Atlântico

Atlântico Simon Winchester

Resenhas - Atlântico

Karla Lima 05/12/2022

sensacional
adorei com todas as forças, achei um titulo extraordinario. vai de sociologia, economia e politica ate geografia e geologia, passando por microbiologia, astronomia e historias, muitas historias!, de pessoas, naçoes, ideias, tecnicas e lugares. ilustraçoes e fotografias sao um bonus. um livro para reler periodicamente, ja que na primeira leitura nao eh possivel (ou ao menos para mim nao foi) aprender tudo que ele nos oferece. linguagem fluida como a do bom jornalismo, que traduz conceitos complicados em comparaçoes palataveis, uma imensa riqueza de informaçoes e ate alguns trechos comicos. minha unica ressalva aa ediçao: ha um glossario no fim, mas isso nao eh informado antes, de modo que procurei varios termos e, ao termino da leitura, descobri que estavam todos listados ali. recomendo demais.

Biblioteca Álvaro Guerra 01/02/2019

Neste livro de aventuras e escopo enciclopédico, Simon Winchester narra desde a formação do oceano, com seus 6.400 km de largura máxima e profundidade média de quase 4 km, até a história mais recente, tornando o relato mais pessoal e próximo do leitor - no princípio, o tempo geológico corre numa velocidade estonteante, enquanto imensas massas de terra se deslocam e formam continentes.
Passam por essa história o caramujo raríssimo usado como moeda por mercadores fenícios, os romanos antigos, os nórdicos que se lançaram Atlântico afora até chegar perto do Canadá, os descobridores da América, os tsunamis e muito mais. O oceano está no centro das ambições de exploradores e cientistas, foi crucial para as grandes navegações, as estratégias de guerra e o desenvolvimento da aviação; além de ter inspirado incontáveis obras literárias e o imaginário de grande parte da civilização ocidental.
O resultado desses séculos de convivência entre homem e oceano é a destruição da imensidão que parecia invencível. Poluição química, pesca excessiva e aquecimento global ameaçam transformar o Atlântico para sempre.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/978853592075

Maximiliano 17/07/2015

Esperava - muito - mais
Li esse livro há cerca de 3 anos, mas ainda assim lembro de algumas coisas para escrever uma breve resenha.
Decepcionei-me com a obra. Talvez eu fora muito inocente ao acreditar que encontraria histórias surpreendentes de pirataria, naufrágios, que iria ser explorado o imaginário medieval de monstros e seres míticos sobre o Atlântico, etc. Porém, o que encontrei - e aprece que os demais leitores concordam comigo, tendo em vista a nota baixa do livro - foi um apanhado de termos técnicos e coisas pouco interessantes (pelo menos na minha visão, é claro).
Como sou historiador, por formação, um dos poucos pontos positivos da leitura foi a parte do tráfico negreiro e a relação com os portos africanos, que por anos foi meu objeto de estudo.
Enfim, achei um livro muito específico, daqueles que beiram as obras técnicas e, para mim, não foi uma leitura fácil ou agradável.