As Possuídas

As Possuídas Ira Levin

Resenhas - As Possuídas

srlucast 28/03/2024

Pra variar, melhor que o filme
Pra quem não sabe esse livro é a base pra adaptação de 2004 do filme Mulheres Perfeitas, com a Nicole Kidman,
"O livro 'As Possuídas' de Ira Levin explodiu minha cabeça, eu não consegui largar, a gente acompanha aqui Joanna, que se muda pra uma cidadezinha onde todas as mulheres são perfeitas dona de casa, ou acabam se tornando perfeitas donas de casa, mas ai ela começa a desconfiar que tem coisa errada com as mulheres lá, e a história fica cheia de mistério e suspense. O autor é muito bom em deixar a gente tenso o tempo todo, querendo saber o que vai acontecer.
Virou um dos favoritos do ano. É curtinho, bem escrito e com uma boa história.
Detalhe: o final é melhor que o final do filme.

ariana62 21/01/2024

Suspense bom
Muito boa a história, mas senti falta de uma explicação maior .
O filme de comédia explica mais.
Mesmo assim, valeu a pena a leitura

Lourena2 17/01/2024

É bom mais esperava mais
Depois de assistir Mulheres Perfeitas de 2004 e ter ficado chocada com o plot do final, fui pesquisar mais sobre e descobrir que tinha um livro e que era do autor Ira Levin (autor de o bebê de Rosemary) que eu estava doida para ler também, então quando fui comprar na sebo também encontrei mais dois livros do autor e comprei. Comecei com expectativas muito altas e a história em si não termina com o plot do filme, fica em aberto, talvez se eu tivesse lido o livro primeiro que o filme não teria sentido esse estranhamento que senti, mas tirando isso o livro é bom e a escrita do Ira é instigante.

Invasão Bárbara 05/11/2023

As Possuídas
No original, The Stepford Wives (As Esposas de Stepford).

Antes de tudo, gostaria que fizéssemos uma pausa para admirar esse belo trabalho de capa, claramente alguém não leu a sinopse do livro.

Na década de 60, Stepford é um subúrbio americano para famílias bem-sucedidas. É lá que Joanna, uma fotógrafa em ascensão nova yorkina, vai morar com seu marido e filhos, pensando no bem estar das crianças.

Ao chegar nessa cidade, sente que voltou no tempo: todas as decisões da comunidade são tomadas pela Associação Masculina, enquanto as mulheres são donas de casa impecáveis: sempre limpando, bem vestidas, maquiadas, sem nenhum lazer e venerando os maridos.

Ela começa a desconfiar que algo está errado quando fica sabendo que, seis anos antes, aquelas mesmas esposas tiveram um clube feminista. E piora quando uma nova amiga inseparável e apaixonada por jogar tênis, Charmaine, manda construir um campo de golfe para o esposo no lugar da sua quadra, e diz que as duas não podem mais se ver pois ela anda ocupada com os afazeres domésticos.

Bobbie, outra amiga, e Joanna tentam descobrir o que está acontecendo para pará-lo antes que aquilo as transforme também.

Existem algumas pistas, por exemplo, três pessoas, incluindo o marido dela, repetem o mesmo texto sobre as esposas perfeitas: elas mudaram ao perceberem que estavam sendo relaxadas e egoístas.

Outro ponto é a Ruthanne, a única vizinha negra. Ela não percebe que tem algo ali porque já estava acostumada a ser tratada com indiferença pelas outras - o Jordan Peele usou o livro como base para Corra!

Possuídas, na verdade, é sobre a vigilância constante que os direitos conquistados exigem, para garantir que sejam mantidos, especialmente quando não são vantajosos para algum grupo dominante.

Essa obra faz parte do gênero horror feminista, mas também pode ser lido como uma sátira aos medos e inseguranças masculinas da época, por estarem assistindo às mulheres conquistando espaço na sociedade e se tornando menos submissas e dóceis.

Existem duas adaptações em filmes: Esposas em Conflito (1975) e Mulheres Perfeitas (2004).

O Ira Levin também é autor de O Bebê de Rosemary e Os Meninos do Brasil.

site: https://www.instagram.com/invasao_barbara/

otxjunior 25/10/2023

As Possuídas, Ira Levin
Não é um Bebê de Rosemary, mas nunca li nada do autor que não agradasse. Este é salpicado de tiradas humorísticas e próprias da época que tornam a leitura ainda mais deliciosa. As contínuas adaptações, creditadas ou não (Não Se Preocupe, Querida), atestam a relevância do romance.

Lacrimosa 28/06/2022

o final :((
esse livro foi uma experiência boa demais. toda a ambientação foi incrível e imersiva, foi como estar assistindo um filme.
também me fez se sentir muito indignada. quem esses homens pensam que são para fazer essas coisas? quem lhes deu esse direito? quem eles pensam que são para se acharem adeptos de poder ditar e escolher a vida delas?
à todas as personagens mulheres desse livro, meu coração doeu. de verdade, doeu. eu fico put com essas coisas.
embora muitas perguntas tenham ficado sem respostas, é um livro incrível que trás muitas reflexões válidas.

Clara :) 15/05/2022

bom
A história é ágil, com personagens interessantes e, apesar de previsível em alguns momentos, o suspense ainda é um ponto alto.

O final fiquei bem assim ?

P.s.: Obrigada, Ira Levin por de novo me ensinar a lição de desconfiar até da minha própria sombra.

Louie 08/10/2021

Eu nunca tinha ouvido falar desse livro, peguei na biblioteca por ser do mesmo autor de O Bebê de Rosemary, que li esse ano e adorei.
Bom, pra começar, o título em português e a capa não tem nada a ver com a história. Por causa da leitura anterior e do título, eu esperava algo ligado a magia negra e/ou satanismo (acho que essa foi a intenção da editora, não é?). Mas também fui lendo tentando não criar essa expectativa pra não me frustrar.

A leitura é bem fácil, flui bem, e não me prendeu muito. As coisas demoram muito a acontecer e parece tudo muito normal. Só fui encontrar aquele suspense que eu estava esperando bem perto do final, quando Joanna cria sua própria teoria do que está acontecendo. Aí a coisa fica frenética e eu senti muito a vibe de Rosemary, aquela enorme dúvida de: isso é uma grande conspiração ou a protagonista está louca?

É uma boa leitura se quiser algo pra relaxar e ler sem muita pretensão. Mas se não leu ainda O Bebê de Rosemary, recomendo fortemente que dê uma chance a ele, porque vale muito mais a pena.

Gizele 16/07/2021

Mas gente, o que foi que aconteceu aqui? Cadê a explicação?
É um bom suspense, te prende e tals, mas não explica nada. Final aberto me dá uma revolta, haha.

Eu queria ter mente e espírito evoluídos para trazer uma resenha e nota melhores, mas pra mim não deu. O pessoal aqui embaixo te incentiva melhor do que eu.

May 18/02/2021

Sufocante até o final
Se você quer um suspense misterioso, que você vira um investigador... Você vai gritar para a protagonista sair ou chamar de louca. Está aí, As possuídas te entrega isso até o final, te deixando literalmente com o cú na mão, (me desculpem as palavras, mas é meu jeito empolgado de revelar as reais emoções sobre esse magnífico Livro).

Hugo.Castro 07/12/2020

Mulheres perfeitas
Joanna Eberhart, seus dois filhos e o marido Walter se mudam da cidade grande para a pequena Stepford. O local e agradável, com construções coloniais e ambientes verdes, e a nova casa é majestosa. Mas a vizinhança é no mínimo curiosa. Joanna percebe que as mulheres do povoado são alheias as atividades extra domésticas. Estão sempre absortas aos assuntos do lar, submissas e a disposição dos maridos a todo momento. Agem de forma apática e mecânica, como se fossem atrizes simulando um comportamento perfeito. Há algo de muito errado em Stepford. Os homens estariam cientes ou implicados no comportamento estranho de suas esposas?

O romance é curto e te prende. Finalizei o livro numa só sentada. Sentimos, a todo instante, o cerco se fechando em torno de Joanna. O que de fato estaria ocorrendo com aquelas mulheres? Seria algo na água? Na comida ou algum medicamento que estaria causando o comportamento atípico?

Assim como em O inquino (Roland Topor) o livro termina sem uma cartada final por parte do autor. Cabe ao leitor esta tarefa. Loucura de Joanna ou uma conspiração envolvendo corporações de tecnologia e biotecnologia? Muito bom!!

Rita Nunes 31/03/2020

Muito bom!
Gostei muito desse livro! No início, achei que seria uma bobagem feminista. Na verdade, ele realmente faz apologia ao feminismo, mas o faz através de uma história interessante. Leitura leve e rápida. Acho que tem um filme baseado nele, mas não lembro o nome. Cheio de mistério e paranóia! Recomendo!
JODERYMA TORRES 01/09/2020minha estante
Tem dois filmes baseados neste livro. Um deles com a Nicole. Citando o romance, o ápice da obra foi quando a protagonista descobre toda a trama e tenta fugir. Sensacional. Gostei!