Nas entrelinhas do horizonte

Nas entrelinhas do horizonte Humberto Gessinger

Resenhas - Nas entrelinhas do horizonte

Lelê 26/06/2012

Resenha: Nas Entrelinhas do Horizonte
Sabe qual é a resenha mais difícil de fazer? É quando você se apaixona muito pelo livro! Mas vou tentar mostrar os motivos que me fizeram amar tanto a leitura.

Nas Entrelinhas do Horizonte é um livro de crônicas. O autor nos leva por um caminho de perguntas e respostas, momentos carregados de humor e amor. Uma vida espetacular vivida por uma pessoa linda em todos os sentidos; de coração iluminado.

"Se fosse bom ser criança, as crianças brincariam
de... ser crianças. Do que elas brincam? De ser
mãe das bonecas, de dirigir seus carrinhos. Gostar
de ser criança é coisa de adulto."
Pag. 15

A cada começo de capítulo, somos apresentados a poemas, versinhos, poesias, frases, algumas engraçadas, outras abstratas, mas todas de um bom gosto incrível.

"A vida é muito curta para vivermos sempre
com o mesmo corte de cabelo, ou curta demais
para experimentarmos outros cortes?"
Pag. 143

"Alegrias e tristezas: É a vida
#FATO
Sempre alegre ou sempre triste
#SEMPRE CHATO."
Pag. 77

Um cotidiano fora do cotidiano. Uma vida normal nada normal. Tudo isso leva à um aprendizado único. E ter a grandeza de passar isso pro papel não é para qualquer um.

"Tudo na vida tem um lado bom e outro
ruim (com exceção dos Lps do Pink Floyd,
que tinham os dois lados bons)."
Pag. 129

Ele vai contando passagens do seu dia-a-dia, ao mesmo tempo nos conta seus pensamentos. E isso me fez rir muito, algumas vezes até bateu uma pontinha de tristeza, principalmente quando ele fala do pai. Mas na maioria, me fez enchergar o mundo e as pessoas com olhos diferentes dos meus.

"Quando me liberaram, entendi o tratamento
especialmente cuidadoso: um sobrenome alemão
num passaporte brasileiro que só tinha dois
carimbos, um japonês e outro soviético. Era
estranho, suspeito. Suspeito de que? De ser suspeito."
Pag. 39

São trinta e seis crônicas excelentes. Porém selecionei as que me marcaram mais. Foi dificil escolher, mas são essas:

- O Dia em que Deixei de Ser Criança
- Fogo Cruzado Amigo
- Mozart Nos Deve Um Réquiem para o Ipod
- Perguntas que Sonhei Responder

A diagramação é linda, rica em detalhes, a cada capítulo as cores se alternam, de páginas pretas com letras amarelas, e de páginas amarelas com letras pretas. O trabalho gráfico da editora já é conhecido pela criatividade e perfeição já visto em outros livros. Revisão rara de se ver, sem nenhum erro. Não encontrei nenhum defeito nesta obra que já entrou para a minha pequena lista de favoritos.

"Imagine Pelé ou Maradona dando instruções
a seus atacantes: "Pega a bola, dribla cinco e
mete no canto onde o goleiro não está. E faz
isso três vezes, tá?" Fácil, né? Não poderia dar certo."
Pag. 93

"Pelas minhas contas, estarei completamente
grisalho em um par de anos. Acho que vou gostar."
Pag. 32

Já li alguns livros de crônicas, também já li alguns contos. Livros diferentes desses que estamos mais "acostumados", ou os tais livros da "moda". Mas nenhum me cativou tanto. Pela capa, diagramação, fotos, narrativa, por tudo!

Se você nunca leu esse tipo de literatura, comece por este. Se já leu, deixe-se surpreender por esta obra!

Recomendo para todos!
Alex 23/03/2013minha estante
Lele , me senti como vc , quando li esse livro do Gessinger , que aliás é uma das raríssimas pessoas que posso considerar como sendo Fã , pois o seu trabalho musical em especial como letrista é simplesmente fabuloso.

Lelê 24/03/2013minha estante
Obrigada Alex!! Eu adoro esse livro, é um dos meu favoritos!!

Maciel Brognoli 20/01/2018minha estante
undefined