Novo Testamento/Salmos Provérbios

Novo Testamento/Salmos Provérbios Vários

Resenhas - Novo Testamento

19/06/2021

O Livro
Para Charles Dickens, este era o melhor livro já escrito. Para Mahatma Gandhi, toda a Literatura ocidental estava contida no Sermão da montanha, um dos textos encerrados nele, que, de certo modo, sintetiza a doutrina geral da obra em questão. Dois homens de mundos e crenças diferentes, mas que compartilhavam uma admiração em comum por uma das obras que mais influenciou na construção da civilização humana moderna: O Novo Testamento.

A figura central deste livro é Jesus Cristo, o Filho de Deus, enviado do céu ao mundo para salvá-lo da maldição do pecado e para redimí-lo. Sua vida, seus ensinamentos e seus milagres são descritos nos 4 primeiros livros do Novo Testamento, de um total de 27, conhecidos como Evangelhos: S. Mateus, S. Marcos, S. Lucas e S. João.

Os ensinamentos de Jesus, voltados ao amor e a justiça, são desaprovados pela elite religiosa local e, por causa da inveja dela, o Cristo é condenado a morte por crucificação. Porém, aquele Mal havia sucedido para que, por meio dele, um bem maior pudesse ser feito: a redenção da humanidade caída, através do sacrifício de Jesus Cristo na cruz, a semelhança dos sacrifícios de animais feitos para a perdão dos pecados.

A morte não frusta os planos do Cristo: No terceiro dia, ele ressuscita; aparece aos seus apóstolos (Título dado a seus seguidores); retorna aos céus e ordena-lhes que continuem sua missão, pregando seu ensino e ressurreição. Assim o fazem e daí surge a "Igreja". Seu início e história são descritos no livro de Atos dos Apóstolos.

Um de seus líderes de maior destaque será o apóstolo S. Paulo. Os próximos 13 livros serão cartas de sua autoria, nas quais ele aconselhará as igrejas a seguirem os ensinamentos de Jesus Cristo e a perseverarem na fé. Após elas, haverá outras cartas com o mesmo teor, escritas por outros apóstolos como S. Pedro, S. Tiago, S. Judas e S. João. Por último, o famigerado livro do Apocalipse, com os oráculos acerca do fim do mundo, interpretado por uns de maneira simbólica e por outros de maneira profética.

Por mais que haja críticas e tentativas de descredibilização de sua Mensagem, a verdade é que a humanidade nunca chegou perto de cumprir a maior parte dos ensinos deste livro. Os ensinamentos de Cristo continuam tão desafiadores quanto o eram há 2000 anos. Por mais que o Cristianismo tenha sido a religião do Ocidente, seguir a ética cristã nunca foi uma tarefa fácil. Encontrá-la é bastante difícil, principalmente entre seus próprios seguidores, tanto ao longo dos séculos quanto ao longo dos dias atuais.

Tal dificuldade e raridade depõem a favor da veracidade e originalidade de sua mensagem; pois, se os ensinamentos deste livro tivessem sido manipulados por homens sedentos de poder e controle, por que inventariam um conjunto de ensinamentos contrários a natureza humana, aparentemente contraditórios a realidade? Se uma Palavra pudesse resumir este livro, ela seria "Confronto".

Para que sua mensagem nos atravesse, precisamos suportá-la, por mais que nos embrulhe o estômago, e aceitarmos a nossa limitação, reconhecendo que somos movidos pelo orgulho, pela vaidade, pela inveja e pelas nossas concupiscências, ainda que não admitamos nem para nós mesmos. Tudo o que temos a fazer é Ouvir: "Portanto, a fé vem por ouvir, isto é, por ouvir as boas-novas a respeito de Cristo." Romanos 10.17.

Julio 15/06/2023minha estante
Ótima resenha ??

Pedro Leitor 09/01/2024

Gostei demais
Li com calma o novo testamento com os salmos. Como sempre a Palavra de Deus é a melhor leitura que posso fazer.
Debinha 19/02/2024minha estante
Parabéns!

Inlectus 20/04/2009

Bom mesmo.
Aprender a beleza dos salmos, a sabedoria de Salomão, e mais que tudo, o poder, sabedoria e graça de Jesus. De fato, uma leitura imcomparavel.

Pseudokane3 29/08/2010

Válido enquanto literatura, auto-ajuda, livro sacro, etc., etc., etc....
Qual estudante nunca foi visitado por um dos Gidões Internacionais e nunca recebeu um livrinho destes na vida? Eu mesmo devo ter umas cinco bíblias em miniatura destas e, confesso: foi-me de peculiar assistência em momentos cruciais de minha vida. Sem contar que o índice remissivo e as indicações temáticas da abertura facilitam bastante o uso "prático" dos ensinamentos aqui contidos... Conforme indiquei no título desta resenha, é um livro multi-uso, de consulta diária recomendada, mesmo para quem não seja necessariamente cristão...

WPC>

Thaww 14/07/2011

Conselhos
Leio um proverbio por dia, de acordo com o respectivo dia!
Parecem que são conselhos para a situação que vocês está vivenciando!

Prof. Roberta 22/02/2013

Divulgação Cristã
Essa versão do Novo Testamento é distribuída pelos Gideões em instituições com o intuito de divulgar os textos básicos do Cristianismo, ou seja, o Novo Testamento.
É uma boa tradução é de fácil manuseio graças a seu tamanho. Como folha fina porém branca, o que auxilia bastante se compararmos algumas versões presentes no mercado com papel-bíblia e tão escuro que dificulta a leitura. O tamanho das letras também não é muito pequeno, o que é uma vantagem para idosos.
Dependendo da cor da capa a distribuição ocorre em um local diferente, azul, por exemplo, é para instituições de ensino, por isso é o mais comum, mas tem o cinza para asilos e o branco para hospitais. Vi uma versão de capa marrom uma vez, mas não sei onde se entrega essa.
Como eu tenho coleção de Bíblias e textos sagrados vivo procurando as capas de cor mais raras.

Eliane Maria 09/12/2016

O que eu achei do livro.
É bula para a nossa vida.
Tem conselhos para todos os fins.

Nathalia Almeida 21/06/2017

O livro
O livro mais importante de toda história.

Carol 13/08/2019

Texto histórico e com ensinamentos
A partir da leitura desse texto, conhecemos um pouco o contexto histórico de quando foi escrito, levando em consideração que as histórias se passam na Antiguidade Clássica.
Outra consideração são alguns ensinamentos passados pelas figuras de Jesus, os apóstolos e alguns seguidores.

Leituras e Reflexões 27/12/2020

Hebreus 4: 12 ? Pois a palavra de Deus é viva e poderosa. É mais cortante que qualquer espada de dois gumes, que penetra entre a alma e o espírito, entre a junta e a medula, e traz à luz até os pensamentos e desejos mais íntimos.

Rinaldo 23/11/2022

Novo Testamento
Simplesmente a melhor palavra, não importa o momento, ela é como água viva num terra desértica para um peregrino sem esperança.

Patti Spissoto 31/12/2022

Sempre uma delícia
Amo ler a bíblia... Todos os anos faço um estudo e esse ano foi com o Novo Testamento, Salmos e Provérbios...

Lucas Lobo 02/02/2023

Grandes Ensinamentos
Sou ateu, mas admito que a bíblia é um livro muito importante, possui grandes ensinamentos, e se alguns forem colocados em prática podemos ter uma qualidade de vida melhor. Não precisa acreditar em Deus para ler a Bíblia, a Bíblia é como qualquer um outro livro grandioso, tem um conteúdo que pode agregar valor na sua vida.