As Três Irmãs

Resenhas - As Três Irmãs

1 | 2 | 3 | 4

lucaismaia 10/12/2022

achei interessante

"não há uma só pessoa merecedora de um mínimo de atenção, capaz de despertar a inveja ou um desejo apaixonado de imitá-la... Elas se limitam apenas a comer, beber, dormir... Depois morrem... Nascem outras, que também comem, bebem, dormem, e para impedir que o tédio as destrua, diversificam a vida dedicando-se a mexericos venenosos, à vodka, às cartas e aos processos litigiosos, as esposas traem os maridos e os maridos mentem, fingem não ver nem ouvir nada, e esse ambiente vulgar arruína as crianças; a centelha divina apaga e elas se convertem em cadáveres miseráveis, semelhantes entre si, como foram seus pais."

Cristiane 06/12/2022

As três irmãs
Olga, Irina e Macha são três irmãs que desejam voltar a viver em Moscou, acreditam que sua vida lá será cheia de sentido, de felicidade. Depositam em Andrei, seu irmão a esperança de que será um professor e elevará as condições de vida delas e ampliará suas relações. Ele namora Natacha, uma jovem que não agrada as irmãs.
O vilarejo recebe o exército e alguns oficiais estabelecem um vínculo com está família.
A história começa com o aniversário de uma das irmãs e termina com o exército indo embora.
As irmãs depositam sua felicidade não em sua capacidade de lutar por ela, mas em lugares (Moscou) ou em outras pessoas (Andrei, os oficiais) é claro que vai dar "merda".

fallchord 18/11/2022

nós vamos ser esquecidas.
eu queria muito começar a ler literatura russa e livros curtos são uma boa aposta para isso. comecei a ler as três irmãs para começar a ter contato com esse tipo de escrita e não me arrependo.
eu gosto muito quando um livro explora a infelicidade e a raiva de mulheres, e esse faz isso com maestria. além de exibir outra característica que eu gostei que é a união entre irmãs mulheres, acho divino.
tive certa dificuldade em entender alguns pontos do livro, mas em um geral, consegui entender tranquilamente, afinal, a literatura russa é amedrontadora. portanto, entender um livro RUSSO é demais!!
a escrita é MUITO BOA, fiquei de cara com a pontuação extremamente correta em tudo.
as reflexões filosóficas também são interessantíssimas.
em um geral, é um livro com uma história cativante e legal, com certos tópicos complicados, mas compreensível. muito bem escrito :)
vale ressaltar que é uma peça! mas isso não impede seu raciocínio, acho que inclusive ajuda!
fallchord 18/11/2022minha estante
dei 3.5 pela dificuldade de compreender algumas passagens, acho que isso atrapalhou o decorrer do livro.

Nataly 14/10/2022

É curto e a história parece uma espécie de resumo. Foi como uma amostra do Tchekhov, me deixou curiosa para conhecer mais do autor.

Djeison.Hoerlle 11/01/2022

Já faz um certo tempo que me desprendi de livros considerados clássicos da literatura. Não que tenha ocorrido algum desgaste no apreço que já tantas vezes expressei por esse tipo de material, o qual não consigo deixar de admirar, é só que uma calamidade atingiu minha vida: eu virei adulto. Quando possuo tempo, não possuo energia para ler, ou não possuo dinheiro para comprar um bom livro, e quando possuo dinheiro, não possuo tempo, e nesse ritmo de malabarismo de sinaleira vou seguindo.

Ainda assim, consegui com muito esforço ler o meu primeiro livro de um escritor russo. E a esta altura, mesmo que já calejado por diversos outros expoentes da literatura clássica, admito que temi e imaginei que talvez ainda não possuísse o nível intelectual necessário para absorver o conteúdo. Felizmente, eu me enganei.

Tchekhov escreve sobre as pequenas coisas do cotidiano, indo desde a odisseia de uma cachorra que se perdeu até as conjecturas que um beijo roubado pode despertar. Sem enfeites, sem devaneios excessivos, sem aquela necessidade de frases exuberantes e rebuscadas, que para a minha geração, mais amedrontam do que inspiram os leitores. Do início ao fim, Tchekhov deixa claro que é um ser humano e que tem como objetivo narrar até o limite desta experiência, sendo eles muitas vezes pequenos desvios da rotina e angústias corriqueiras.

Dada as minhas expectativas iniciais, dá para se dizer que foi quase terapêutico. Não apenas por me sentir uma vez mais dentro da casca de jovem culto e idealista que eu buscava ser no auge da adolescência, mas também por sentir que o frenesi em que vivemos é muito mais interno, por meio de pensamentos que se atropelam enquanto buscam organizar quantidades exorbitantes de informação, do que no mundo que nos cerca, e que com sorte, uma quebra de rotina, um beijo roubado ou mesmo um livro bem escrito, podem aquietar e ressignificar.

Maria.Jose 02/01/2022

Minha Moscou
Um triunfo sobre sonhos fracassados e espectativas incongruentes. Meu primeiro contato com os diálogos surdos, aterrador.

Matheus 31/07/2021

"Um dia virá em que todos saberão o porquê de tudo isso... por que esses sofrimentos... Não haverá mais mistérios... Enquanto esperamos, é preciso viver. É preciso trabalhar."
Uma peça muito fácil de ler, pra quem tem pouca experiência (eu), mas não é por isso que deixa de ser tocante e LINDA. É bem parecida com o tipo de filme que eu amo.

raíssa 12/07/2021

A vida, essa grande expectativa por algo mais...

"VERCHININ: Que mais posso dizer como despedida? Filosofar sobre o quê (RI) A vida é difícil. A muitos parece ser sem sentido, mas devemos reconhecer que a cada dia ela se torna mais clara e leve, e parece já não estar muito longe o momento em que ela se tornará totalmente clara... (CONSULTA O RELÓGIO) Tenho de ir, está na hora. Antes a humanidade vivia em função das guerras, toda a sua existência era ocupada com marchas, assaltos, vitórias. Agora que isso acabou, ficou um enorme espaço vazio que ainda não sabemos como preencher; a humanidade busca com ardor, e naturalmente encontrará aquilo que procura. Oh, que seja o quanto antes! (...)"

[Lido para a Oficina Laboratório teatral]

Elineuza.Crescencio 04/07/2021

Viver
Tema: Leituras de Julho 2021 (2)
Título: As três irmãs
Término da leitura: 5/07/2021
Ed Nova Cultural – SP - 2012

O Autor
Médico, dramaturgo, escritor.
Um dos maiores contistas dos últimos tempos.
Nasceu em uma cidade ao sul da Rússia em 1860.
Morre em maio de 1904 vitimado pela tuberculose, ao lado de Olga sua esposa.

A Obra
Três irmãs e um irmão de uma família decadente, vivendo isolados em um lugarejo da Rússia.
As três referem-se sempre ao legado de cultura e arte deixado por seu pai. Todas são cultas e sabem falar diversos idiomas.
A condição social de todos é decadente e dependem dos serviços profissionais como professora de uma das irmãs, do soldo do esposo de uma delas para pagarem as dívidas da casa onde moram.
Em meio ao bom humor entre os personagens e anseios de vida melhor, retorno para Moscou, casamento da irmã mais jovem.
Relata-se que esta é uma das obras mais renomadas do autor.

Considerações
1. A peça tem 4 atos. É bem curta.
2. Todos os personagens possuem seus sonhos.
3. É desenvolvida de forma bem simples.

asaquebrada 08/06/2021

"nem tudo acontece como nós gostaríamos"
O texto nos fala sobre o tempo, as expectativas frustradas, os sonhos não realizados, sobretudo, a vida ser justamente do jeito que não gostaria que ela fosse.
As Três Irmãs é um clássico repleto de preciosos questionamentos sobre a vida.

Rose 17/05/2021

3 mulheres entediadas com sua pacata cidade e um desejo em comum
Entre o desejo de voltar a cidade que trás boas recordações e momentos de descontração elas não se separam e tem entre elas um refúgio e cumplicidade
(Gostaria muito de assistir a peça)

thirdozinho 20/04/2021

genial pelo todo
essa edição ("Imortais da literatura universal") é composta pela peça "As Três Irmãs" e por alguns contos escritos por Tchecov durante sua vida.

a peça isoladamente não é nada de genial mas os contos são INCRÍVEIS, especialmente os dois últimos. Tchecov explora muito bem e de forma parecida a Dostoievski, embora pessoalmente tenha achado ainda melhor, a psique humana. qual limite da razão e da ciência? como a noção de mortalidade corrompe a alma? como nossas noções de moralidade se modificam com os anos? etc.

além disso, o autor aborda questões sociais que afetavam a russia czarista e se mantêm até hoje. não obstante, o autor escreve de forma direta mas sutil, elevando a nossa imersão nas narrativas.

embora a atmosfera seja mórbida, recomendo muito especialmente pelos contos supracitados!

1 | 2 | 3 | 4