Viver

Viver Yu Hua

Resenhas - Viver

Pequod.3 04/04/2021

Virei a madtugada lendo e agora estou mal, mas não pela falta de sono. Esse deve ser o livro mais triste que eu já li na minha vida, externamente envolvente, bem escrito e impactante, dificilmente vou reler, mas, não tira os méritos dele, como era a vida na China naquela época é retratado de forma magistral.

Carla Verçoza 24/03/2021

A vida é triste e injusta
O autor é um ótimo contador de histórias, livro envolvente, emocionante e bastante triste. Senti muita raiva do personagem principal, sofri muito em como a vida das mulheres é sempre sofrida e injusta, não importa a época ou local. A resiliência do Fugui é algo a ser destacado, conseguir tocar a vida apesar de toda essa tristeza (muito por culpa dele, ou talvez seja apenas a vida mesmo..). Recomendo.
Val Alves 20/05/2022minha estante
Vim procurar a resenha desse livro e olha só quem achei por aqui haha

Talia.Moniz 05/12/2021

Miserabilidade da vida.
Primeiro contacto com literatura chinesa. Sei pouquíssimo sobre a história da China, então essa foi uma leitura muito informativa e que me tocou de forma bastante inesperada.

Ele narra a história de vida de Fenguei, um jovem rico que perde a sua fortuna toda e que por isso precisa de sustentar sua família e se conformar com a vida miserável que ele mesmo plantou. É uma obra linda, sobre a miserabilidade da vida, de como tudo pode mudar em questão de momentos. É um retrato sensível, nu e cru de uma vida tão simples e dolorosa.

Ele também me foi querido porque adorei saber mais da história da própria China. A história é feita pelas pessoas que a vivem, e em livros assim, que seguem a histórias de famílias, são na minha opinião, a melhor aula de história que alguém pode pedir.

Sid Dantas 07/10/2021

E você reclamando da vida.....
Livro já te prende desde o início. A leitura flui pois a escrita não é super elaborada, nem os personagens são analisados a fundo.

Talvez o livro peque pelo excesso de desgraça, parece um pouco irreal, mas é um bom livro. O que mais me agradou foi colocar a história dessa família no contexto histórico cultural da China através das décadas.

Yuri 24/03/2024

A tragédia de um homem
Este livro foi uma baita surpresa, finalmente tive a chance de ler um escritor chinês.

Viver conta a história de Fugui Xu, todo enredo se passa em uma tarde na qual um jovem andarilho, ao explorar a parte rural da China, se interessa em escutar a história de vida do velho chamado Fugui.

Fugui relata o início de uma juventude opulenta nos anos 40, filho de um abastado dono de terras, levava uma vida muito confortável, sendo carregado por um empregado como forma de transporte, porém perde toda a fortuna do pai por vício em apostas.

Com uma narrativa que conta os impactos das decisões do protagonista e o contexto da época, tais como a Segunda Guerra Sino-Japonesa, a Guerra Civil Chinesa, a ascensão do Partido Comunista e a Revolução Cultural Chinesa, o autor não busca explicar os acontecimentos históricos, mas sim o impacto sobre Fugui e sua família.

A escrita é fluída e viciante, mérito do escritor e da tradução, a linguagem é simples e encantadora, entretanto, é um dos livros mais tristes que eu já li, semelhante com "A Distância Entre Nós" da Thrity Umrigar em termos de martírio, é uma obra que você só lê uma vez.

Lima Neto 15/05/2009

um livro marcante
"viver" está longe de ser um livro conhecido pelo grande público, está longe de figurar na lista dos mais vendidos e dos mais discutidos, e isso cria uma veradeira aura em torno da obra.
as pessoas que não gostam de bons livros, da verdadeira boa literatura e que não o leram, ainda, definitivamente, não sabem o que estão perdendo, pois esse é um livro marcante, muitíssimo bem escrito.
de todas as pessoas para quem indiquei esse livro na livraria em que trabalho, nenhuma definidiu o livro abaixo de "surpreendente".

Claudia Furtado 05/09/2009minha estante
Tb adorei ler este livro. Empresto direto e todos gostam muito. É um livro que emociona.

Nicole939 19/05/2021

Melhor livro que li este ano!
No curso da narrativa impecável, Yu Hua faz críticas muito tácitas ao Partido Comunista chinês. Sem dúvidas, a história torna-se mais triste em razão das políticas da época. Embora tenha uma sina marcada por perdas, Fugui relata sua vida sem deliberações e com muita lucidez.

"Contudo, nunca mais encontrei uma pessoa tão inesquecível quanto Fugui, tão consciente de sua própria experiência a ponto de fazer um relato brilhante como o que ele me fazia. Fugui era daquele tipo de gente que consegue enxergar a aparência que tivera em outros tempos; ele podia ver seu jeito de caminhar quando jovem e percebia, inclusive, o quanto tinha envelhecido. É muito difícil encontrar um velho desses nas aldeias; em geral, a memória deles é prejudicada pelas dificuldades da vida. É por isso que, ao considerar os fatos do passado, limitavam-se a sorrir constrangidos, dando respostas evasivas. Faltava-lhes paixão pelo que tinham vivido: falavam de suas recordações como se fossem as de outras pessoas, como se fossem um boato ouvido na rua. Lembravam-se de uns poucos acontecimentos e não eram capazes de expressar o que pensavam com mais do que uma ou duas palavras"

Armando.Roberto 16/04/2022

Um livro maravilhosamente enriquecedor. Todos nós passamos por dificuldades físicas, mentais e financeiras, mas existem momentos em nossas vidas que nos esquecemos do valor das coisas simples.
Este livro nos traz à tona a fortuna que é possuir um corpo, boa saúde, pessoas com quem conversar, comida e um teto sob a cabeça. Seja pobre ou rico, todos nós temos bençãos ao nosso redor.
Ser abençoado é ter a oportunidade de estar respirando e vivo.

gabi saraiva 02/06/2022

de rasgar o coração
no começo, a narrativa de Viver parece estar caminhando pra lugar nenhum, algumas páginas depois, passamos a acompanhar a vida cruel de Fugui e sua família? a história é devastadora e vai te arrancar boas lágrimas do meio para o final.
leitura recomendadíssima, podemos acompanhar a história da China através das vivências da personagem e aprender muito sobre a história cultural deste país.
são as 5 estrelas mais sinceras que já dei na vida!!! apenas leiam

V_______ 11/10/2021

Trajetória Xu. Tragédia Xu.
Essa leitura foi uma agradável surpresa, não imaginei que um livro comprado tão despretensiosamente e com tão poucas páginas traria uma leitura tão boa quanto foi.
Viver conta a trágica trajetória da vida de Fugui-Xu, que narra sua historia a um funcionário do governo China. Fugui nasceu na mais rica família de sua aldeia, a família Xu era grande proprietária de terras e fortuna, mesmo seu pai já havendo gastando metade do dinheiro herdado, coube a Fugui torrar o restante dessa fortuna durante a juventude, arrogante e inconsequente que foi perdeu tudo com jogos, mulheres e bebidas, o que acabou o livrando de ser fuzilado, quando tempos depois houve a reforma agrária chinesa. Mesmo caído em desgraça Fugui reúne sua família em um casebre e resolve reiniciar sua jornada, arrependido das falhas que cometeu contra seus pais, esposa e filhos, mas isso não significa que a vida estará ao seu lado, para a família Xu a vida é uma tragédia constante.
Com umas história tocante e envolvente ao ponto de não querer largar a leitura nem por um segundo, o livro trás vários sentimentos à tona, dor, melancolia e alegria, com boas risada ao custo da tragédia dos personagens. Um livro que certamente recomendo.

Quel 01/07/2020

Livro Chinês
Primeiro livro chinês que eu li, experiência no mínimo única!

Ao terminar, deixou uma sensação que nem consigo explicar..

david 29/05/2022

De fato, viver
Meu primeiro contato com uma obra literária chinesa, e este não poderia ter sido melhor. Ao longo de pouco mais de duzentas páginas, Yu Hua foi capaz de juntar tudo que a vida representa para um indivíduo. A alegria, a euforia, o vício, o prazer, o medo, a tristeza, a amargura, a resignação, o trabalho, a fé, a esperança, o aprendizado, a espera pelo amanhã e suas indecifráveis surpresas; a percepção de que, apesar dos apesares, sentir é Viver. Acompanhar a Jornada de Fugui e sua linda família em momentos tão sombrios - e, de certa forma, iluminados também - durante um episódio histórico tão conturbado para a China foi decerto uma experiência que não esquecerei tão cedo. Grande leitura.

Ricardo Rocha 12/08/2011

O recurso da estória na estória via tradição oral bem usada. O jovem recolhedor de canções folclóricas encontra no velho a historia recente da China. Revolução Cultural, reforma agrária, guerra civil, tragédias pessoais que o manto oficial da História oculta, sem todavia deixar que se seja que sob ele existe algo, a vida, que é sempre individual e se compõe d e detalhes com que os eventos oficiais não se preocupam (o que a alguns chamam de “relevância enciclopédica). Mas, sem tal relevância, o jovem se apaixona, encontra o velho e aprende, ou devia, com essa
objetividade rude que não raro nos choca nos orientais. Mas o que choca, ou devia, e a perspectiva da solidão em nada alterar o fato de que o búfalo trabalha, e o homem joga, bebe, guerreia, dissipa-se.

José Carlos 01/09/2021

Escrita magistral!
Uma saga familiar notável! Uma família abastada, que devido a irresponsabilidade acaba por perder tudo! Associado ao período do estabelecimento do comunismo chinês, seguimos a trajetória triste e dolorosa da família Xu! Superação é a palavra que descreve este livro!

Diego Almeida @diegoalmeida999 12/05/2021

Uma leitura que certamente me marcou
Comecei a ler de forma descompromissada, mas logo no início do livro fui fisgado. A construção da narrativa é bem inteligente, sensível e gostosa de acompanhar. Uma leitura leve no quesito escrita, porém muito carregada nos acontecimentos da trama. Tem bastante tempo que uma leitura não me toca dessa forma, mas a coisa foi caminhando de maneira tão trágica porém cadenciada que eu me senti dentro da história e sofrendo junto com as personagens. Realmente uma das melhores leituras que já fiz. Acabei de ler mas já guardo um carinho enorme por este livro. Se for um leitor sensível ou pelo menos do tipo que se deixa levar para dentro da narrativa prepare-se pois aqui a coisa é ladeira em direção ao abismo total, mas no fundo muitas lições se encontram por trás das cortinas desse drama da vida. Não é atoa que o título é VIVER.