As Três Irmãs

As Três Irmãs Anton Tchekhov

Resenhas - As Três Irmãs

1 | 2 | 3 | 4

Matheus 31/07/2021

"Um dia virá em que todos saberão o porquê de tudo isso... por que esses sofrimentos... Não haverá mais mistérios... Enquanto esperamos, é preciso viver. É preciso trabalhar."
Uma peça muito fácil de ler, pra quem tem pouca experiência (eu), mas não é por isso que deixa de ser tocante e LINDA. É bem parecida com o tipo de filme que eu amo.

asaquebrada 08/06/2021

"nem tudo acontece como nós gostaríamos"
O texto nos fala sobre o tempo, as expectativas frustradas, os sonhos não realizados, sobretudo, a vida ser justamente do jeito que não gostaria que ela fosse.
As Três Irmãs é um clássico repleto de preciosos questionamentos sobre a vida.

Djeison.Hoerlle 11/01/2022

Já faz um certo tempo que me desprendi de livros considerados clássicos da literatura. Não que tenha ocorrido algum desgaste no apreço que já tantas vezes expressei por esse tipo de material, o qual não consigo deixar de admirar, é só que uma calamidade atingiu minha vida: eu virei adulto. Quando possuo tempo, não possuo energia para ler, ou não possuo dinheiro para comprar um bom livro, e quando possuo dinheiro, não possuo tempo, e nesse ritmo de malabarismo de sinaleira vou seguindo.

Ainda assim, consegui com muito esforço ler o meu primeiro livro de um escritor russo. E a esta altura, mesmo que já calejado por diversos outros expoentes da literatura clássica, admito que temi e imaginei que talvez ainda não possuísse o nível intelectual necessário para absorver o conteúdo. Felizmente, eu me enganei.

Tchekhov escreve sobre as pequenas coisas do cotidiano, indo desde a odisseia de uma cachorra que se perdeu até as conjecturas que um beijo roubado pode despertar. Sem enfeites, sem devaneios excessivos, sem aquela necessidade de frases exuberantes e rebuscadas, que para a minha geração, mais amedrontam do que inspiram os leitores. Do início ao fim, Tchekhov deixa claro que é um ser humano e que tem como objetivo narrar até o limite desta experiência, sendo eles muitas vezes pequenos desvios da rotina e angústias corriqueiras.

Dada as minhas expectativas iniciais, dá para se dizer que foi quase terapêutico. Não apenas por me sentir uma vez mais dentro da casca de jovem culto e idealista que eu buscava ser no auge da adolescência, mas também por sentir que o frenesi em que vivemos é muito mais interno, por meio de pensamentos que se atropelam enquanto buscam organizar quantidades exorbitantes de informação, do que no mundo que nos cerca, e que com sorte, uma quebra de rotina, um beijo roubado ou mesmo um livro bem escrito, podem aquietar e ressignificar.

Karen.L.P 25/01/2021

Não me cativou
Diferente do estilo que estou acostumada a ler. É uma peça de teatro com diálogos curtos. História de 3 irmãs e 1 irmão, órfãos que vivem uma vida sem muitas alegrias, sentem-se entediados e querem voltar para sua terra natal na esperança de uma melhor qualidade de vida.
Não me prendeu

thirdozinho 20/04/2021

genial pelo todo
essa edição ("Imortais da literatura universal") é composta pela peça "As Três Irmãs" e por alguns contos escritos por Tchecov durante sua vida.

a peça isoladamente não é nada de genial mas os contos são INCRÍVEIS, especialmente os dois últimos. Tchecov explora muito bem e de forma parecida a Dostoievski, embora pessoalmente tenha achado ainda melhor, a psique humana. qual limite da razão e da ciência? como a noção de mortalidade corrompe a alma? como nossas noções de moralidade se modificam com os anos? etc.

além disso, o autor aborda questões sociais que afetavam a russia czarista e se mantêm até hoje. não obstante, o autor escreve de forma direta mas sutil, elevando a nossa imersão nas narrativas.

embora a atmosfera seja mórbida, recomendo muito especialmente pelos contos supracitados!

Guilherme 05/04/2024

Corriqueiro
As Três Irmãs, de Anton Tchekhov, é uma narrativa simples com foco nos problemas e dificuldades da vida. Sinceramente, não causou grande impacto em mim, mas sinto que essa era a ideia original do autor, subverter as noções de texto dramático vigentes. Ainda assim, não é algo que eu tenha apreciado e, se me perdoam a comparação, fez com que eu me sentisse assistindo um filme da sessão da tarde. Corriqueiro, cotidiano...
Cat Lu 05/04/2024minha estante
Acho que um filme da Sessão da Tarde é mais emocionante. Mas as pitadas de ironia e reflexões sobre a vida me fizeram gostar do livro, no final, apesar de que não me impactou também e vou esquecer dele eventualmente.

Gláucia 28/07/2012

Ah, o tédio...
As três irmãs vivem sua vida tediosa numa enfadonha cidade do interior da Rússia e em sua solidão alimentam todas a mesma ideia: fugir da monotonia indo viver na efervescente Moscou. Mas o destino às vezes é inexorável.
Marta Skoober 28/07/2012minha estante
É uma novela ou um romance?

Letícia 26/06/2013minha estante
É um texto teatral.

Lis 13/08/2009

Uma boa representação da vivacidade do povo russo.

Lucas Ferreira 30/11/2009minha estante
Vivacidade? eu diria morte em vida ante a modernidade. Diálogos sem sentido para representar o quanto estas bestas frente a este movimento que arrasta a todos.

Tim John 13/04/2023

Uma boa peça
É um livro muito divertido, porém ao se ler, é claro como várias das interações entre os personagens seriam muito mais vivas, engraçadas e dramáticas se fossem encenadas por atores. Não deixa de ser um livro bom, só que a peça é provavelmente melhor.

raíssa 12/07/2021

A vida, essa grande expectativa por algo mais...

"VERCHININ: Que mais posso dizer como despedida? Filosofar sobre o quê (RI) A vida é difícil. A muitos parece ser sem sentido, mas devemos reconhecer que a cada dia ela se torna mais clara e leve, e parece já não estar muito longe o momento em que ela se tornará totalmente clara... (CONSULTA O RELÓGIO) Tenho de ir, está na hora. Antes a humanidade vivia em função das guerras, toda a sua existência era ocupada com marchas, assaltos, vitórias. Agora que isso acabou, ficou um enorme espaço vazio que ainda não sabemos como preencher; a humanidade busca com ardor, e naturalmente encontrará aquilo que procura. Oh, que seja o quanto antes! (...)"

[Lido para a Oficina Laboratório teatral]

renandb7 25/01/2019

Sei que é um clássico, mas a leitura não me prendeu muito. Alem disso a divisão de capítulos e parágrafos pode dificultar as vezes. No mais, vale por não ser muito longo.
Manuella_3 03/07/2019minha estante
Oi, Renan, te mandei msg

Luiz.Goulart 22/05/2023

Um clássico atemporal de Tchekhov
Mais um livro do gigante autor russo Anton Tchechov, de quem nunca me canso de ler os contos. Essa obra é um clássico de 1900 e que foi encenada no teatro milhares de vezes pelo mundo.

A história dos irmãos moscovitas Olga, Maria, Irina e Andrei Moscou que acompanharam o pai militar para uma cidade provinciana e que jamais se adaptaram à vida naquele lugar. As três irmãs sonham em voltar um dia para Moscou. No decorrer da peça, porém acompanhamos uma sequência de frustrações para os planos das moças. Como todo bom texto de teatro, esta obra se apoia nos excelentes diálogos plenos de questionamentos sobre a vida, a solidão e os desejos humanos de uma classe social burguesa decaída.

Estamos assistindo, impiedosamente, personagens à deriva e sem habilidade alguma para colocar suas vidas num rumo, qualquer rumo. Então, é surpreendente que o autor consiga trazer movimento e tensão para uma história que não anda para lugar algum. Está aí o trabalho de um gênio literário e que torna esta obra um dos maiores clássicos da ficção mundial.

lucaismaia 10/12/2022

achei interessante

"não há uma só pessoa merecedora de um mínimo de atenção, capaz de despertar a inveja ou um desejo apaixonado de imitá-la... Elas se limitam apenas a comer, beber, dormir... Depois morrem... Nascem outras, que também comem, bebem, dormem, e para impedir que o tédio as destrua, diversificam a vida dedicando-se a mexericos venenosos, à vodka, às cartas e aos processos litigiosos, as esposas traem os maridos e os maridos mentem, fingem não ver nem ouvir nada, e esse ambiente vulgar arruína as crianças; a centelha divina apaga e elas se convertem em cadáveres miseráveis, semelhantes entre si, como foram seus pais."

Jessica Moraes 19/02/2023

História de uma família em forma de peça de teatro, pela edição no e-book foi uma experiência de leitura ruim;

analivramos 07/04/2024

Alguns contos até eram legaizinhos, mas a maioria me dava sono. Demorei dois séculos pra ler e atrapalhou minhas outras leituras. Não recomendo.

1 | 2 | 3 | 4