cartas extraviadas e outros poemas

cartas extraviadas e outros poemas Martha Medeiros

Resenhas - Cartas extraviadas e outros poemas

Eduarda.Giorgetti 21/04/2020

Livro curto, reflexivel e com sentimentos reais.

Bom para ser lido em dias de chuva.

Luanna.Noronha 24/03/2020

Poesias crônicas
Essas cartas são para mim  crônicas em forma de poesia. Dois gêneros que se misturam para apontar o não falado, o não vivido, a ausência e o que poderia ter sido. Um livro pequeno escrito pelas várias pessoas que são a mesma autora.

Martha consegue fazer de suas anáforas caminhos imprevisíveis e muitas vezes divertidos

Sua visão de si mesma, ou do feminino em si mesma, me lembrou "menina e moça" de machado de asiss.

São cartas de mesmo remente e destinatário e que, por isso mesmo, nunca chegam; sempre estraviadas por aquele que as escreve.

Sarah 10/03/2020

Maravilhoso
Martha nunca decepciona, apenas isso.

Stella F.. 27/12/2019

Adoro!
Ler Martha Medeiros é sempre um prazer. A autora nos fala do cotidiano como ninguém. Coisas simples que passariam despercebidas, são escritas por ela de uma forma leve, mas não menos profunda.
Dela já li crônicas, romances e agora poemas.
Esse livro é bom e faz uma mistura do que ela chama de Cartas Extraviadas, todas de uma grande poesia e muito profundas, e de poemas maiores e outros são bem pequenos. Tratam de amor, identidade, cotidiano, pequenas belezas.
Os meus preferidos foram as cartas (que são 5) e alguns poemas como: 13, 21, 26, 28, 30 e outros.

Carta Extraviada 1
A carta vem tarde e redigida com palavras covardes, as corajosas repousam pois se imaginam já ditas e escritas, valentes foram as palavras do início, as desbravadoras, as que ultrapassaram limites, quando nós dois ainda não sabíamos do que elas eram capazes, palavras audazes, febris.
Pela enormidade de tempo que temos pela frene em que não nos veremos mais, não nos tocaremos ou ouviremos a voz um do outro, pela quantidade de dias em que conduzirás tua vida longe de mim e eu de ti, pela imensidão da nossa descrença, pela perseverança da nossa solidão, pelos não todos que te falei, pelo pouco que houve de sim, acredita: te amei além do possível, não te amei menos que a mim.

Poema 13
Te amei
Como nunca amei nessa vida
E do final deste amor
Restou uma mulher tão fria
Que nem por ti mesmo
Conseguiria sentir
O amor que senti um dia

Su 19/09/2019

Leveza em forma de poemas e cartas
Da série: livros leves para serem lidos depois de ler uma série imensa de livros sobre assassinatos.

Ano passado tive a oportunidade de começar a ler os livros da Martha Medeiros. Antes disso só havia lido os textos e palavras soltas de textos aleatórios dela no Tumblr.

E assim como a escrita de Tati Bernardi, me identificava muito com as palavras de Martha. E a experiência de ler os livros de crônicas dela foram muito interessantes e cheias de aprendizados.
Esse ano me aventurei nesse livro pequeno e cheio de sentimentos, poemas e emoções.

Sabem esses livros curtos que a gente lê rapidinho, mas mesmo lendo tão rápido a gente consegue sentir o impacto que as palavras nos trazem? Então?

É um livro repleto de poemas impactantes e algumas cartas extraviadas. Os poemas são curtos, rápidos e as cartas são poucas, mas também são tão profundas quanto.

Essa foi uma leitura leve que eu precisava e que trouxe palavras calmas e com grandes significados pra mim.

Temos autoras incríveis presentes na nossa literatura, e acho justo que a gente se permita conhecer mais um pouco do que elas têm a nos ensinar.

E fica um projeto para mim mesma, de sempre estar buscando ler mais livros escritos por mulheres brasileiras.

Evy 26/09/2018

Nosso dia a dia em forma de poesia
Meu primeiro contato com a autora foi através do poema Mundo Interior, fiquei tão encantada que logo procurei saber quem era essa pessoa com tamanha sensibilidade, capaz de expressar em palavras, tais sentimentalidades. Posso dizer que neste livro Martha consegue brilhar da mesma forma, causando emoção com seus versos transbordando vida. Impossível não se identificar com pelo menos um dos poemas dela.

Giselle.Zart 18/02/2018

Esse livro tem o que eu chamo de linearidade feminina e é tão forte que me vi em várias poesias. Três cartas me marcaram mais: a primeira, fala sobre o peso que se carrega ao término de um relacionamento, a segunda sobre o amor sentido - mas que não foi dito - e a terceira, que é do ponto de vista masculino, onde o interlocutor diz perder-se, que a pessoa amada sempre foge, está sempre a frente, nunca para. A maior parte do livro é composta por essas pequenas poesias que falam sobre o amor, o desamor, o afeto, a saudade, a distância, o passado, o corpo, o sexo, o rompimento, a amizade e todos os eus que compõem uma mulher. Leitura deliciosa.

Carla Livraes 01/01/2018

Adorei
Primeiro livro da autora que eu leio e gostei. Poesia que fala com a gente, me identifiquei com algumas, é leve e gostosa de ler. A leitura é rápida e fiquei querendo mais. Recomendo.

Fernanda 25/05/2017

Poesia é algo estranho...
Ler poesia é complicado, pois se você gostará ou não, depende muito de suas experiências, do momento no qual você lê...
Foi meu primeiro contato com a autora, é visível seu talento para escrever e compor os textos, alguns me falaram fundo outros soaram infantis. No mais, foi uma leitura leve e despretensiosa sobre as batalhas cotidianas!

Taíla 02/05/2017

Amando poesia
Esse livro eu ganhei de aniversário há algum tempo, não foi no último, e foi uma delicinha de ler. Gosto muito dos textos da Martha Medeiros e acredito que a maioria de vocês já leu alguma coisa que ela escreveu. Nunca tinha lido poemas escritos por ela, mas gostei bastante. Os temas são bem variados, mas muitos sobre o amor, relacionamentos e cotidiano.

É uma leitura rápida e muito gostosa, livro na versão pocket ajuda muito na hora de colocar na bolsa e aproveitar todos os momentos livres para a leitura.

site: http://www.prateleirasemfim.com.br/posts/livros/cartas-extraviadas-resenha

Simone.GAndrade 13/04/2017

A vida nossa de cada dia em versos de poesia

Luana 01/09/2016

Sensibilidade à flor da pele
Foi meu primeiro contato com os poemas e poesias da Martha, e a cada dia me convenço que sou apaixonada pela escrita dessa mulher!
Que poemas maravilhosos, sensíveis e brutos na dose certa!
O ponto alto do livro são as cartas extraviadas, conseguir me indentificar com cada uma delas, livro obrigatório pra quem gosta da Martha ou até mesmo pra quem está conhecendo essa escritora incrível! ?

Zana 19/07/2015

Sem mais!
Com o perdão de tamanha pretensão faço minhas as palavras de Caio Fernando de Abreu, sem mais!

“A poesia de Martha acontece o tempo todo, do lado de dentro ou de fora da gente. Por ser poeta, ela consegue captá-la e dar-lhe a mais sensível e contemporânea das formas. Então, comove". Eis algumas amostras dos seus maravilhosos poemas:

"é como uma bêbada que atravesso os dias
por intuição do caminho

as reações que em outros são previsíveis
a mim acontecem de inopino

não me pertenço
a verdade em mim são os detalhes da mentira

meus pormenores, ácidos
o que não lateja me entorpece

consumir-se é vício
legalizem-me já"

p. 130

"o rio que me percorre já não transborda
passou a época das chuvas lacrimais
as águas correm lentas, as margens observam
ouve-se novamente o som da floresta
plantas crescendo lentamente
os frutos podres caindo por terra
não há nada de novo ou de velho
o tempo deu consciência à minha tristeza"

p. 25

"incompreendi o jeito