Em que coincidentemente se reincide

Em que coincidentemente se reincide Leila de Souza Teixeira

Autora: Leila de Souza Teixeira
Editora: Dublinense
96p.
Disponível no Kindle Unlimited
Li esta pérola por indicação da minha amiga Alê, do @literaleblog. Ler "Em que coincidentemente se reincide" é mergulhar no que a literatura contemporânea tem de melhor: uma obra que se refaz a cada leitura.
A começar por seu título - muito bonito, por sinal - que faz referência à repetição e à figura do duplo. Temos onze contos, histórias que se bastam, mas que, de alguma forma, interligam-se. Cada conto tem sua versão espelhada, à exceção de 'Noctiluca', o conto que divide o livro em duas partes.
O texto de Leila de Souza Teixeira é abundante em influências de outros textos, em intertextualidades. Consegui pescar referências a Dostoiévski, Shakespeare, Borges, Hemingway, Clarice, Virgínia, Cortázar, essas bem explícitas. Tenho certeza de que numa releitura encontrarei outras. É um texto muito rico.
Pessoalmente, gostei demais de 'Corpo Seco', o conto que abre o livro. A autora joga com técnicas cinematográficas para retratar um instante, um átimo do cotidiano, num texto enxuto, emocionante.
Outros destaques são o espelhamento entre '(ana)' e 'ato III', nos quais um gesto impensado pode desencadear múltiplas interpretações e o conto 'Doutrina dos ciclos' que retoma o duplo, na figura do autor-personagem.
"Em que coincidentemente se reincide" é realmente uma pérola em meio aos livros pra lá de Marrakesh disponíveis no Unlimited. Um livro que embriaga e que indico fortemente.
"Agora, leio o pensamento de Platão apresentado por Borges a respeito do que o argentino chama de eterno retorno. Todos os planetas, equilibradas suas diversas velocidades, retornarão ao ponto inicial da partida. Esta revolução constitui o ano platônico, no fim do qual renascerão os mesmos indivíduos para cumprir o mesmo destino. Nada há, hoje, que não tenha sido." - excerto do conto 'doutrina dos ciclos'.

Francine 20/06/2012

A vida é um ciclo que se repete
A vida é um ciclo que se repete, raramente acontece algo novo, autêntico, digno de ser nomeado, de poder usar um nome novo, que nunca antes fora usado, que não existia. É sobre isso e mais um pouco que Leila de Souza Teixeira escreveu em seu primeiro livro “Em que coincidentemente se reincide”, lançado pela editora Dublinense neste ano.
Os contos, todos narrados em primeira pessoa e num fluxo de consciência, caminham para o lugar comum sem serem simplistas. Explico melhor: os contos de Leila falam sobre o que já existe, ou que já existiu, porém com a sua particularidade, com a sua própria voz, aquela que Virginia Woolf dizia ser difícil conseguir.

Leia mais em: http://livroecafe.com/2012/06/06/em-coincidentemente-se-reincide/