Como Ver Um Filme

Como Ver Um Filme Ana Maria Bahiana

Resenhas - Como ver um filme

Clio0 10/10/2023

Não é exatamente um manual, eu diria que se encaixa melhor como um livro introdutório para aqueles fãs que gostariam de maior embasamento em suas críticas ou entender porque alguns filmes são ovacionados ou vaiados.

Nesta obra, a autora dividiu a indústria do cinema em várias partes explicáveis e exemplificáveis sem se ater apenas a Hollywood... há várias menções e comparações com produtoras europeias, indianas e asiáticas. Mesmo a brasileira é mencionado, embora isso possar ser mais uma ocasião de comiseração do que de orgulho.

A parte de montagem cinematográfica traz de forma minuciosa suas partes como roteiro, áudio, figurino, enquadramento, etc. com alguns exemplos de filmes emblemáticos por sua performance, boa ou ruim.

É muito interessante, porém pode ser facilmente dispensável para aqueles já acostumados a acompanhar a sétima arte.

Poly 23/07/2012

Que livro perfeito! Eu sou a louca por livros que desvendam os mistérios da televisão e contam como tudo é feito, então imaginem meu estado ao começar a ler essa belezinha?!
Mas antes de chegar ao conteúdo, preciso contar que a diagramação dele é maravilhosa! Algumas páginas são pretas trazendo informações e curiosidades, complementando o assunto principal.

“QUANTO CUSTA
Custos médios de produção de:
Filmes produzidos inteiramente dentro de um grande estúdio de Hollywood: 70 milhões de dólares
Filmes independentes norte-americanos: 40 milhões de dólares
Filmes britânicos e australianos: 20 milhões de dólares
Filmes indianos: 5 milhões de dólares
Custo médio de lançamento de filmes (cópias, marketing, divulgação): de 30 a 50% do orçamento de produção." (p. 19)

É um livro fininho com apenas 254 páginas, então dá para ler tranquilo numa sentada. Ele é dividido em Apresentação, Parte I, Parte II e Conclusão. A parte I cuida basicamente da produção, mostrando como que é feita a idealização do filme, a filmagem e a edição. A parte II mostra os gêneros e quais seus ingredientes fundamentais.

“…Para nós, as perguntas-chave são:
• Por que o diretor está me mostrando estas imagens, e não outras?
• Por que estou vendo as imagens desta forma?
• Por que estou vendo as imagens nesta ordem?
• Por que estou ouvindo ou não ouvindo palavras, sons, ruídos, música?" (p.47)

Além de mostrar como o filme é criado, a autora vai dando vários exemplos de filmes que se enquadram naquela forma ou gênero.

“TODO GÊNERO TEM MOMENTOS-CHAVE QUE O DEFINEM – o duelo na rua principal no western, o beijo final na comédia romântica, aentrada fumacenta da femme fatale no policial noir. No filme ação/aventura, dois elementos são absolutamente essenciais: a perseguição e o confronto (que pode ser um tiroteio, um duelo de espadas, uma briga de socos ou golpe de kung fu, uma batalha, uma emboscada ou qualquer permutação destas opções)." (p. 194)

É um ótimo exercício de memória quando a gente já viu os filmes citados e ficamos morrendo de vontade de assistir aos que ainda não vimos.

"Em Alien, o oitavo passageiro, os sets de Roger Christian, em cima das visualizações do artista plástico H.R. Giger, e a fotografia de Derek Vanlint conspiram para criar o efeito de um labirinto clautrofóbico e desorientador onde nem nós, nem os protagonistas vemos inteiramente a ameaça que os cerca, a não ser quando é tarde demais." (p. 224)

Ao final ela ainda indica uma lista enorme de filmes que podemos usar como “objeto de estudo”.
Acho que é uma leitura essencial para todos os amantes da 7ª arte e para curiosos de plantão como eu. É um desses livros que muda a vida da gente e desde que fechamos o livro não conseguimos mais assistir um filme da mesma forma, que queremos comprovar todas aquelas análises feitas.
Super indico!
Janaina 26/07/2014minha estante
Excelente a sua resenha. Estou lendo o livro e gostando muito.

16/11/2021minha estante
Excelente resenha! Me ajudou a decidir a querer ler! Amo cinema e preciso de uma orientação dessa!

Bkunz 24/01/2021

Como terminar esse livro rs
Bom, eu poderia dar uma opinião estritamente pessoal, mas seria bem injusto com o livro, já ele é muito bom, ainda mais se você for um/a grande fã do cinema. Interessantíssimo seria a palavra certa, contando praticamente tudo sobre a indústria cinematográfica, desde a criação do filme, passando pelo processo e o até o seu produto final, além de falar e explicar sobre os principais gêneros. Sinceramente até o meio do livro, achei meio maçante, e até demorei muito mais do que esperava para terminar, mas enfim juntei forças e consegui finalizar, e de maneira rápida, já que no fim minhas expectativas foram atendidas. Esperava realmente encontrar algo como um olhar diferente ao assistir um filme, mas há mais detalhes técnicos do que dicas e tal, bem talvez até certa parte rs. Recomendo para aquele/a amante do cinema ou que queira saber mais sobre a produção,
só não crie expectativas fora de órbita, e separe uma lista porque tem recomendação rs.

de fato

mateus 11/08/2012

Um bom livro para os cinéfilos, mas eu acho que quando se termina a leitura, fica a impressão que o livro poderia ser melhor. Não é dispensável, mas também não é imperdível.

adijobs 23/03/2021

Para um olhar diferente
Esse livro é uma verdadeira aula sobre todo o processo de produção de um filme - com a missão de ensinar para o público leigo porque um filme é do jeito que é. Detalhando curiosidades dos bastidores de grandes obras cinematográficas, Ana Maria Bahiana exemplifica os conceitos que os tornaram projetos de referência ou grandes sucessos de bilheteria (ou não). Ao mesmo tempo, ela nos conta um pouco sobre a evolução do cinema, e cita profissionais que contribuíram para a construção dessa arte que nos parece tão acessível, mas que carrega na sua linguagem uma série de signos e simbolismos que nos passam despercebidos. É para aqueles que desejam desenvolver a sensibilidade para percebê-los que esse livro foi escrito.

skuser02844 27/02/2023

Livro bom
Livro bom como um começo na teoria do cinema. A leitura é dinâmica, de fácil entendimento e de absorção. Bom que no final tem algumas recomendações de filmes para quem deseja se aprofundar mais no tema.
Tenho algumas ressalvas no quesito do tema ?thriller?, mas nada que seja uma gafe horrorosa.

SOTRATI 18/06/2023

Introdução ao Cinema
Embora seja um livro mais técnico, possui uma fluidez cativante e não deixa que o jargão ofusque o objetivo principal que é o de aproximar o leitor de uma visão mais profunda do cinema.
Separados por tópicos,a autora faz um sobrevôo interessante sobre técnicas cinematográficas, análise de gêneros e como isso impacta na construção e no consumo da obra acabada, que é o filme.
Sem se limitar a discorrer sobre a teoria, apresenta diversos exemplos em filmes ou cenas em que aqueles conceitos se aplicam ou foram utilizados de forma mais facilmente identificável.
Como toda boa panorâmica, ela dá uma ótima visão geral, mas é apenas um passo para quem quer adentrar nesse mundo do cinema. Mas não apenas isso. Só com os conceitos ali apresentados, é possível ver o filme de forma mais completa, aproveitando melhor a complexidade da obra cinematográfica, que, mesmo parecendo simples observações a princípio, se mostram fonte de reflexões que muitas vezes não paramos para fazer.

Carlos.Pery 29/04/2021

Livro para apaixonados pelo cinema. Ana Maria Bahiana compartilha conosco todo o seu vasto conhecimento sobre o mundo da sétima arte. E vale ainda mais para os iniciantes, pela espetacular filmografia sugerida no final.

Rafaele 04/05/2013

Apostila básica de cinema
O livro é excelente pra quem gosta de cinema e/ou quer conhecer um pouco mais sobre, se informar, conhecer algumas curiosidades, saber realmente pra onde olhar e o que procurar na tela, indícios do quão boa é aquela produção e desenvolver o seu olhar crítico, que, como diz a autora, é o princípio pra que você possa desenvolver o seu gosto por cinema. É excelente, muito didático, leitura fácil, bem humorada, carrega vários exemplos e dicas pra ir aumentando a tua percepção.

Acho que a dica final [e básica] é que quem ler o livro, é que leia também os livros indicados no final, assim como tente assistir aos filmes indicados na 'filmografia', que são MUITOS, por sinal, ou, pelo menos os filmes que ela indica durante o livro, e depois vá relendo alguns trechos pra ir tentando perceber o que ela diz.

E como a autora sugere:
"Mantenha a mente aberta: não limite suas escolhas dizendo, logo de cara. "não vejo filmes de fulano ou beltrana", "detesto filme de ação", etc. Claro que vamos sempre ter uma queda especial por esse ou aquele diretor, gênero, ator, atriz. Mas da mesma forma que uma dieta rigorosa é prejudicial à saúde, a longo prazo, um regime de filmes que, em sua essência, já conhecemos, enfraquece nossa possibilidade de escolher amplamente. Na verdade, ver um gênero ou um diretor que não nos é familiar pode se revelar um raro prazer e uma possibilidade de apreciar algo com uma nova perspectiva."

Boa leitura e fonte de conhecimentos.
Juliana Tomazoni 10/11/2014minha estante
Ela cita 803 filmes no livro.

Raphixxx 13/01/2021

Bom, porém poderia ser melhor
O livro me pegou de jeito no começo com grandes tiradas e formas de como os roteiros são desenvolvidos e toda questão envolvendo equipe de filmagem, fotografia, etc.

Da metade em diante percebi que as poucas páginas poderiam ser melhor detalhadas e desenvolvidas. Valeu a leitura, porém faltou um aprofundamento sobre o tema de uma forma melhor e mais cativante. Bem como, detalhar mais as etapas e não apenas dar uma "palhinha".

Henrique C 16/10/2012

É uma compilação básica dos mecanismos da produção cinematográfica: a venda da ideia para o estúdio, o roteiro, a direção, os departamentos, quem faz o que e onde... abarcamdo, até, cada gênero cinematográfico. Indicado para quem, de fato, quer aprender mais e mais sobre cinema.

Teo 15/05/2013

Dinâmico, didático, envolvente e objetivo, o livro/manual "Como Ver um Filme", da jornalista Ana Maria Bahiana deveria ser leitura obrigatória para todos, amantes ou não de cinema, pois se debruça por temas relevantes ao entendimento de como funciona a carpintaria de uma obra cinematográfica, desmistificando alguns dogmas e contextualizando assuntos que, a priori, pareciam ser puro acaso. Quem nunca pensou que o cinema/filmes eram construídos ao acaso, simplesmente eram "feitos"?

Pois este pequeno (são pouco mais de 200 páginas) manual introdutório de linguagem cinematográfica desmistifica todo o processo de feitura da sétima arte, referenciando-a como irmã do Teatro, da Literatura, da Filosofia e das demais manifestações artísticas que provêm do intelecto e da sensibilidade humana. Porém, tudo isso é apresentado de maneira objetiva, recheada de exemplos, indicações de filmes, pequenos exercícios de observação etc.

Nestas duzentas e poucas páginas são comentados desde a origem do cinema como manifestação cultural-artística (entre o final do século XIX, início do século XX), os principais gêneros abraçados pelo cinema (drama, comédia, ação, ficção-científica/fantasia, thriller - suspense/horror), as principais funções/competências à produção/realização de um filme - desde as atividades configuradas como de pré-produção até a desmistificação do que diabos faz um diretor, um diretor de arte (e/ou desenhista de produção) um diretor de fotografia, um compositor, um roteirista... -, além de disponibilizar uma relação de filmes que, de uma forma ou de outra, contribuíram para a "evolução" da arte cinematográfica.

Acredito eu que este tipo de leitura deveria ser pré-requisito para todo ser em formação, especialmente para esta "nossa" geração, criada e cuidada por babás virtuais/digitais (tevê, cinema, internet, vídeo game etc.), consumirmos aquilo que nos é projetado com um maior entendimento dos propósitos, das intenções do que é consumido. Tudo é intencional, então por que um filme não teria uma razão de existir, uma intencionalidade na mensagem (ou mensagens) a ser passada? Por que rimos ou choramos em determinada(s) cena(s)? Por que sentimos ódio ou empatia por determinado(s) personagem(ns)? Por que chove ou faz sol em determinada cena em particular? Por que closes, tomadas abertas, câmera-lenta etc.? Como dito acima, o cinema é, assim como a matemática ou a língua portuguesa, refém de suas regras, de sua linguagem, portanto, é mister conhecer, pelo menos de forma resumida, os porquês dos filmes provocarem tais reações em determinados momentos em todos (ou quase todos) os espectadores.

Nunca tecnicista, mas sempre dinâmico, "Como Ver um Filme" é um livre de fácil leitura e entendimento, recheado de exemplos e ótimo referencial teórico (que vai do grego Aristóteles à cânones do cinema moderno como Martin Scorsese e Jean-Luc Godard, por exemplo) e de assimilação acessível, que equilibra exemplos práticos e teoria, indicação de filmes e reflexões acerca de determinadas escolhas dos envolvidos na feitura de um filme, dentre outras particularidades. Um livro que conquista - o li em três momentos -, instrui e diverte, "Como Ver um Filme", de Ana Maria Bahiana é leitura obrigatória para aqueles que querem deixar o mundo do "eu acho" um pouco de lado e entrar no mundo do "eu sei por que sinto".

Sendo assim, não perca mais tempo, leia!

P.S.: Um grandíssimo obrigado ao amigo Bruno Costa (editor do portal Os Cinefilos e podcaster do CineCast) pela recomendação desta grande (e compacta) obra.
Mateus 21/05/2014minha estante
Que resenha maravilhosa, vou comprá-lo logo!

Fabio 16/02/2018

Aprendendo a ver um filme.
Ana Maria Baiana propõe neste livro a ver um filme além do filme. De uma forma didática o livro é dividido capítulos que ajudam a aprofundar no estudo da obra audiovisual. Abordando temas como o roteiro, a direção e a produção de um filme, o livro fala também sobre os gêneros, a trilha sonora, e destaca importantes produções para o cinema. Sugere ainda pequenos exercícios para serem praticados durante uma sessão.

O livro é curto e mesmo parecendo ser um guia tem uma linguagem simples e agradável. Dos exercícios propostos fiz poucos, quero praticar mais. É uma leitura para quem realmente gosta de ver filmes e quer aprimorar o olhar crítico, indo além do simples divertimento.

huisna 25/02/2020

Recomendo para aqueles que assim como eu não tem muita base sobre a indústria cinematográfica. A primeira parte explica as partes mais técnicas sobre a produção de filmes enquanto a segunda parte explica sobre os gêneros de filmes e suas características básicas. No final tem uma lista de sugestão dos filmes que foram citados ao longo do livro organizado por décadas. Mas sem dúvida, a parte mais importante é o último capítulo, a conclusão, em que a autora dá algumas dicas sobre melhorar a relação e desfrutarmos mais dos filmes, pode parecer óbvio, mas são necessários, principalmente quando vemos tantas discussões na internet sobre qual é o melhor ou superior filme: a resposta é aquele que você gosta e isso depende de pessoa pra pessoa.