O Anticristo

O Anticristo Friedrich Nietzsche

Resenhas - O Anticristo

Ellen.Rodrigues 12/04/2019

O anticristo
Muito bom, mas antes de ler saibam: Nietzsche é mataforico e maluco, o livro critica a igreja como corpo de convicção petulante, e não exatamente a não existência de Deus. O "anticristo" não exatamente vai falar da não existência de Deus, mas falar de como as pessoas vivem de convicções e criam comunhão, ditando as próprias regras, só que são apenas construtores de falácias, ignorâncias..
(Como já dizia no próprio livro: "assim falou Zaratustra".)
Bem, bom livro a todos!!!

As convicções são inimigas mais perigosas da verdade do que as mentiras" - Friedrich Nietzsche

Luan 03/05/2019

Após a leitura desta obra, o leitor deve perceber que Nietzsche estava à frente do seu tempo. Criticar a instituição religiosa, questionar Deus e associar o cristianismo à decadência da humanidade e sua relativa mediocridade é um ato de bravura que até nos dias atuais poucas pessoas se atrevem a cometer. Talvez não fossem necessárias as palavras ofensivas que carregam consigo muito ódio, ou talvez fossem para garantir uma interpretação objetiva.

Existe uma característica do cristianismo que atravessa os milênios desapercebida: O cristianismo precisa de miséria e guerra para se manter. Por este motivo a igreja criou o pecado, para manter a humanidade presa em sua própria consciência.

A humanidade precisa abrir os olhos, erguer a cabeça e não se deixar ser guiada por um manual de instruções. Quem acredita em Deus pode acreditar, mas faça um favor para o planeta, use o raciocínio crítico antes que acreditar às cegas.

Galahad 04/09/2019

Personagem.
"A própria palavra cristianismo já é um equívoco - no fundo só existiu um cristão, e esse morreu na cruz". - Nietzsche
Quem estivar caçando o personagem bíblico por aqui pode deixar de ler, se for nesse quesito não vale a pena, pois não a nenhuma história neste livro somente uma crítica.
O anticristo na verdade é o o Nietzsche sendo anticristão. Fortes críticas à ordem religiosa mais forte, e reconhecida do mundo. Ele não se revela como um demônio ou o escolhido dele, mas um pensador com ideias, críticas bem construída e até mesmo ousadas a religião católica. Eu particularmente fiquei impressionado com determinados pontos, muitos fazem algum sentido, mas eu como sou um católico apostólico romano não praticante não me vejo como tal para poder usar isso contra os outros e sua fê. Muito interessante e bem construído.
Um livro que todo religioso, fervorosos ou não deveria ler...

MarcosQz 21/01/2020

A miséria do cristianismo
Para começar, não é fácil nem simples ler Nietzche. Mas deveria ser essencial.
Em O Anticristo, Nietzche nos mostra como o cristianismo é o atraso da humanidade, como precisa de guerra e sangue para poder sobreviver. A religião é um manual de regras, ditando pecados conforme convém, criando regras que alimentam ao homem e somente a ele.
Deus é uma farsa, as instituições religiosas são uma farsa, os cristãos são uma farsa. Só houve um cristão e esse foi o próprio Cristo.
A religião é a maior mentira da humanidade, e o cristianismo se alimenta de sua miséria.

Evandro.Markendorf 09/03/2020

O primeiro Nietzsche a gente não esquece.
Não foi uma leitura muito fácil, mas você consegue entender perfeitamente o que o autor quis passar.
O Anticristo nada mais é do que críticas duras ao cristianismo e a igreja.
Uma leitura que te faz pensar por muito tempo sobre tudo ao nosso redor!!

Alineígena Alien 11/03/2020

Acho um livro muito importante. Os questionamentos e críticas sobre as religiões cristãs são, sem dúvidas, necessários. O que não gosto é o quanto o Nietzsche é misógino (além de também falar mal de socialistas hahah). A linguagem ríspida e um pouco prepotente me chamou atenção positivamente quando eu era adolescente, hoje em dia eu tenho um pouco menos de paciência.

Suzana.Basilio 05/04/2020

As pessoas dizem que Nietzsche pregava o ateísmo, mas em nenhum momento ele trata da existência de Deus, o que ele diz é que Deus morreu, e que Deus é esse? É o Deus dos cristianismo, aonde ele é associado a ideia de bom e bem. O além do homem nada tem a ver com superioridade, se Deus como criador desaparece(morre) então sua criatura (nós) desaparecemos tbm, então o além do homen é a ideia do ser humano ser o criador e criatura de si mesmo, dos seus valores e da sua moral, pois valores são criações humanas, e só associaram a Deus para ter o domínio das pessoas, um cristianismo insidioso.
Aqui já entra sua ideia de moral dos senhores e moral dos escravos, novamente nada tem a ver com superioridade ou classe social, é uma crítica radical ao Cristianismo que a meu ver não é radical.
Mas muitos fazem uma interpretação errônea desse livro, para entrar em contato com as obras de Nietzsche tem que entender que suas palavras não são univocas.

Raphael 13/05/2020

Necessita Cautelas
É preciso ler com cuidado e realmente entender os conceitos caso contrário você vai na onda de repetir que Nietzsche disse que "Deus está morto" sem entender o que ele quis dizer e o contexto.
Samuel 28/07/2020minha estante
Exato!

Victor Vale 26/05/2020

O filósofo ataca todo o cristianismo, taxando de mentira e que cultua a submissão e a desvalorização da vida. Credita sua mensagem como uma mentira, uma derivação falsificado do único cristão, o próprio Jesus Cristo, que morreu na cruz e levou com ela o verdadeiro paradigma de sua mensagem. Tudo o que veio depois foi deturpado e usado como ferramenta para os páreas tomarem o poder. Corajosa e sensata a visão.

Rafa 14/06/2020

Cada página que lia tinha vontade de gritar "MEU DEUS SIMMM" (licença poética pro uso da palavra Deus)

Falo nenhuma mentira amei

Senhora King 14/07/2020

Chatinho.
Tudo bem, eu sei que foi escrito bem antes dos dinossauros existirem, mas veja bem, que leitura chata rs. Eu acho que filosofia não é minha praia pra ser sincera.

Parfu 13/12/2022

Íntegro
Certamente é necessário certo repertório para acompanhar de modo equitativo todo o "ódio" presente sobre o raciocínio do autor, artifício este que eu não possuí de modo completo durante a minha leitura. Portanto, nada disso impede o compreendimento da maior parte da obra, onde suas teses são evidenciadas de modo iluminado e direto.

Suas críticas são verdadeiras, não todas, mas são verídicas, digo por mim mesmo. Também afirmo que seja uma leitura essencial. Primeiro trabalho do autor o qual tenho acesso, me interessei pelo seu então "cinismo", espero me aprofundar um pouco mais em seus escritos sem preconceitos fundados a partir de opiniões de terceiros.

Luiç 27/06/2022

Anti cristianismo e não anticristo
Da para sentir o ódio em cada linha do livro. Não são ideias mais tão revolucionárias quanto foram em 1800, mas ainda são bem atuais.

Insighters 30/06/2021

A antítese de cristo
Eu acreditava que esse livro seria sobre questionar a existência de deus. mas o que Nietzsche questiona é a fé. Por isso ficou muito explicito pra mim, porque a igreja o classificou como louco e como um escândalo de tamanha proporção, mudou os rumos do século XX. Por isso deveria existir uma nova linha do tempo chamada de antes e depois de Nietzsche.