O Início e o Fim

O Início e o Fim Isaac Asimov

Resenhas - O Início e o Fim

Erivaldo21 23/04/2023

Ensaios sobre ciência, perfeito!
Trata-se de uma coletânea de ensaios científicos escritos por Isaac Asimov para revistas, jornais (imprensa). Particularmente ele selecionou alguns ensaios e dividiu o livro em: passado, presente e futuro; consequentemente, relata sobre o conhecimento do passado científico; do presente, conhecimento que estava aflorando em sua época e, possibilidades do futuro; com o desenvolvimento da tecnologia, computadores e das técnicas espaciais. Assim, os ensaios falam de vários campos científicos: energia, combustíveis, física, computadores, robótica, buracos negros, superpopulação, exploração espacial, etc. Impressiona sobre previsão feitas nos escritos que hoje se cumprem ou já se cumpriram, ofício de cientistas que sabem como a natureza funciona e podem prevê o que ocorrerá no futuro. Uma rica fonte de conhecimento para quem ler.

Edecildo 26/09/2018

Asimov em grande forma.
Tenho essa versão do Círculo do Livro desde muito novo e até hoje já li quatro vezes! Um record! Fez minha cabeça...
Um dos textos mais saborosos que consigo lembrar.

Georgeton.Leal 23/08/2016

Ciência numa linguagem prática e objetiva
É muito interessante a forma como Asimov apresenta temas científicos de maneira tão clara e prática neste livro. Até mesmo os leigos no assunto não sentiriam dificuldades em compreender certos conceitos físicos, químicos e astronômicos abordados nesta coletânea de artigos. Apesar de possuir uma linguagem bem acessível, cada artigo (capítulo) exige atenção redobrada durante sua leitura, uma vez que o desenrolar dos temas vai abrangendo outras questões também pertinentes ao raciocínio discorrido. Alguns pontos até já podem ser considerados "datados", no entanto, nos mostram previsões que se cumpriram em nossos dias. Outras, porém, não ocorreram conforme o previsto (o que não invalida de forma alguma o trabalho do autor). Pro leitor que deseja conhecer um pouco mais de Asimov, esta é uma obra indispensável.

site: https://senso-literario.blogspot.com/2021/10/ciencia-numa-linguagem-pratica-e.html

@Agulha3al 01/08/2009

Porque ler?
Para quem gosta de ler ensaios científicos, sobre o universo e futurologia. Apesar do livro ser de 1974, se encontra bastante atual e incrivemente esse escritor brilhante acerta em várias das suas supostas "previsões" sobre nossa vida atual.