Introdução ao Direito

Introdução ao Direito Antonio Bento Betioli

Resenhas - Introdução ao Direito

Hudson 10/07/2013

Ler livros de introdução ao Direito, não deve ser apenas para estudantes que estão iniciando, acredito que todo aquele que procura um conhecimento mais firme, e denso deva o fazer pois é revisitando as suas bases que se construirá um conhecimento real, rever e reaprender sempre.

Acho que é uma obra muito bem escrita, pela sua clareza e abrangência metodológica, faz um diferencial
onde existem vários livros desse tipo, mas acredito esse ser o mais eficaz e abrangente, não sendo limitado a apenas um livro de introdução pois é muito preciso em vários pontos que não são pertinentes a apenas as lições de introdução, um ponto muito positivo pois dá a informação necessária para um melhor entendimento do que vem a ser passado.

Parece ser fruto de uma boa e extensa pesquisa pois engloba os mais variados autores, dando assim uma dimensão grandiosa ao trabalho um fator muito positivo que se alia a questão de não só um narrador afirmar como em vários livros sobre o assunto, essa pluralidade de conhecimento faz com que aquele que leia tenha a consolidação de bases importantes.

Talvez a experiência em anos de magistério do autor facilitou essa questão, de ser um livro mais prático e abrangente, bem focado para aquele que deseja aprender, com exercícios de revisão no final de cada capitulo a diagramação e a divisão em índice remissivo também contam e muito pois o livro poderá ser facilmente consultado por assunto de forma rápida.

O ponto mais positivo é a articulação entre os diferentes aspectos do direito material pelo o qual o autor transita, embora muito embasado na doutrina constitucional, também o faz no direito civil e nos devidos campos necessários é preciso ficar bem atento para poder pegar detalhes importantes descritos pelo o autor, escapando do formalismo jurídico e desvelando as coisas de um ponto de vista prático e atual.

Há alguns pontos em que o livro torna-se meio monótono, pelo devido dissecamento de certas coisas, notei isso em alguns capítulos iniciais e no capitulo final sobre o direito natural, mas faz parte acho que a preocupação em passar o máximo de conhecimento possível talvez tenha gerado isso, entretanto se faz necessário, a alguns pois alguns tem mais facilidade do que outros.

Poderia complementar mais o estudo do direito subjetivo que fugiram alguns conceitos, entretanto
talvez pela formação formalista que tive e a atual forma de jurisdicional talvez não tenham sidos levados em conta, acho que mereceria um estudo mais aprofundando acho que é o único ponto mais contra que tive mesmo, entretanto não é uma posição absoluta minha.

Acho que é um livro que vai muito além do que se propõe podendo ser usado como base técnica e teórica para toda a vida jurídica, de fato um bom livro e uma conquista significativa não é um livro em muitos pontos de leitura fácil, mas é compensativo na mesma proporção pelo seu total que agregará a aquele que ler com real intenção de aprender.

Mais do que recomendado sem dúvidas, para um aprendizado abrangente, grandioso de fontes variadas e atuais.