Os dias lindos

Os dias lindos Carlos Drummond de Andrade

Resenhas - Os dias lindos

Lucas 28/01/2024

As excelentes ?Corrente da sorte? e ?História de amor em cartas? dão o tom dessa seleção deliciosa de textos com muito humor e um olhar cirúrgico sobre o Brasil de sua época. Viva CDA!

?Enjoado de viver o de sempre, desdobrei o mapa de Minas Gerais, esse país dentro do país, na esperança de achar uma cidade que fosse a cidade. Não uma qualquer entre milhares, mas aquela onde tudo fosse calme, luxe, volupté, entendendo-se como luxo o contrário de ostentação e fausto. A acepção quatro do
Aurélio: "viço, vigor, esplendor". Isso eu queria.?

manumoura18 15/11/2023

"E ser é uma ciência delicada, feita de pequenas grandes observações do cotidiano, dentro e fora da gente. Se não executamos essas observações, como ele soube executar, não chegamos a ser: apenas estamos, e desapareceremos."

luke - among the living. 07/05/2023

Seleção variadíssima de crônicas jornalísticas, que vai desde poemas a análises sobre o país, tudo permeado e bom humor.

Drummond trafega por diversos gêneros de maneira bem divertida, e com isso nos entrega um recorte da época, sendo que alguns deles são facilmente aplicáveis ao nosso tempo.

Leve e divertido.

Bruna.Souza 25/07/2022

Leve e prazeroso
Leitura divertida, boa para desacelerar. O leitor consegue se imaginar nas situações descritas nas crônicas e as brincadeiras com a linguagem são maravilhosas

Gabriel.Larrubia 03/06/2022

Bom, vou só contar minha experiência lendo o livro. Comecei no metrô e por fortuna ser algo que me interesso e que ele toca um tanto na primeira coleção de crônicas não só me diverti como também me lembrou muitas coisas importantes. No último livro de crônicas me perguntei como foi a experiência de muita gente lendo isso no jornal enquanto era publicado, e me diverti vendo a carta de uma mulher contando como estava sendo a experiência da família lendo (mesmo que possa ter sido escrita pelo Drummond!).
O segundo conjunto (que li numa viagem pra desabafar sobre amor...) é sobre amor (será?) e sua caoticidade, também me ajudou a colocar muita coisa em perspectiva. Os próximos são diferentes, não tem como saber se foram publicados naquela ordem como os dois primeiros conjuntos mas são separados em temas. É sempre muito divertido ver o Drummond reclamando de burocracia KKKKKK ele se diverte bastante em alguns textos só explorando a língua. Também nesse meio tempo tive algumas aulas de Drummond e li o texto de Antônio Cândido, inquietudas na poesia de Drummond. Vi muita gente falando sobre como é interessante conhecer outro lado do Drummond, talvez seja, mas acho também que não é tão diferente assim, com a excecao de que não tem nada muito explicitamente triste e violento, mas tendo me aprofundado mais na poesia dele consegui me divertir muito mais com certas coisas e também enxerguei em parágrafos que pareciam quererem ser casuais e sem peso todo o disconcerto presente na poesia dele. Enfim, nada do Drummond não vale a pena ler, e quanto mais lerem melhor fica cada próxima leitura, ou releitura, suas segundas primeiras vezes!

Amoralesamanda 06/01/2022

Nova cara
Gostei muito de ver o Drummond com uma cara diferente daquela que estamos acostumados. Esse livro é fruto de pequenas reflexões do dia a dia, feito das sutilezas, mesmo. Por essa razão ele aparece mais leve, com um tanto de humor. Mais gente como a gente, eu diria.

Saturnotemanéis 12/11/2021

Desafiador
Essa foi de longe a leitura mais desafiadora que eu fiz esse ano. O texto é complexo, como é comum as obras mais clássicas da literatura brasileira e aos grandes nomes, o que acaba distanciando o leitor e pode prejudicar um pouco a imersão.
Sendo uma coletânea é comum gostar mais de alguns textos do que de outros, mas eu senti muito um oito ou oitenta, tendo textos que me arrebataram e outros que me fizeram pensar (e muito) em desistir da leitura.
Foram três meses para concluir e eu concluo cansado.

Paula.Andrea 03/06/2021

Delicioso como o sol de verão
Que o Drummond poeta é um gênio, isso a gente já sabe desde a 4ª série primária. Ah, mas o Drummond cronista é igualmente genial. E que delícia (re)descobri-lo assim, no susto, em escolhas aleatórias de leitura. Me encantou a leitura leve, o sutil humor agridoce, os relatos de infortúnios de um tempo que foi ontem, mas que ainda é hoje também, porque nesse país a única coisa que muda é o arcordo ortográfico.
Ave, como é bom ler coisa boa!

Rafaela Medina 28/03/2021

Os dias lindos
#desafio skoob

Os dias lindos é uma reunião de pequenos textos/ crônicas publicados Originalmente no Jornal do Brasil. Para quem está acostumado com a poesia do mineiro, como eu, no início pode ser um pouco estranho ler a escrita dele nesse outro gênero, então vá com o coração aberto! As crônicas tem personagens divertidos e histórias bem enrredadas, que falam sobre a cidade e a vida da classe média carioca. Meu preferido "História de amor em cartas"!

Marcos Santos 23/01/2021

Crônicas imperdíveis
Uma coletânea de contos, crônicas e causos que retratam o cotidiano carioca de forma divertida e com sutilezas de ironias, que entretem e ao mesmo tempo faz o leitor refletir sobre os problemas relevantes da sociedade.

Samuel.Mendes 15/11/2020

Para quem não seque as regras qualquer mer...&#@!!? é mer...&#@!!?
Antes de irmos diretamente à resenha é preciso explica que às vezes, muitas vezes, inicio uma leitura as cegas sem nem ler sinopse, no caso de Carlo de Drummond de Andrade, do qual, eu já tinha uma boa expectativa por conhece alguns dos seus poemas e pela sua fama que fortemente divulgada pela impressa e nos cursinho Pré-Vestibulares, e não é toa neste livro descobri ele era uma cuminista "hora essa!", ao ver que seus livros estavam de graça na Amazon foi incluindo eles na biblioteca, basta ver nome de Drummond para diciona-los, até dizer para mim mesmo, "você nem sabre se vai gostar dele é melhor para com isso e foi o que fiz.
E agora vijo estava certo e não lota minha biblioteca tanto livro de Drummond porque da mesmo forma que falei lá na resenha das memórias póstumas de Cuba Bras. De Machado de Assis também se aplica a Drummond ele é bom, é sabe o que faz, talentoso de tal forma que não da para questiona, mas ele não é esse... como diz? fot...#$@#!! todo que fazem aparece, ou seja ele não é isso tudo que pintam dele.
Isso nós vemos em sua crônicas que foram coletadas nesse livro que outrora eu dissera que era uma coletânea de contos e depois compêndio* de várias obras do autor e só no final do livro no posfásio é que eu descobro que se tratava de uma coletânea de crônicas de Drummond (que vergonha!), mas é como já falei tenha embarcado as cegas só por ser Drummond e, além disso eu não consegui identificar as crónicas como tal, porque Carlo é um tipo de artista que trabalha numa linha eu poderia chamar de "teoria do caos" é simples Drummond é um transgressor das regras conceituais da arte.

Isso não é problema, mas quando você transgride de mais acaba deixando de fazer o que você estava se propondo a fazer, em outra palavra Drummond transgrediu tanto as regras conceituais da crônica que ele deixo de fazer cronicas e cabo fazendo estórias, ensaios, poema experimentais e ate enchimento de linguiça menos crônica por isso eu não consegui definir o livro. ou como escrevi lá em cima para quem não seque as regras qualquer mer...&#@!!? é mer...&#@!!?

Esse negocio de arte conceitual o própria definição da arte dá um ensaio próprio para este tema visto que existe um grande movimento do "não há certo ou errado" na arte, não que eu desconcorde absolutamente, mas um pouco de regras não faz mal se não caímos num caos total como eu dizer ante algo parecido com "teoria do caos" e a desconfiguração da arte, neste caso crônico.
Afinal é Trabalho
Já nas primeira crônicas vimos que nem todos sua obras são la' sublime, por exemplo corrente da sorte tem uma narrativa meio confuso e ate meio chata, tal vez por que autor queria algo lirico, porém é boa ate metade do conto -sim conto, eu já dizer porque não considero as crônicas de Drummond crônicas de fato - ele perde sentido virando uma maluquice sem pé ou cabeça, e próprio autor tira os méritos artística de seu trabalho ao colocar uma correspondência com leitor onde ele afim que sua novelinha é um bobagem para matar o tempo e que terminaria longo.

E assim vai durante longa da leitura, entretanto, a qualidade, se podemos dizer assim, vai oscilando ate chega preto do final quando vai tendo uma subida direta quase sem recaídas, na verdade é que oscilou muito. Dei uma olha na planilha e vi que as crônicas não foi foguete ate céu, mas chegou pretinho.

Para vocês terem ideia da oscilação teve crônica que recebeu 1,5 estrelas e outras recebeu 5 estrelas, com já escrevi a oscilação foi muito grande isso ser deve simplesmente porque era seu trabalho ou seja ele tinha que escreve nem que fosse qualquer lesara mesmo.

Apesar de tentar ver aspecto ártico das crônicas, mas muitas são notoriamente meras obra comerciais sem nem uma profundidade refletindo sua necessidade de escreve por trabalho. Imagine vocês que sua inspiração acabou e não tem mais nada para escreve não que não há nada para escreve só no momento não tem nada em mente para colocar no papel, porém você tem um coluna matinal, ou seja todo dia, e tem ter seu texto lá de um jeito ou de outro então vocês escreve qualquer coisa com crística ou sem critica, por sinal mais tenha em suas crônicas, com mensagens ou sem mensagens ou com sentimento ou sem sentimentos simplesmente escreve algo que publico possa gosta.

E é dai que temos historinhas com "correntes da sorte" e "papo do jacaré azul" história fraquinhas, mas algumas ate tinhas um boa introdução ou bom desenvolvimento, porém um final péssimo ou um ou outro elemento ruim que estragavam a história. Em compensação teve outra onde deu para ver toda genialidade do autor com sua técnica sua habilidade singular com as palavras e inegável talento, entretanto não se pode ser criar uma grande obra-prima todos dias.
Tenho mais coisa para fala desse livro mas vou deixa para meu blog onde tenho espeço ilimitado quem quiser ler resto da resenha dos livro "Os Dias Lindos" acesso os link abaixo.

site: https://geniodoquadrilatero.blogspot.com/2020/11/os-dias-lindos-resenha.html

Gabi 25/02/2012

Conto - Depois do jantar - Carlos Drummond de Andrade

Um homem resolve andar a pé na beira de um lago depois do jantar. E logo mais vem um cara na sua direção pedindo um trocado, mas ele não tinha. E então ele pediu o relógio, depois à carteira. Mas o que o homem não tinha percebido é que era um assalto e a hora que ele percebeu este queria dividir o dinheiro com o assaltante, e então ficaram um tempo discutindo uma coisa que seria difícil acontecer. E então o assaltando disse logo depois que apenas daria dinheiro para o ônibus, mais parecia que ele morava ali perto, então não precisava também. E então assim que o assaltante pegou a carteira, disse que queria dar-lhe uma lembrancinha e deu-lhe um tiro no pé.