Manuelzão e Miguilim

Manuelzão e Miguilim João Guimarães Rosa

Resenhas - Manuelzão e Miguilim

@quixotandocomadani 29/09/2021

"Manuelzão e Miguilim” é composto de duas novelas: Campo Geral e Uma estória de amor, falam sobre o início e o fim, sobre a infância e a velhice. Tem aquela típica linguagem de Guimarães Rosa, retratando o sertão mineiro, que a gente vai se acostumando aos poucos.

Em “Campo Geral” o narrador conta a história de um menino de 8 anos que vive em Mutum. Relata a perda da inocência, o amadurecimento através do sofrimento, tudo muito intenso percebido pelo olhar de Miguilim. Os diálogos entre Miguilim e Dito, seu irmão mais novo, são os melhores. Guimarães Rosa consegue fazer com que a gente sinta e se emocione com a pureza, e a bondade dessas duas crianças.

Em “Uma estória de amor”, Manuelzão, um homem de 60 anos, narra suas reflexões e suas dores na velhice. Ele vivia sempre em suas andanças e só agora sossegou na Samara, sendo responsável por cuidar das terras de seu patrão, Federico Greyre. Ele constrói uma capela e dá uma festa para inaugurá-la. E nesses três dias, de preparativos e de festa que é narrada a história. Além da falta de uma família e da solidão, Manuelzão se preocupa com a sua saúde, em colocar um freio em si mesmo e reconhecer os limites do corpo. A dúvida sobre seus valores e crenças também ocupavam a sua mente “Chegava uma hora, tudo se queria, mas qse tudo, por metades, da gente se afastava.”

site: https://www.instagram.com/quixotandocomadani/

Eliana 12/12/2021

Fazendinha Santa Cruz
Impossível ler Miguilim e não ouvir as vozes e conversas da minha infância. Interior de Minas...antepassados...jeito de falar e festas de santo que vivi por muitas vezes com meus pais. Amei o jeito de escrever de João Guimarães Rosa!

Ed Carvalho 03/01/2024

Mais um Guimarães Rosa de muita qualdiade
Muitos falam da forma de escrita do autor, de suas recriações de palavras e termos, de sua semântica particular, mas o que me encanta de verdade é todo universo que ele nos ambienta, num tempo geralmente lento, silencioso e diferente que suas "estórias" carregam. Nada é forçado, fingido, é tudo natural. Emocionei-me com Miguilin, senti a solidão de Manuelzão...obra maravilhosa. Mago das palavras.

Amanda 25/05/2021

Manuelzão e Minguilim - João Guimarães Rosa
Aqui temos duas novelas independentes no sertão mineiro: uma vivida pelo menino Minguilim e a outra vivida pelo já idoso, Manuelzão.

Em MINGUILIM (Campo Geral) temos a experiência de uma criança tentando entender a vida. Com as vivências entre os parentes e animais e constantes indagações. Seu olhar infantil reflete as incertas possibilidades da vida.

Em MANUELZÃO (Uma estória de amor) temos o personagem inaugurando a capelinha que construiu com uma grande festa, às vésperas de um levante de boiada. Esse cenário serve de reflexão a Manuelzão a uma vida que talvez pudesse ter experimentado e assim redescobrir a própria existência.

A escrita tão característica, dura e delicada de Guimarães narra o experienciar da vida, então o INÍCIO (por Minguilim) e FIM (por Manuelzão) unindo assim ambas as histórias.

Tenho hoje 37 anos. Não mais Minguilim e (por enquanto) não Manuelzão. Acredito que a reflexão da obra em si vem muito de nossas vivências e por isso lerei novamente. E já tenho uma certeza pra essa releitura: que me emocionarei com Manuelzão assim como Minguilim me emocionou demais agora!

Gláucia 25/07/2011

Manuelzão e Miguilim - João Guimarães Rosa
Alguns livros não deveriam ser indicados pelas escolas como leitura obrigatória. Acabei pegando um certo trauma após a leitura desse livro para uma prova e até hoje não consegui superar o medo de ler sua obra prima, Grande Sertão Veredas. O leitor deve estar preparado e amadurecido para esse tipo de leitura, na escola eles simplesmente impõem a obrigatoriedade.

Paulo 15/03/2013

É dificil ler Guimarães Rosa e não tornar-se seu fã. A novela Campo Geral, que fala do menino Miguilim,é de uma simplicidade tocante. As palavras, escritas pelo Rosa,parecem adquirir um significado mágico, e bailam pelas páginas. Todos aqueles que tiveram a sorte de serem crianças,crianças de fato, daquelas que brincam,tem duvidas, fazem "arte"( no mal sentido) se enxergam nesse tal Miguilim. Desde o início,você sente como se estivesse "passando uns dias " com aquela família. Os conflitos,as dúvidas, tão comuns.. O que aprendemos com Miguilim? Bom,aprendemos que nunca vamos entender certas coisas que acontecem,aprendemos que o mundo é cruel,mas é preciso manter alguma inocencia,alguma pureza,apesar de tudo...o que é preciso é buscar alguma felicidadezinha no meio de tudo,como o Dito ensina a Miguilim: " Miguilim,vou ensinar o que agorinha eu sei,demais: é que a gente pode ficar sempre alegre,mesmo com toda coisa ruim que acontece acontecendo. a gente deve de poder ficar então mais alegre,mais alegre,por dento!".

iandra.santte 05/07/2022

O livro é dividido em duas partes: a primeira conta a história de Miguilim, sob o seu ponto de vista; é uma estória bem interessante.
A segunda parte é sobre o Manuelzão; sinceramente, achei a história bem maçante devido à longa narração sobre a festa que ele deu para a inauguração da capela feita na fazenda.

Miguilim: ??????
Manuelzão: ????

laisa vargas 03/11/2020

Bom, foi uma leitura um pouco arrastada. Também demorei para me adaptar com a escrita do autor, foi meu primeiro livro do Guimarães Rosa.
Mas a estória é muito marcante, gostei bastante de conhecer Miguilim e participar da festa de Manuelzão...rsrs
Pretendo ler os outros livros que fazem parte do corpo de baile, e também recomendo a leitura.

Aline 15/05/2022

Miguilim >>> Manuelzão
A história de miguilim é muito mais interessante por ser o ponto de vista de uma criança. Os trechos em que foi tratado o luto mexeu muito comigo e a descrição foi muito bem feita tanto na morte de **** quanto no sofrimento de miguilim devido a isso.
Manuelzão tenta ser o oposto da primeira, contando do ponto de vista de um senhor que até então achava estar na juventude e agora pensa que esta na meia idade (o que continua errado, considerando que ele já tem 60 anos), em meio a crises de meia idade temos a festa da inauguração da capela.
3 estrelas para miguilim e 1.5 para manuelzão

Let 12/07/2020

É um livro interessante mas requer um grande conhecimento das expressões mineiras. Foi uma boa leitura mas não sei se o leria novamente

Beatriz 04/07/2020

Incrível
Miguilim e Dito são um dos personagens mais sensíveis de Guimarães Rosa, a forma como o autor narra a história (com termos do vocabulário infantil) deixa o leitor envolvido ao completo com o contexto do livro e os personagens.

Maitê 04/10/2021

Miguilim é uma das novelas brasileiras mais lindas que eu já li, impossível não se emocionar com Dito e Miguilim. Já Manuelzão me perdeu no meio dos gados.

Tha 06/04/2023

Li apenas campo geral e PQP. guimarães rosa eu te amo. me envolvi demais com a leitura, criei um apego enorme pelos personagens. chorei, dei risada, criei ódio mortal por alguns. a linguagem para muitos é complicada, mas pra mim foi o charme desse livro.

13marcioricardo 25/09/2021

Tudo é pobreza..
Este é o segundo livro que leio de Guimarães Rosa, e duvido que vá encontrar na vida algum escritor mais caipira que este. Já estou saturado de tanto boi...

Assim como Graciliano Ramos retratou a pobreza e miséria na caatinga do nordeste brasileiro, Rosa o faz com o sertão do interior do país. O livro nos traz duas novelas que foram selecionadas de um outro livro do autor, Corpo de Baile.

Miguilim é uma criança à descoberta do mundo, e que mundo tão pequeno.. Manuelzão é um homem de idade refletindo sobre o seu universo, e que universo tão limitado.

Outras pessoas poderão ter opiniões diversas. Eu penso que a obra trata da pobreza. A todos os níveis. Material, espiritual, intelectual e por aí vai.
re.aforiori 25/09/2021minha estante
Marcio,

Confesso que ri alto aqui quando você disse que já está saturado de tanto boi... Haha! ?

:D