvi-la... Resumindo: se lemos um livro que nos leva a descobrir músicas que nos fazem sorrir e/ou refletir, que nos faz descobrir as vidas de quatro dos mais importantes músicos de todos os tempos, que nos faz ver que esses mesmos músicos foram pessoas com os mesmos defeitos (e até piores) que temos, que nos mostra em detalhes o retrato de uma época (ou de várias épocas, para ser mais exato), então, esse livro vale muito a leitura... E vale mesmo!

Karyn 18/07/2021

The Beatles - A Biografia
Leitura intensa e detalhada sobre a trajetória dos Beatles. Do início dos sonhos de cada um em se tornar músico, até o momento em que oficialmente o mundo ficou sabendo do termino da banda. Me fez enxergar melhor eles como seres humanos, como todos nós. Foram geniais no que fizeram e seu legado na história da música será eterno. Suas falhas e o fato de terem começado muito novos, foi o que os levou por esse caminho. Não foram perfeitos, afinal ninguém é. Mas passaram sua paixão pela música ao mundo. Não cabe a mim culpar ninguém pelas desavenças que ocorreram, mas sim agradecer pelas lindas músicas que até hoje aquecem meu coração. Espero que no final de tudo, eles tenham amado The Beatles assim como todos nós fãs amamos. ?

André 10/01/2021

Uma viagem fantástica no tempo e na música.
Excelente biografia, detalhando as alegrias, tristezas, as farras, as pessoas por trás dos quatro rapazes de Liverpool, a angústia e acima de tudo o fim de uma forma tensa mas inevitável. Minha edição pela Editora Lafonte veio com um capítulo repetido e intercalado entre a página 760, e mais adiante volta ao curso normal, não interferindo, na leitura em si. Para quem é fã do quarteto de Liverpool eu recomendo!

Lindsey 18/03/2017

Para fás.. e curiosos
Engana-se quem pensa que precisa ser muito fã de Beatles pra ler essa bio. Tem que ser também muito fã de leitura pra conseguir aguentar essa tijolada de quase mil páginas. Mas vale a pena! Quando terminar você vai sentir vontade de pedir pensão ao Paul, pensando que já é da família. O livro começa contando a história dos pais deles (yep - resultado de décadas de pesquisa) e termina pouco depois da morte de Lennon. Obrigatório para Beatlemaníacos e também serve como belo aparador de porta.
* Confira minhas outras resenhas no Instagram @livro100spoiler

site: www.instagram.com/livro100spoiler

edmurhashi 29/09/2015

Indispensável
O livro é bastante interessante por mostrar o início da vida dos quatro Beatles antes da banda, além de personagens como Yoko Ono, Brian Epstein e Stuart Sutcliffe. Passagens desconhecidas foram destacados, com base em uma base enorme de fontes e entrevistas.

A obra falha, no entanto, nas partes mais conhecidas da breve duração da banda. A impressão que fica é que o livro ficou tão extenso, que o autor teve que correr no fim da história, passando quase superficialmente durante os últimos anos. Nada que desabone, já que as principais histórias são de amplo conhecimento.

A edição brasileira também peca na tradução. São muitos tradutores (nove no total) para um único livro e a diferença de estilo de um para o outro é perceptível durante a mudança de um capítulo para o outro.

Literatura indispensável para qualquer admirador dos Beatles ou de boa música.

Oto 12/04/2014

Li a primeira parte do livro - até o capítulo 19 pág. 345. O livro é rico em detalhes, conta a história completa de cada integrante e de suas famílias, porém achei que muitas histórias foram aumentadas. Livro é grande, pesado. obs o meu é da editora Larousse, o novo é da LaFonte, bem menor mas são as mesmas editoras

Edu 30/01/2014

The Fab Four
Melhor biografia que li até hoje da banda mais influente de todos os tempos. Narrativa antológica de quatro caras de Liverpool, por vezes alçados à condição de mitos ou gênios, que mudaram o mundo da música e contribuíram para a mudança do próprio mundo, ditando um novo conceito cultural. Bob Spitz soube colocar John, Paul, George e Ringo na parte mais alta do altar celestial do Rock N Roll. "The Beatles - A Biografia" é com certeza a biografia definitiva dos Fab Four e revela que eles conseguiram chegar lá: "The toppermost of the poppermost".

Daniel 10/07/2013

Biografia muito boa, mas de final decepcionante
Muito bem escrito, esse livro é imprescindível para qualquer fã dos Beatles. Há momentos gloriosos, principalmente quando o livro relata as inúmeras dificuldades nos penosos anos iniciais do conjunto. Contudo, à medida que os anos avançam, notei que o escritor começou a narrar fatos importantíssimos com maior pressa que o habitual, culminando com últimos capítulos decepcionantes, em que um disco clássico como Abbey Road recebeu algumas poucas linhas de comentários sobre tantas músicas marcantes. Igualmente apressado foi o capítulo pós-separação, como se Bob Spitz, já não aguentando mais, quisesse se livrar desse livro de 850 páginas (mais 130 de bibliografia e notas do autor) que lhe consumiu 7 anos de pesquisa. Mas esse porém não tira o mérito dessa que é a melhor biografia do conjunto.
NathaliaGarrido 11/11/2015minha estante
Estou na reta final do livro e também estou com essa sensação. Ele foi extremamente detalhista em contar sobre os avós do John Lennon, mas nessa reta final da banda tão importante pessoalmente e no trabalho deles, ele está passando tudo relativamente rapido.

calamari 22/06/2013

Imperdível
Um dos mais completos relatos da melhor banda da história.
Muitos detalhes e boas histórias.

Arsenio Meira 26/08/2012

Imperdível.

luci 15/06/2012

uma histórias das muitas histórias.
Há muitas maneiras de se escrever uma história. Deixando de lado os já proclamados erros factuais, listados em qualquer site por aí, a construção do texto de Spitz tem uma fórmula óbvia.
Após tantas décadas desde o final da banda, era de se esperar que algúem, por fim, conseguisse contar a história dos quatro caras de Liverpool que, com suas individuais histórias de vida, acabaram por formar, reinventar e terminar a maior banda da história da música até os dias de hoje. Bom, isso continua a ser esperado, porque não é ao que se dedica o livro de Spitz. Bom vendedor de seu material, o autor conta a história a partir do mito, lançando o recurso da leve distorção dos fatos e da construção narrativa parcial para incrementar uma história que, honestamente, não precisa disso. Desde o início, sua história caminha para a contrução do ponto de vista que carrega, e que não deixa muito espaço para a interpretação dos leitores. Desde o começo, Spitz escolhe as palavras e constrói seus parágrafos de modo a apontar para o culpado da separação da banda - notadamente John Lennon, cego pela influência de Yoko.
Apesar de não enxergar a história dos Beatles desta maneira, entendo que outros fãs a entendam desta forma. Eu sou fã dos Beatles, e, especialmente de John. O problema aqui é o esforço quase caricatural do autor em provar seu objetivo desde o começo, tornando-se quase insultante do meio para o final do livro. Em certas horas, não pude evitar achar graça da insistência dele em construir - de novo - mito de Yoko Ono, como destruidora dos Beatles. Se Paul e George brigam, a culpa é de Yoko. Se Eastman e Klein chegam às vias de fato, demonstrando a desarmonia e agressividade que já existia entre os 4 beatles havia muito, a culpa, novamente, é de Yoko. Spitz se esforça tanto em contar a história que todos querem ler, que às vezes parece até um pouco ridículo. Sem mencionar a confusão de citações que ele justapõe, de qualquer forma. Acompanhando as citações e as referências, a história que ele quer contar se torna mais clara.

No meu ponto de vista, qualquer iniciativa que se proponha a mergulhar nesse terreno perigoso que é a história dos Beatles - O Mito merece crédito. O esforço, a dedicação são incríveis. Mas, passadas tantas décadas, acho que os fãs de música merecem alguma coisa que fuja do clichê e da displicência. Seria bom a recordação de que os Beatles foram 4 jovens e não apenas 2 egomaníacos desde o começo. Onde está o Ringo neste livro? A única parte essencialmente dedicada a ele é o resumo da história de sua vida até entrar na banda. Depois, ele é apagado completamente, sendo usado apenas para corroborar fatos e opiniões sobre a vida dos outros.
No fim, fiquei com a impressão de que The Beatles - A biografia podia ter sido escrito por uma daquelas meninas de 13 anos que acompanharam a banda de perto, arrasada porque eles tinham se casado, ou se divorciado, ou tomado ácido. Muitos preconceitos tingem as páginas, dando um tom irritantemente conhecido à história.
Seria de bom tom, pra variar, reconhecer que cada biografia é, em si, uma resenha.
NathaliaGarrido 11/11/2015minha estante
Estou na reta final do livro e apesar de concordar com você sobre algumas coisas por exemplo, onde estava Ringo na biografia, eu não senti a base de preconceito, inclusive vi tudo sendo contado com muita naturalidade, uma menina de 13 anos não faria 5 paginas apenas falando das maravilhas do LSD rsrs

Felipe B. Cruz 12/09/2010

Definitivo
A biografia definitiva dos Beatles. Para fãs e amantes de música, a obra apresenta tudo sobre a maior banda de rock de todos os tempos. Indispensável para entender toda a magnitude do grupo. O melhor livro sobre os Beatles.

André 19/08/2010

O envangelho segundos os Beatles
O livro na época de seu lançamento, até por causa da sua grossura, era chamado de "a bíblia dos Beatles", mas será que isso foi um mero exageiro publicitário? Não. Realmente pode se dizer que esse livro é a bíblia da banda tendo em vista a riqueza de detalhes pra fã nenhum ficar insatisfeito ao final da leitura.

Se não gostei da atenção, na minha opinião excessiva, dada aos primordios da banda (Ringo entra da banda depois da página 300), por outro lado achei muito legal (e justa) a atenção que é dada à vida e morte do Brian Epstein, empresário que lançou a banda.