Watchmen #12

Dave Gibbons

Resenhas - Watchmen, nº 12

Carlos770 17/07/2023

Edificando e destruindo
Embora Watchmen seja meu quadrinho preferido, acho o final (as três últimas edições) apenas bom. AlaMó, aqui, mostrou-se melhor em edificar do que destruir.

Luiza 14/07/2023

Primeiro quadrinho que li, adorei
Eu me odeio por gostar um pouco do rosharch. Eu só fui ler o quadrinho porque queria ver a série, eu ainda não terminei a série mas já ter lido o quadrinho foi uma bo experiência.

Helô 31/07/2022

Final
Dizer pra vocês que o final me decepcionou um pouco. Ainda assim, a história como um todo permanece como um clássico e uma grande reflexão sobre a humanidade e nossa obsessão por heróis.

Ali 10/11/2021

História incrível
Deveria ter feito resenha de cada um mas esqueci, enfim?
Watchmen foi uma surpresa, muito mais pesado do que eu esperava, mas justificadamente. A história prende a gente a cada nova edição e o clímax?. Dolorosamente perfeito para a trama.
Ela tem um toque muito cru e visceral, transbordando realidade mesmo que seja absurdamente ficcional em sua superfície. É um constraste à V de Vingança, por exemplo, que mantém um tom otimista apesar de tudo. Seu protagonista acredita na salvação mundo através do seu sacrifício, já aqui, o mundo é sujo e cruel e sua salvação será tão horrível quanto.
Leitura rápida, que te faz refletir, ilustrações maravilhosas (principalmente na edição 12) e história que vale a pena ser lida.
Não recomendo para menores de 16 anos. Tem vários alertas de gatilho.

ORaskol789 27/05/2021

Uma obra revolucionária
Watchmen foi e é um marco na história dos quadrinhos e,da literatura .

Desenhada por Dave Gibbons e roteirizada por Alan Moore,mudou a forma como quadrinhos são feitos . Traços que representam sentimentos e mostram o que a história quer ensinar,personagens e paradeiros extremamente complexos e densos,tais como Rorschach,que representa o fascismo e tantas outras correntes ideológicas,Dr. Manhattan que representa o vazio existencial e emocional vários outros personagens cuidadosamente articulados por Moore .

Uma história envolvente que deve ser muito bem analisada .

Pedro.Melo 12/08/2020

Uma obra fenomenal
Desde o roteiro, da escrita, das cenas até a arte dessa obra, vale a pena ser visto com carinho e atenção

Jesnner 25/05/2020

Nada chega ao fim, Adrian. Nada.
Essa última HQ traz uma miscelânea de Watchmen desde o início. Debates importantes, discursos fortes e um fim tão enigmático quanto contundente. A sensação é de que a obra acaba bem, ou melhor...como diz Jon, não acaba, nada acaba.

euzinhainhainha 26/10/2011

Pra quem acha que HQs são só para crianças
Olha... esse ano eu conheci uma pessoa, na verdade eu vi sob novas perspectivas alguém que eu julgava já conhecer.
E por meio dessa pessoa, eu vi sob novas perspectivas algumas outras coisas na minha vida. Me surpreendi com essa pessoa, ainda me surpreendo.. assim como me surpreendi com muitas outras coisas.
Uma delas é que eu sempre achei que o tempo dos quadrinhos já havia passado, que eles se resumiam à Maurício de Souza, com todo o imenso respeito que tenho por seu trabalho, mas que seriam mais voltados às crianças.
Pensando assim, acabei tendo o prazer de ler HQs simplesmente fantásticas que me obrigaram e mudar radicalmente de idéia, e uma delas é Watchmen.
Simplesmente fantástica, a história é perfeita, o final é estarrecedor, a arte é incrível e tem uma das coisas que eu mais gosto na vida: DETALHES. Uma imensidão deles.
Quando voce acaba de ler Watchmen, certamente sua primeira reação, depois de recobrar o fôlego será voltar ao primeiro numero e rever quadro por quadro em busca dos detalhes perdidos e, certamente, cada vez que voce o fizer, vai se surpreender novamente.
Fico lisonjeada quando leio coisas boas assim, que me fazem sentir o respeito do autor por aqueles que o lêem.
Recomento e muito, ressalvo apenas alguns erros ortográficos e falhas de revisão de texto, um ou outro comentário pejorativo à homossexualidade que eu debito na conta da década de 80. Nada disso tira o brilhantismo de Watchmen.

É muito bom mudar nossas perspectivas.

rmucury 17/10/2011

Faço aqui algumas observações para a obra como um todo. Após terminar a leitura passo a concordar com todos que consideram Watchmen uma obra-prima não só das HQ's, mas da literatura em geral. O texto é envolvente e aprisiona sua atenção à medida que lhe deixa perplexo e fomenta inúmeras reflexões. Aqui imagens e palavras interagem de forma muito precisa e harmoniosa para construir a história. O enredo cresce em complexidade à medida que o leitor acompanha os personagens e suas percepções dos fatos culminando em um desfecho ao mesmo tempo surpreendente e aparentemente lógico. Cabe ressaltar que a construção e amadurecimento dos personagens é uma atração à parte: Dr. Manhattan, Rorschach e Ozymandias, merecem uma análise particular, pois constituem perspectivas únicas e fascinantes desse universo que é Watchmen.