Caverna do Dragão

Maya 30/10/2012

Caverna do Dragão - O Reino

Nota: 8

SINOPSE:
Caverna do Dragão - O Reino é uma releitura do famoso desenho animado da década de oitenta que por mais de 25 anos povoou a mente de algumas gerações. A agonia de não existir um final para o mais intrigante desenho animado de todos os tempos levou D4mon3 a reescrever essa história sob uma nova ótica. Prepare-se para uma viagem alucinante pelo túnel de luz que conduziu seis amigos ao Reino onde encontraram O Mestre dos Magos, que se tornará o guia e Vingador e Tiamat, seus antagonistas na jornada para voltar para casa. Será que eles vão conseguir?

Em "Caverna do Dragão", livro nacional escrito pelo autor Damone, temos uma versão do famoso desenho que fez parte da vida de muitas pessoas. Devo avisar que ele foi escrito sem a intenção do autor ganhar fama através da obra, ele simplesmente quis, como um grande fã de Caverna do Dragão, dar um fim as aventuras dos nossos queridos personagens, que há anos não sabemos se voltam ou não para casa. Mas para isso foram necessários, 15 anos de pesquisa!
Damone reescreve a vida dos personagens pelo seu ponto de vista, dando-nos o prazer de conhecer um pouquinho de cada um, para depois encararmos grandes aventuras, e reencontrarmos o famoso Vingador e o querido Mestre dos Magos.
O desenrolar da história ficou ótimo, o autor escreveu com emoção, tanto que na parte em que Sheila, Diana, Erik, Presto, Hank e Bobby “chegam ao Reino, depois de entrarem na maior montanha-russa subterrânea do mundo” fiquei emocionada durante todo o capítulo, foi como sentir e viver o que se passava com o grupo.
Confesso que não gostei do romance colocado nesta versão, pois no original o ponto principal é a aventura, e no livro á certa divisão entre romance – Erik, Sheila e Hank – e aventura. Falando em Erik, preferia ele fraquinho e magrinho, combinava mais, e na obra ele é atleta e fortão!
Já o Bobby, ficou bobinho demais na obra, apesar de ter seus doze anos, parece ter menos, o que é bem irritante.
Diana e Presto, são meus favoritos, lembram bastante os personagens originais.
O trabalho gráfico do livro está ótimo, gostei muito da capa, mas faltou uma revisão mais caprichada no texto, tem alguns erros que não passam despercebidos.
Para quem não conhece o autor, ele é uma pessoa muito simpática, conheci ele na Bienal do Livro, foi um imenso prazer. E pelo que fiquei sabendo, ele conseguiu vender todos os exemplares da Caverna do Dragão no evento e já vendeu mais de 4 mil exemplares só pela internet, portanto, já é mais um motivo para os fãs do desenho comprarem o livro.
E só para deixar claro, apesar dos pontos negativos, é um excelente livro, indico a todos que gostam de aventuras, outros mundos, e uma boa dose de emoção.

Allysson 02/12/2012

Só que não...
A iniciativa de se fazer um livro por si só e ir contra a maré das editoras que, de certa forma, nos deixam a ver navios em 90% das vezes, é válida e corajosa, mas deve ser feita com a razão e não com a emoção. Ainda mais quando se trata de um assunto, como o caso, de algo que marcou a infância de milhares de pessoas. A decisão de fazer algo diferente do que a estávamos acostumados, nem foi ruim. E talvez nem a forma como foi feita - embora algumas coisas devessem ser mudadas, sem dúvida.
O que mata o livro é a impulsividade, não apenas do texto, mas do autor. Nas primeiras páginas diz ter um revisor. Acho que ele é cego. Ou não sabe português. Ou não existe mesmo! O livro tem erros de coesão e coerência que doem e acertar direto na língua! Outros que acabam com a sua infância e ainda outros que simplesmente te fazem querer largar o livro. Enfim, não deu. A ideia era boa, mas faltou alguém pra ajudar a conduzir. De que vale um time de estrelas se não há um bom técnico por trás?

Fenrir 01/08/2020

Fraco...
Odiei este livro! Pra mim acabou toda a magia que eu tinha dos anos 80 com este livro ! Não queria que modernizasse , que romantizasse é que ainda o transforma-se num livro teen! E apenas a minha opinião

Jonathan 02/07/2020

Como é bom voltar a este mundo, rever os jovens e sua luta diária para voltar para a casa. Impossível não voltar à infância e relembrar os bons momentos que esta história traz.
Esta adaptação tem muitos pontos positivos, e para mim o principal foi ter uma história individual de cada um, de mostrar como era a sua vida antes de irem para o reino, como eram as relações antes e como ficaram ao entrar no reino.
Porém a também pontos negativos, a forma extremamente sexualizada quando é falado sobre as meninas do grupo, o querer falar bonito faz com que fique as vezes chato o tanto de adjetivos e palavras diferentes, aqui o "menos é mais" faria uma ótima diferença.
A história é muita boa, repleta de ação e por mais que tenha um final , me faz querer que eles continuem e explorem mais este reino, ainda mais após saber a história do local que estão e a importância das suas armas.
O final, que é o mais esperado, nunca será o suficiente, nunca irá agradar a todos. Como este desenho tem inúmeros fãs e teorias é muito difícil que chegue a um ponto que agrade a todos. Eu achei interessante, mas como disse, poderia ter explorado mais o reino. E como há uma história anterior de cada personagem para mim faltou ver como seria depois, até porque faltou o contato (ou não) com um personagem que apareceu no livro.
Em resumo, achei interessante, poderia ser mais longo e o final foi diferente. Um boa leitura e agora não tem como, vou ter que rever todo o desenho hehe.

Sinara 25/01/2013

Se for ler esqueça o desenho, Mas o final é surpreendente!!!
Quando vi o livro na Bienal não acreditei. Muito menos da forma como ele foi feito. Depois de muito me perguntar, cedi e comprei. Foi a grande surpresa da Bienal. Mas é bom lembrar, esqueça o desenho animado.

Damone começa a história derrubando perguntas que sempre me fiz ao assistir o desenho e confesso que ao ler nas duas primeiras páginas as maiores mudanças feitas fiquei com medo. Mas assim que ia devorando página por página (não consegui parar, ele te prende demais) o medo foi indo embora. O livro é muito bem amarrado. A história cheia de detalhes e um fio condutor que cria um apíce que me fez cair na real ao ver que estava acabando. O mestre dos magos é mais enigmático do que no desenho e em certas horas muito filósofo metafísico para o meu gosto. Vingador e Tiamat não aparecem tanto, mas suas participações são fundamentais na trama.

Destaque para os capitulos que falam dos personagens antes do Reino onde o autor aborda temas atuais como bullyng, racismo e a ansiedade que toma conta dos adolescentes ao sentirem as mudanças da idade. O livro é violento,explora o lado da sobrevivência e tem um romance muito bem explorado e o final é surpreendente. Nunca imaginaria acabar da forma como foi.

O ponto fraco do livro é a revisão gramatical, o que não atrapalha a história. O autor deveria ter tido um cuidado maior. Alguns neologismos que passam.
Mas apesar do belo final, muitas perguntas ficaram sem respostas. Aí me pergunto mais uma vez: será que foi proposital?
Thiago 03/10/2013minha estante
Foi de propósito. Eu fiquei triste com o fato do autor me afirmar que não tinha continuação. O epílogo foi muito estranho, não entendi nado. Quando li sobre a possibilidade dos garotos ganharem a segunda arma mágica, imaginei uma excursão ao cemitério dos dragões. O cavalo do Vingador é um Nightmare, e não um Pégaso. Ele nunca teve nem terá asas... isso foi um erro. O sacrifício do Erik foi em vão, afinal o Vingador é um LICH e não morreria com uma simples queda. Ao meu ponto de vista, deveríamos ter uma continuação, com uma aventura na "Cidade à margem da Meia Noite", que é um dos episódios favoritos. E também incluir na aventura o Kelek (ladrão de chifres de unicórnios), o Strongheart (o caveleiro com martelo de ouro que estava na prisão do vulcão) e o Warduke (o cara que transformou o Mestre em cristal). Se ele investisse na continuação, fecharia com chave de ouro.

Sinara 29/11/2013minha estante
Também acho que ele devia continuar Thiago. Eu chorei no final do livro. Acho que teria espaço para pelo menos mais uns dois livros. Tem muitas perguntas que ficaram sem respostas apesar do autor insistir que estão todas nas "entrelinhas"

Lucas 01/12/2013

Em cima do muro
A primeira coisa que me incomoda nesse livro é não ter o nome do autor dele no livro, só um apelido de internet. Ora, se você escreveu, assine.

O livro é bom, é inegável que é bem escrito, em alguns momentos há um erro de concordância, troca-se a pessoa na qual o livro é narrado mas nada demais.

Se fosse uma obra 100% autoral, me agradaria mais mas, como é um "fanfic" (termo significa ficção de fãs, quando alguém pega personagens já criados e os usa em uma historia de sua autoria), certas decisões do autor me incomodaram.

Ele claramente opta por mudar a personalidade e o relacionamento entre os personagens.

Ora, quem, como eu, acompanhava o desenho "Caverna do Dragão",sabe que o Eric era um magrelo covarde (e não um astro de basquete de dois metros), que o Presto tinha cabelo castanho curto e não um cabelinho emo e que o Hank e a Sheila não eram namorados. Ah e o Hank era maior fisicamente do que o Eric.

Ao mudar isso, eles deixam de ser os personagens que eram e passam a ser novos personagens. Considerando todas outras mudanças feitas pelo "D4mon3" (sério, que raio de nome é esse?), fica a pergunta: por que não lançar diretamente como algo totalmente novo? Medo de fracassar? Ou tentativa de fazer sucesso às custas de personagens que não são seus?

Como livro de fantasia, "Caverna do Dragão: O Reino" diverte mas, se estás procurando algo fiel ao desenho da década de 80, é melhor procurar outro livro...
Sinara 03/12/2013minha estante
Olá Lucas,
acho que você não leu o prefácio escrito pelo autor. Todas essas suas perguntas são respondidas lá.
Concordo com você quando fala se está procurando algo fiel pode esquecer, mas convenhamos a história ficou muito bacana e bem atual. Eu tinha meus medos e me perguntei quando comecei a ler se ficaria legal o rumo que estava tomando. Hoje sou suspeita para falar porque simplesmente amo o livro e apoio as mudanças.
Sobre o Eric ser magrinho, você está enganado. No último episódio tem ele nadando e não tem nada de magro.
O D4mon3 que te incomoda tanto é o nome de rplayergame que ele sempre usou. E como fez o livro baseado nas aventuras que jogava resolveu colocar Damone.
Pega o livro e lê o prefácio. Pode ser que você mude um pouco sua opinião sobre ele reescrever a história.
Mas como você disse é inegável que é um ótimo livro. E dos mais recentes de aventura o melhor que eu li.

Lucas 03/12/2013minha estante
Sinara, eu li o prefacio. E não, ele não responde minhas perguntas. E, não, se a historia era para ser usando os personagens de Caverna do Dragão, ele não podia muda-los, não a sua essência.

Uma coisa é atualizar o visual, como a DC fez agora tirando a cueca de por cima da calça do Super Homem. Outra coisa é mudar a essência do personagem como "D4mon3" fez.

Ah, outra coisa: a arma da Diana é um bastão e não um chicote. E isso não é atualização. É como eu escrever uma historia do Batman onde ele usa uma escopeta em vez das usuais engenhocas. Deixou de ser o Batman.

E, desculpe, "D4mon3" não é nome, é apelido. Escreveu, assina. Ou tem medo de tomar processo por ter usados personagens que não são seus sem autorização dos proprietários?

Sergio 17/03/2014minha estante
Eu concordo com o Lucas, se fizesse uma "nova aventura" com os personagens que conhecemos teria algo mais legal em mãos, não precisava se preocupar de ser cópia, já que uma fanfic tem uma espécie de "Licença poética". Sinceramente, eu estou gostando do livro, mas tem partes que eu simplesmente pulo porque acho que tem um nerd virgem de 25 anos narrando a história. Sensualizar os personagens, para mim, foi o maior pecado cometido pelo Danone lá.

Juliano Lopes 21/06/2014

Um novo começo ... e um novo fim
Conheci do D4mon3 na Bienal de SP, e foi lá que eu tive o contato realmente com a idéia dele em relação ao sexteto mais famoso da infância da garotada dos idos de 90. Torci relutantemente o nariz quando soube que era uma obra baseada, porém uma releitura. Mas resolvi dar uma chance.

E eu gostei. Gostei muito mesmo. E certas coisas, como a troca da arma de poder da Diana, de um bastão para um chicote, me fez ver bem mais sentido na classe dela (Acrobata). Muitas coisas no desenho não me soavam bem devido ao bastão e sua falta de flexibilidade, algo que o chicote resolveu.

De resto, leitura rápida, divertida, e que não só não compromete a memória do desenho (pois tem muita coisa dele lá, como tem muita coisa nova), como abre novos horizontes para a aventura dos garotos. Ao final do livro ficou realmente o gosto de quero mais, pois você não os quer abandonar tão cedo, já que demorou a reencontrá-los, e considerando ainda mais com o fato de que agora eles possuem passado, o que os caracteriza mais próximos de seres humanos, como nós.

Que venham mais!

Fábio 10/05/2015

Uma tentativa frustrada
O livro começa razoavelmente bem, cai vertiginosamente no meio e simplesmente se espatifa e estraga tudo no final.

Pontos positivos:
+ O "background" criado pelo autor para os personagens
+ Uma das lutas é razoável

Pontos negativos:
- Muitos erros de gramática e concordância verbal
- Além dos 6 garotos, ninguém possui o mínimo de profundidade
- NÃO TEM FINAL! Com foi alardeado pelo autor. Bem, na verdade tem uma última página com um "ensaio" de final. Um final muito pior do que qualquer final que já imaginei. Qualquer final que eu já tenha ouvido falar. Sério, é muito ruim! Não compensa a leitura pouco agradável das centenas de páginas para chegar a isso.

Resumindo: não gastem o seu tempo e dinehiro com essa releitura mal acabada de uma série que tanto amo. Me arrependo de ter perdido meu tempo. Não façam o mesmo!
Sinara 02/06/2015minha estante
TEM FINAL SIM ! Acho que sua leitura superficial e preguiçosa não lhe permitiu entender o que aconteceu. O final é maravilhoso, emocianante e me fez chorar. Seu comentário, longe de ser uma resenha cheira mais a inveja do que qualquer coisa.

Lucas Monte 05/09/2015minha estante
Talvez não tenha sido um final esperado. Por exemplo, eu imaginava um final completamente diferente para a forma como a trama estava sendo construída, então não foi um final que me agradou tanto, mas uma conclusão digna aparecer em outras mídias.

Amauri 09/09/2015minha estante
Concordo com o @Fábio no quesito "livro sem final" e na falta de revisão de texto.

O livro tem o que se chama de "final em aberto", o que não é o final prometido... vale se encontrar o livro em promoção... preço cheio? esqueça...

Marcio.Caldas 11/01/2018

Recria o universo do desenho, mas traz mais conteúdo da vida pregressa dos adolescentes. Um exercício interessante, porém na primeira metade do livro , há muitos erros de português, demonstrando que a revisão foi fraca.
@pedro.h1709 09/02/2020minha estante
Não dá nem para levar a sério um autor cujo nome é D4mon3.

Marcio.Caldas 12/02/2020minha estante
Independente do nome ser bom ou não, achei interessante alguém ter se preocupado em imaginar um final pra uma das melhores histórias da infância/adolescência de muitos de nós.

Léo 21/08/2012

Criativo, mas bem fraquinho
"Deixa muito a desejar nos personagens originais, apesar da criatividade e da dedicação do fã-autor para com a história dos jovens perdidos em um mundo fantástico. O diálogo se perde em uma retórica que chega a ser piegas por vezes e distorce completamente fatos relevantes da série que era a aventura. Sei que o objetivo do autor não era plagiar uma ideia, mas sim homenageá-la. Contudo, a disposição falhou em uma história fraca em que os sentimentos juvenis são por muitas vezes mais importantes do que voltar pra casa daquele mundo cão.

BIZARRICES: No livro, o autor diz que os jovens apelam para a proteína comendo pernas de grocs ou orcs, que eles abatiam nas batalhas. Quase cheguei a vomitar de pensar na ideia.

FALHAS: O livro necessita desesperadamente de revisão, principalmente para correção de palavras simples como MCDONALD'S entre outras. O autor é a simpatia em pessoa, um fã apaixonado pela série, mas não escreveu um livro, digamos, interessante. É criativo, mas é muito fraco."

Spirit 29/12/2012

História sem Fim
Como no desenho, o livro também não tem final. Muito Tosco

Pablo Vargas 16/11/2013

Um bom livro para os amantes da série!
É leitura rápida daquela que a gente não quer saber de outro livro na semana. Uma leitura muito envolvente! O autor imaginou o que os fãs iam querer, como se a série estivesse de volta. No livro o autor passa sua mensagem de como era a vida de todos os personagens antes do ocorrido. Utiliza técnicas de flashback, o que faz a obra se tornar ainda mais interessante, pois foge um pouco da linearidade. Um dos melhores livros de fantasia/aventura nacionais que li esse ano e com certeza traz saudades de ver novamente a série!

Pontos negativos: falta uma revisão textual, gramatical, de coesão e coerência em muitos pontos. Acho que o autor deve atentar a isso. Em alguns momentos as lutas são cansativas pela demora.

Abraços escritor e parabéns pelo trabalho! Aguardo novos livros seus!

Pablo Vargas

Anibal Ribeiro 08/02/2015

ERROS E ACERTOS...

Uma releitura de um clássico dos anos ‘80 afinal, quem nunca assistiu pelo menos um episódio. Enredo cheio de altos e baixos o autor nos apresenta a vida de cada um dos personagens nos fazendo conhecer melhor cada um deles, em contra partida, as vezes estendendo-se muito e isso fica meio cansativo e as vezes com detalhes desnecessários outra coisa que ele mudou e não ficou legal foi dizer que o cavalo do vingador voa, NÃO! isso não é verdade; mas isso não tira a vontade e criatividade do mesmo adaptar (ou reinventar) a história. Afinal ele deixou bem claro que isso é apenas uma fanfiction, então relaxa e curte a história e lembre-se...

“O destino de todos é mais importante que o destino de um”

No início, já somos pegos de surpresa pela história que é contada antes dos jovens chegarem até a tão famosa montanha russa Caverna do Dragão, como cada um deles foi parar lá e o porquê, depois vem o momento que todos chegam ao “Reino” e aí começa a jornada de nossos agora sim “Bárbaros”, como aquelas armas foram para em suas mãos, a aparição do senhor mestre dos magos (que não é muito diferente do desenho), a uni, e o nosso velho conhecido demônio de um chifre só montado em seu cavalo sinistro.

“Não existem testes meu jovem. O universo trabalha reagindo de acordo com ações impelidas. O que vocês fazem os aproxima ou distancia mais do caminho de volta para casa.”

Entre batalhas, desavenças, amores, grandes amizades, citações, decisões importantes e muita ação, a história segue no mesmo estilo do desenho que já conhecemos (com algumas mudanças é claro) mas vale a pena! principalmente por conta do final que é chocante.

“Nem sempre quem caminha entre os seus é um de vocês. Imagem e semelhança,
não podem determinar seu julgamento.”

isabelli47 09/01/2023

Caverna do dragão
Confesso que espera mais...
Eu desanimei um pouco no meio da leitura, achei que a escrita estava um pouco cansativa.
Por outro lado, a história em si, tem um contexto muito legal, e eu adorei a interação dos personagens, o senso de humor deles, as piadinhas, e pelo fato de fazer analogia com programas foi bem divertido.
É um livro que eu indicaria, para mim ele não foi tão legal de ler porque esse tipo não é muito o meu, mas para quem gosta de história de ficção e suspense eu indico.

Felipe 21/11/2014

Comprei com baixas expectativas e a expectativa continuou na mesma durante o livro.
Não é 1 livro sensacional, mas bom de se ler em algum dia sem muitas coisas para fazer. A leitura é rápida, mas o livro contém muitos erros ortográficos (Que claro, ainda da para ler, mas senti falta de uma revisada em geral)
Mas apesar de tudo, gostei um pouco, achei a história média e por isso, dei 3 estrelas.