A Noz de Ouro

A Noz de Ouro Catherine Cooper

Resenhas - A Noz de Ouro

Karina (Ka) 31/12/2023

Mitologia divertida
O livro traz vários personagens da mitologia de uma forma super divertida e cheia de mistério, quero muito ler a continuação.

skuser02844 03/08/2022

Não tenho muito oque dizer sobre esse livro, apenas leiam, não vão se arrepender.... Tudo dentro dele é bom , a história e tudo mais, amei demais e recomendo.....

Cathy 08/01/2020

Iniciei A Noz de Ouro cheia de expectativas, sou muito fã de Harry Potter e esperava grandes coisas do livro de uma autora que dizem ser uma boa sucessora para JK Rowling. No entanto, não encontrei no livro a mesma emoção que sentia ao ler as obras da autora de HP.

Sobre escrita: A trama se desenrola, em alguns momentos, de forma muito rápida. O leitor não tem tempo de se envolver com os momentos. Todavia, apesar da rapidez, Cooper merece créditos por sua escrita simples, porém não infantil – o que, na realidade, era meu medo ao iniciar a leitura.

Sobre os personagens: Jack Brenin e Nora foram os personagens que mais me incomodaram no quesito desenvolvimento. Por se tratar de personagens importantes para a obra, esperava que fossem bem trabalhos e devidamente apresentados ao leitor. No entanto, foram personagens apáticos e sem carisma que até agora não consegui definir a personalidade, ao contrário de Camelim que foi bem melhor apresentado que o próprio protagonista.
______

O enredo de A Noz de Ouro possuía grande potencial, no entanto faltou algum “tempero” para despertar sentimentos no leitor. Talvez melhorar o desenvolvimento dos conflitos, haja vista que os que surgem durante a história são rapidamente resolvidos sem causar qualquer tensão ou expectativa no leitor. Apesar de não me despertar nenhum sentimento durante a leitura, acredito que o fato de eu não ser o público alvo do livro colabore para o meu não encantamento com o mesmo. É possível que uma criança se sinta mais feliz com a obra.

Jpedro07 15/07/2019

Um garoto normal,por enquanto
A noz de ouro fala sobre um garoto,chamado jack brenin,que se muda e vai morar com o avô. A partir dai ele participa de varias aventuras com os vizinhos "anormais" e acaba por fazer descobertas que vão mudar sua vida por completo. Esse é um livro infanto juvenil que mostra o quanto nossa vida pode mudar em questões de segundos.E é indicado apenas para todo tipo de idade.

Elvis Alves 05/10/2015

Sim, é infantil.
Pela capa já podemos ver a proposta do livro. A série "Jack Brenin" é uma história infantil para crianças que estão começando a fase de leitura. O enredo, as falas e a narrativa é bem simples e de fácil compreensão. Talvez a autora não quis arriscar com uma história muito comprida e nem com cenas muito longas ou muito detalhadas para não confundir a cabeça dos jovens leitores. Mas ela poderia sim, ter deixado as coisas um pouco mais difíceis. Talvez alongando um pouco a fase do livro que conta o passado, a história ganharia uma estrela a mais no meu gosto. Mas é isso. É história infantil e ponto final.

Allex 27/01/2014

O livro conta a história de Jack Brenin, uma criança normal que acaba de se mudar da Grécia para morar com o avó em um pequena cidade na Inglaterra, seu ano letivo ainda não começou e ele se assusta com a possibilidade de ficar só, já que todas as pessoas que conhecia ficaram em sua antiga cidade, inclusive o pai. Não demora muito e logo nos primeiros passos que o garoto decide dar pela cidade sozinho, acaba sendo confrontado e "agredido" por um grupo de jovens que se divertiam em um campo de futebol. na tentativa de fugir dos garotos ele se esconde em uma cerca viva que fica na propriedade Ewell e é ai onde toda a aventura começa, ele é resgatado da cerca por Nora a dona da antiga propriedade, ela o recebe com bastante gentileza, mas Jack se despede agradecido e espera não encontra-la novamente tão cedo. É claro que as coisas não acontecem conforme o esperado, no caminho de casa, Jack encontra uma noz dourada e posteriormente descobre que a mesma é um instrumento chave para se abrir um portal que o conduzirá ao passado para mudar a história.

Tudo é bastante clichê, Jack descobre que é (O Eleito) e precisa ser treinado para voar e assim conseguir atravessar o portal para recuperar umas placas que serão a salvação da floresta de Glasruhen, nesse percurso ele conhece Elan que é uma ninfa, Orin uma ratinha fofa (que fala), Arrana uma hamadríade, Camelin o corvo (mais legal) e vários outros personagens...

A narrativa é leve e meio atropelada, tudo acontece rápido demais e nenhum obstáculo parece de fato um obstáculo, os personagens são pouco desenvolvidos e a história muito infantil, um dos pontos positivos é que a história mostra um pouco da mitologia celta e isso é o mais legal do livro, porque não é muito comum, se não me engano a série será composta de 5 livros, não sei se pretendo ler os outros e honestamente não acho que essa história possa ser comparada a de Harry Potter, como foi, mas se procura uma aventura leve e despretensiosa ou se for indicar para uma criança pode ser divertida.

site: http://livrosefloreios.blogspot.com.br/2013/10/nome-noz-de-ouro-autora-catherine.html
Elvis Alves 02/10/2015minha estante
Só faltou colocar SPOILLER que foi o que você mais fez aqui! Marque ai no seu Skoob para os futuros leitores não SABER TODA A HISTÓRIA ANTES DE LER.

Paulo1512 25/11/2013

Ótimo livro para crianças que estão se aventurando na ficção fantasiosa
Li este livro por causa de minha filha de 9 anos. Ela insistiu para que eu o lesse para poder conversar sobre o livro. Achei excelente para crianças que queiram se aventurar na ficção fantasiosa. É leitura bem mais leve que Harry Potter, mas ajuda a viajar um pouquinho no universo da fantasia.

Yasmin 08/08/2013

Mitologia celta resgatada e recriada, mundo rico e cheio de surpresas, com personagens encantadores.

Desde que vi o livro nos lançamentos da Bertrand Brasil ano passado sabia que a história seria o tipo exato de que gosto, por isso não demorei a comprar. Mas por um acaso ou outro o livro ficou na estante, comprei o segundo e só quando o terceiro foi lançado a vontade de ler superou a ordem de leitura. E assim a história criada por Catherine Cooper entra na lista das maiores surpresas do ano. Uma fantasia infantojuvenil mais fabulosa e criativa do que havia esperado.

A história começa nos apresentando Jack Brenin, um garoto normal e até meio fracote que acaba de se mudar para a pequena cidade na Inglaterra para morar com o avô no solar dos Brenin. Jack estava tendo problemas para se enturmar com os grandalhões da cidade e passava o maior parte do tempo com o avô esperando as aulas do último ano antes do ensino médio começarem. Ele estava se escondendo na cerca de espinhos fugindo dos garotos quando conheceu Nora, a proprietária da casa dos Ewell. Não imaginava que retornaria a bela casa tão cedo, mas sua vida muda quando ele encontra a pequena noz de ouro no bosque perto da casa do avô. O convite para visitar a casa de Nora vem de Elan e para sua surpresa o que elas lhe contam é mais atormentador do que assustador. Segundo uma profecia feita há muito tempo apenas um garoto nascido a meia-noite em ponto do dia 31 de outubro poderia resgatar as placas perdidas do caldeirão que seria usado para reabrir o portal para Annwn, uma terra mágica onde seria possível salvar as hamadríades que estão morrendo desde que os druidas morreram perseguidos pelos romanos ou foram embora para Annwn. As placas estão perdidas desde que Camelim quase foi morto a séculos atrás fechando o portal de Annwn impedindo a manutenção das hamadríades. Se Jack conseguir resgatá-las as florestas reviverão, mas ele não está tão certo se conseguirá ainda mais quando descobre que precisará se transformar em um menino-corvo, com capacidade de virar corvo...

Essa é a premissa da história de Jack Brenin, o garoto que nasceu no dia certo e na hora certa. A princípio a história criada por Catherine Cooper é simples, mas logo nas primeiras páginas quando os elementos que constroem a trama central vão sendo apresentados percebemos que o mundo apresentado pela autora resgata e recria bastante da mitologia celta. Da relação com as árvores a ordem dos druidas, além dos dias especiais e alguns costumes. Contudo as partes mais interessantes desse mundo foram criadas pela autora, como os meninos-corvos, os três tipos de dragão, o jeito que se faz magia, tudo muito bem elaborado e integrado através de uma narrativa leve, que flui com facilidade e envolve o leitor facilmente na história de Jack e de todos.

É incrível como a autora consegue cativar o leitor logo nas primeiras páginas, conquistando a curiosidade do leitor e nos levando a cada capítulo a surpresas fascinantes. Com belas e ricas descrições Cooper criou um ambiente vívido, inovador e que fascina. É harmonioso e instigante, a cada nova revelação da trama queremos saber mais e ver mais desse mundo. Os personagens são ótimos e cheios de surpresas. Jack é um garoto comum e que envolve o leitor justamente por saber e assumir que não tem nada de especial, e a medida que a história se desenrola vemos como toda pessoa normal tem algo de especial, todos nós temos. Camelim, o corvo é um dos melhores personagens que já conheci. O tom que a autora deu ao corvo e o modo que ele estabelece uma amizade com Jack é incrível, desconfiado, mas cheio de diálogos divertidos com sua carranquice. Assim como Nora, Elan e a impagável Guarda-Noturna composta por ratinhos para lá de inteligentes e espertos. O final consegue surpreender com suas mudanças e deixar no ar promessas de novas histórias maravilhosas já que as tramas secundárias renderam novas pontas que merecem ser exploradas.

Leitura fácil, agradável e enriquecedora, que conquista e cativa o leitor além de cada página nos surpreender com um elemento novo e criativo. Catherine Cooper faz mais do que resgatar uma parte da mitologia celta, ela cria um mundo interessante e que fascina com seus seres fascinantes. Foi maravilhoso conhecer esse mundo e seus personagens. A edição da (...)

Termine o último parágrafo em:

site: http://www.cultivandoaleitura.com/2013/08/resenha-noz-de-ouro.html

Leticia 01/01/2013

gostei!!!
para aqueles quem estão em duvida de ler ou não, podem ler eu adorei o estilo do livro é meio Harry Potter...

Lygia 21/11/2012

Um infantojuvenil que cumpre seu papel
Muitos veículos de comunicação estrangeiros classificaram Catherine Cooper como "a próxima J.K. Rowling". Sim, a responsabilidade é grande, e não gosto desses tipos de comparações, apesar de ter sido isso que motivou e despertou minha curiosidade em ler sobre as aventuras de Jack Brenin. Temos elementos parecidos sim em 'A Noz de Ouro', mas não quer dizer que a autora não tenha sua voz "própria". Engraçado que a série aqui no Brasil não "engrenou", mas lá fora é super comentada.

Uma das peculiaridades do universo criado para Jack e seus amigos é a rapidez com que as informações fluem no narrativa. Jack vai viver com seu avô e já no segundo dia de exploração da vizinhança, conhece Nora, que mais pra frente descobrimos ser uma druidesa da mitologia celta. Nora explica para Jack que ele é o Eleito esperado para salvar hamadríade, a árvore mais importante de todas, que está morrendo. Se ela morrer, todas as florestas do mundo morrerão.

O.K. Já descobrimos que Jack é o Eleito em menos de 20 páginas. É nesse aspecto que digo que esse tipo de abordagem realmente funciona para o infantojuvenil. Somos inseridos nesse mundo de fantasia de Jack, Nora, Elan e outros, de forma brusca. O menino aceita tudo rapidamente e logo já começa a treinar magia. Apesar disso, o fato não me incomodou de forma alguma, afinal, estamos falando de um livro de fantasia e de um jovem garoto ainda. Jack, então, passa por grandes ensinamentos através de Camelin, o corvo que vive com Nora e que outrora já fora um menino. Ele, sem dúvidas, é um dos melhores personagens: atrapalhão, resmungão, sarcástico, mas bastante sagaz. Juntamente com um ritual, a noz de ouro (um artefato mágico) e Nora, Jack consegue também se transfigurar em corvo para chegarem à janela do tempo. Ele e Camelin tem a missão de ajeitar as coisas e precisarão voar para isso. Só assim conseguirão completar a missão e fazer o que é necessário para salvar a hamadríade.

Catherine tem uma boa escrita. É rápida, gostosa e simples. Apesar de ser o volume 1 da série, não é naquele esquema "livro introdutório". Temos ação e ótimos personagens, e por isso, acredito que foi uma ótima leitura. Separei isso do fato de ser comparado com a Rowling, pois, por mais que Jack e seus amigos estabeleçam laços com o leitor, o universo criado aqui não é tão complexo quanto o de Harry e seus amigos.

Esqueçam comparações e afins. Isso só estabelece um patamar X que o livro tenha que atingir de expectativa. Se isso não existir, com certeza a leitura será muito proveitosa e vocês poderão amar Jack como eu!

Babi 23/06/2012

Leia a resenha completa em http://www.romanceseleituras.com/2012/06/noz-de-ouro-catherine-cooper.html

Nunca fui fã de aventuras infantojuvenis mas, confesso que de esses têm sido os livros que mais leio ultimamente. Tenho tido gratas surpresas com essas leituras e A Noz de Ouro foi uma das mais agradáveis. O livro é tão bem escrito e tão encantador que demorei a terminar por pena de me despedir, mesmo que momentaneamente, dessa história.

Por mais que Jack seja um menino fofo e bom de coração, sempre preocupado em ajudar as pessoas e tirar o melhor de todas as lições, ele não foi o personagem mais querido para mim. Eu sei que sou meio do contra e sempre escolho o vilão, o estranho, o nada com nada de todo livro para eleger como meu favorito, mas... fazer o que se os bonzinhos não me atraem?

Em A Noz de Ouro, Camelim roubou toda a cena e todos os *meus* holofotes estavam direcionados ao corvo mais ranzinza e comilão que existe. Criatura sarcástica, sempre com um comentário pessimista sobre tudo o que Jack faz/vai fazer. Egoísta que só, odeia dividir as migalhas de comida com os outros pássaros do jardim de Nora. Falando assim você pode pensar o que eu vi nesse tal Camelim para ficar tão encantada por uma criatura tão mesquinha? Só tenho uma coisa a dizer sobre o assunto: nem tudo é o que parece.

Enfim, fiquei totalmente envolvida com o mundo novo que Catherine Cooper me apresentou e sou obrigada a concordar com muitos dos elogios que li acerca da narrativa da autora. A leitura flui de maneira tão gostosa que nem sentimos o tempo passar e ao finalizar o livro me perguntei por que demorei tanto tempo para me apaixonar pelo gênero.

A Noz de Ouro (266 páginas) foi lançado no Brasil recentemente pela editora Bertrand e é o primeiro volume da série As aventuras de Jack Brenin. Aguardo ansiosamente os próximos.

Glaucia 10/05/2012

Resenha Mix Literario http://www.mixliterario.com/2012/05/resenha-noz-de-ouro-as-aventuras-de.html
Jack Brenin vivia com seu pai na Grécia e após perder a mãe é enviado para Inglaterra, Glasruhen, para viver com seu avô. Quando ele se muda para a cidade, sente-se terrivelmente infeliz e deseja voltar ao seu lar, reencontrando o pai e os amigos. Contudo, Jack é arrastado para uma trama de magia e encantamento, ao conhecer a seanchau Nora e descobrir que é O Eleito. Seu mundo vira completamente de cabeça para baixo.

Ele, como suposto escolhido, é submetido a um teste e encontra A Noz de Ouro. Então é informado sobre a profecia e sobre ser O Eleito para salvar a hamadríade Arrana, árvore da vida que está com seus dias contados e a seanchau Nora.

– Você é a nossa última esperança.

- Não sou “O Eleito”. Apenas encontrei esse fruto na grama.
- Se não o tivesse apanhado não estaríamos
tentado essa conversa agora. Os outros sinais
não podem estar errados. Você nasceu no por do
sol do primeiro dia do ano novo á sombra da Colina de Glasruhen.
Pág. 40

Jack, inicialmente, acha que Nora é uma bruxa, mas descobre que na verdade ela é uma a seanchau, Depositária dos segredos e dos Ritos Antigos, Guardiã do Bosque Sagrado, Curandeira, Possuidora do Dom da Transmutação e Mulher Sábia, vinda do reino de Annwn para proteger o bosque e as criaturas que nele vive. Nora tem poderes mágicos, que deixam Jack ao mesmo tempo encantam e atordoado. Quando mais tempo passa com ela, mais descobre sobre suas facetas. Ela se mostra uma mulher forte, determinada, poderosa e corajosa, mas em outros momentos tem um lado maternal que Jack sentia falta. Uma personagem verdadeira mente fascinante e cheia de mistérios.

Ele também conhece Elan, sobrinha de Nora. Os dois aparentam ter a mesma idade e ela o ajuda a entender tudo o que está acontecendo. Em determinado momento, Jack descobre que Elan é uma Ninfa muito poderosa e que também tem sua missão a cumprir.

Tudo acontece muito rápido e se torna uma grande novidade. Mas ao conhecer as árvores e Arrana - hamadriades árvore da vida - Jack percebe o peso da responsabilidade e resolve aceitar a tarefa que foi lhe dada. Assim recebe uma varinha mágica de Arrana e o Livro das Sombras de Nora. Começa então a aprender sobre suas tarefas através do livro, descobrindo sobre o reino de Annwn e a importância de tudo o que vem pela frente.

Jack também conhece Camelin, um corvo falante super engraçado, que inicialmente aparenta ser zangado, mas que tem um bom coração. Camelin é a personagem mais carismática da estória. Ele vive com fome – parece ter uma solitária na barriga e faz tudo em troca de comida -, atazana a vida de todos, vive levando broncas de Nora como se fosse o seu filho, e sempre tema algo sarcástico a dizer. Acho que esse é uma das personagens mais completa e cheia de segredo do livro. Seu papel na estória é fundamental, e conforme ela vai se desenrolando o leitor consegue entender o seu comportamento mal humorado. Camelin implica muito com Jack quando o conhecem, mas depois viram os melhores amigos e as cenas mais engraçadas do livro são as dos dois juntos. Esse corvo é uma verdadeira figura, mas não se enganem com ele.

- Está bem, vamos começar com o seu nome.

Jack escreveu o nome de Camelin em letras grandes.
Debaixo o “C” maiúsculo desenhou um cachorro.

- “C” de Camelin e de cachorro.

- Não gosto de cachorros.
Não pode desenhar outra coisa?

- Do que você gosta que comece com a letra “C”?

- De chocolate. De bolo de chocolate.

Jack riu e desenhou um bolo de chocolate
com cereja em cima, abaixo da letra “C”.

- “A” de amendoim.
Camelin acenou aprovando.

- “M”?
- Macarrão. Adoro macarrão. Menos
espaguete, que não é muito fácil de comer.

Meio hora depois, Jack tinha conseguido desenhar
uma empada, uma lingüiça, iogurte e nhoque.,
e Camelin conseguiu soletrar o seu nome usando
os desenhos de suas comidas favoritas como pistas.
Pag 77 e 78

Jack e Camelin precisam atravessar o portal do tempo e encontrar três placas do caldeirão de Nora. Sem essas placas, Nora não poderá abrir o portal que leva a Annwn e salvar a todos. A tarefa não é nada simples e para isso Jack precisa realizar alguns rituais, transformar-se em corvo e voltar ao passado, com ajuda da Noz de Ouro.

Enquanto fazem os preparativos para os rituais, a Noz de Ouro é roubada pelos Springgins, estranhas criaturas subterrâneas que caçam os ratinhos da Guarda da Noite. Junto com ela, Orin, uma ratinha super fofa é levada e está prestes a virar chapéu. Nora, Elan, Camelin, o morcego Timmery e Jack precisam ir para os túneis sombrios recuperar a Noz e Orin. Eles conseguem resgatar a ratinha, mas a Noz agora está com bogie o Peadody e seu irmão Pycroft, criaturas trapaceiras, maldosa, mentirosas que roubam tudo o que querem.

Sem a Noz de Ouro não é possível realizar o ritual para abrir o portal do tempo e encontrar as placas. Agora Jack e seus amigos começam uma corrida contra o tempo, mobilizando as árvores, ratinhos da Guarda da Noite, o morcego Timmery, o pequeno dragão Charkle – que foi resgatado da toca dos Springgins. Se eles não a encontrarem a tempo, tudo estará perdido.

Quando peguei esse livro para ler, não dava muito coisa por ele. Pensei que fosse mais uma, entre muitas, aventuras infanto-juvenis que chegam ao mercado como grande promessa. Para dizer a verdade, não conhecia a autora e nada sobre a série. Mas ao começar a ler os seus primeiros capítulos, a leitura me encantou de uma forma inexplicável.

Trata-se de uma aventura cheia de magia, encantamento, seres mitológicos, outros que são um pouco normais, mas que causam o mesmo efeito. As personagens são fortes, cativantes, com personalidade marcante e conseguem envolver o leitor desde o início. Não é de surpreender que o leitor vá se identificar com um corvo, morcego, rato ou dragão. Todos causam uma fascinação e conseguem prender a atenção na leitura. Além disso, a estória é bem amarrada, a narrativa é gostosa demais e consegue introduzir o leitor na trama, como se fosse uma personagem. Eu consegui vivenciar as cenas, como se estivesse presente em cada uma delas. Foi uma experiência maravilhosa, devo dizer.

Bem gente, para esse livro dou cinco estrelinhas. Ele merece, com todo louvor, por tudo o que foi apresentado e pela escrita mágica da autora. Simplesmente fantástico. Já fiquei encantada com outros do gênero, mas desde Harry Potter não leio nada tão surpreendente e encantador. Simplesmente AMEI.

Bjs no core