Viagem Noturna no Trem da Via Láctea

Viagem Noturna no Trem da Via Láctea Kenji Miyazawa

Resenhas - Viagem Noturna no Trem da Via Láctea

v de vanisse 14/11/2023

Fraquinho
Parafraseando a diva Isabela Boscov: ai? eu achei tão bobo, achei tão sem graça, achei tão batido. Não curti muito, não? tem uns contos bons, mas nenhum maravilhoso. Fraquinhos demais.

aku. 08/04/2023

Não se rende a chuva
A organização dos contos presente é feita de forma muito boa e interessante. A maioria dos textos possuem algumas lacunas na obra original, que acabaram sendo perdidas pelo tempo.
Os melhores contos são os das estrelas gêmeas e o que leva o título do livro, além de O Violinista, claro.
A mitologia envolta nos contos de Kenji é fantasiosa de uma maneira incrível e que prende o leitor, apesar de uma leitura simples e rápida, é um livro interessante para aqueles que querem conhecer mais da literatura japonesa e dos formatos de seus contos. A edição também coloca alguns esclarecimentos para leitores que não estão habituados com a literatura oriental e também possui uma ótima introdução para quem não conhece sobre o autor.
3 estrelas pelo ritmo um tanto lento que pode ser um empencilho, mas a mitologia criada nos primeiros dois contos e no que leva o título do livro... Fantástica!

itk4mi__ 27/01/2023

Inicialmente a capa me chamou atenção, é um livro antigo e etc
o livro em si é complexo pq usa uma linguagem "infantil" porém há toda uma analogia por trás, críticas sociais
gostei um pouco da leitura mas nem tanto, acho q esse tipo de livro (com esse tipo de linguagem) não me chama muita atenção.

Ash 29/10/2022

Levanto as mão e rogo aos céus pelo Miyazawa Kenji!!! Já tinha ouvido falar do conto principal, e mais famoso dele, que da nome ao livro, mas não de nenhum dos outros que estão no resto do livro. O fato de ter uma relação tão profunda entre os elementos da naturezas, até levados a um grau mais fantasioso dentro de cada história me faz ler com um ar e sentimento totalmente diferente e principalmente mais leve, sem preocupação e com aquele gosto de ver metáforas, analogias e comparações com coisas que eu nunca pensaria que poderia existir para entender coisas de certo modo mais complexa. Esse é um livro para leitura em uma tarde gostosa e refrescante ( o que no nordeste onde moro é difícil de ocorrer, mas né) que você precisa de um momento bom . O "Viagem Noturna no trem da Via Láctea" acabou com meu coração, esquentando, esfriando e depois parando é lindo e os dois protagonistas, fica óbvio que a relação deles pode ser muito mais do que está nas palavras. Enfim, um dos meus maiores amores e xodós na minha estante!

akunerdola 20/11/2021

kenji miyazawa e seus contos são incríveis, no livro em si é um compilado de vários contos infanto-juvenil, alguns mais interessantes que outros mas ainda sim incríveis, o conto que leva o título do livro é completamente mágico, você realmente consegue compreender cada objetivo, dentro do livro ainda na sinopse tem uma frase que acho que define bem a escrita do miyazawa, "para entender kenji, é preciso ser uma criança ou ter uma criança dentro de si".

Për Joakim 28/10/2021

Um achado e tanto!
Interessantíssima leitura. O autor cria conversas e histórias muito surreais entre objetos e animais, mas ao mesmo tempo essa surrealidade vem com um tom de familiaridade e entretenimento. Os personagens são carismáticos e memoráveis, às vezes até continuando suas tragetórias em outro conto, porém cada conto da coleção pode ser lido de forma independente. Me senti em uma aventura bem estranha e fascinante. Recomendo muito a leitura!

Patricia 16/07/2021

Comprei o livro porque há fazia anos que queria ler o conto que dá nome ao mesmo. Já conhecia partes das estórias, mas mesmo assim gostei muito do conto. Infelizmente não posso dizer o mesmo do restante dos contos. Alguns são interessantes, mas outros, não tem outra forma de dizer, são chatos e entediantes. No geral é uma boa leitura, com boas lições de moral.

Iara Nóbr3ga - Multi Estrelas 09/07/2020

Não se rende a chuva Não se rende ao vento
Viagem Noturna no Trem da Via Láctea deu uma surpreendida, embora, no meio da viagem, eu tenha dado leve "pestanejadas".

O livro se trata de um compilado de contos infanto-juvenis reescritos por Miyazawa Kenji. Os contos abordam temas sobre respeito, família, imaginação, inocência, infância e até mesmo budismo e vegetarianismo!

Adoro contos e livros infantis, e esta obra é tão boa ao ponto de eu indicar até mesmo para os adultos, para que relembrem da infância e que possam se sentir crianças cheias de imaginação novamente.

Infelizmente algumas histórias enrolam bastante e acabam dando uma canseira, fora isso: nota 4.5.

P.S: a história do meio do livro é a MELHOR.

Murasakibara12 15/06/2020

Fábulas
O livro é muito mais infantil que imaginei, apesar de tocar em algumas críticas sociais; se assemelha às fábulas da idade média com suas lições de moral. E é muito mais influenciado pela Era Cristã que por qualquer elemento sociocultural japonês. Contudo, creio que o mais interessante é a ligação tênue dos contos através do céu e das estrelas.

MCris 19/03/2017

Espelho
As histórias mas 'ingênuas' trazem mensagens que não preciso entender: fazem parte do que aprendi no processo de ser quem eu sou por ser sansei. Outras histórias me deixam constrangida porque os homens japoneses são ridículos e eu sou como eles. Também me atraem o dissolver-se na paisagem e o inacabado (porque impossível) da tradução.

Carina 10/09/2013

Contos excelentes
O livro de contos japonês é bastante diferente. Apesar de ser, em tese, mais dedicado ao público infantil, as histórias variam muito de tom: se ao início lidamos com enredos bastante ingênuos (quase bobos), ao final nos deparamos com um verdadeiro conflito de ideias, expressado através de muita argumentação e pouca fantasia.

Como são peças muito diversas entre si, prefiro comentar os contos um a um. Antes disso, contudo, faço uma advertência: o prefácio dessa edição conta o final de boa parte das histórias, estragando o elemento surpresa da obra.

- As estrelas gêmeas: a primeira história é muito simples e, para o olhar ocidental, parece um tanto boba. A segunda história já trabalha com as noções de pecado e castigo de um jeito mais vivo e interessante.
- A estrela do falcão noturno: Foi a narrativa que me fez continuar a leitura do livro. É um enredo forte, interessante e bastante triste - um jeito de mostrar aos pequeninos que nem sempre a vida é justa. E que seremos sempre julgados pelas nossas diferenças, não importa quão puro seja o nosso coração.
- A líder das Rãs: uma história interessante sobre a prepotência e o desejo de poder.
- O tomate amarelo: um enredo que exige bastante paciência na leitura, pois faz vários círculos em torno de um fato aparentemente banal. Não é muito bom.
- O cipreste e a papoula: outra historiazinha sobre o desejo de poder e como não se deixar ser enganado pelos prepotentes.
- Sinal e Sinaleza: uma história de amor em que o final feliz (spoiler) é os amantes encontrarem-se durante os sonhos apenas.
- Malibran e a jovem: Trama mais simples, sem nada de especial.
- Otbel e o elefante: novamente, desejo de poder x inocência.
- A seção dos gatos: novamente, a situação daquele que é julgado por ser diferente é o que está em foco.
- O general Son Ba-Yu e os três médicos irmãos: um enredo com ares de fábula, que termina de modo interessante.
- Viagem noturna no trem da Via Láctea: há toda uma descrição de espaços que é um pouco tediosa... mas ao final, a narrativa ganha sentido.
- Gorsh, o violoncelista: "só se pode melhorar com muito treino" é a moral desta narrativa
- O acampamento dos soldados famintos: o enredo em geral é até interessante, mas trata-se de uma história mediana
- Grande Festival Vegetariano: verdadeira tese sobre as virtudes e os vícios do vegetarianismo. (ótimo para usar em uma aula sobre dissertações)