A Luz e as Trevas

A Luz e as Trevas Taylor Caldwell

Resenhas - A Luz e as Trevas

Dilson Vargas Peixoto 29/08/2022

Para uma leitura lenta
Esse livro não é para iniciantes. Para quem curte aquele esquema herói x vilão, ou bem puro x mal puro, vai se decepcionar. Os personagens aqui são humanos. Eles possuem suas incoerências, suas ambições, suas paixões e suas mudanças. Os jogos de interesses ditam a trama.
Embora seja repetitiva em alguns trechos (talvez um excesso de ênfase), a escrita é bem elaborada. Por meio dela vemos e ouvimos os personagens (que por sinal, são bem construídos), nos sentimos nos lugares. É como se vivêssemos naquele século e, sendo assim, o desenrolar da história é lento (mas não tanto) de forma a acompanhar os cotidianos.
De início achei que não iria gostar. Achei que fosse um romancezinho de um casal que quer ficar junto. Não é isso. Dependendo do personagem, encontramos a luta por um ideal, a busca por fé, procura por aceitação, desejo de compreensão ou apenas poder.
É uma leitura que indico!

Hester1 20/09/2021

Muito bom o livro. Texto primoroso, denso. A autora consegue fazer uma descrição psicológica dos personagens realmente excelente. Parece que quase nos vemos caminhando pela Paris da época, o povo oprimido e faminto preste a se rebelar. A opressão da Igreja é realmente angustiante e, diria, ultrajante. A frivolidade da nobreza ignorante a tudo a sua volta. Um relato excelente. Como a autora é médium (imagino que ainda esteja viva), ela consegue trazer um relato muito vivo da época. Vale muito a leitura.