O Império Otomano

O Império Otomano Donald Quataert

Resenhas - O Império Otomano

Romeu Felix 24/02/2023

Fiz o fichamento sobre esta obra, a quem interessar:
O livro "O Império Otomano: Das Origens ao Século XX" é uma obra escrita pelo historiador Donald Quataert e publicada em 2018. Com 234 páginas, o livro faz parte da coleção "História e Narrativa" e tem como objetivo apresentar ao leitor uma visão geral da história do Império Otomano, desde suas origens até o início do século XX.

Dividido em oito capítulos, o livro começa com a formação do Império Otomano, no final do século XIII, e segue por sua expansão territorial, conquistas militares, a institucionalização do poder, a administração do império e as relações entre os diversos grupos étnicos e religiosos que conviviam dentro dele. Quataert também aborda a economia e as relações comerciais do império, bem como as transformações sociais e culturais que ocorreram durante o período.

Além disso, o autor dedica um capítulo à relação do Império Otomano com o mundo europeu, especialmente durante os séculos XVIII e XIX, quando a Europa passou a exercer uma influência cada vez maior sobre o império. Por fim, o livro aborda o declínio do Império Otomano, suas crises políticas e econômicas, e as mudanças que ocorreram na região com a Primeira Guerra Mundial e o fim do império.

O autor utiliza diversas fontes, incluindo registros históricos, documentos oficiais e relatos de viajantes estrangeiros que estiveram no Império Otomano em diferentes períodos. Ele também apresenta uma análise crítica da historiografia sobre o tema e discute as diversas interpretações que têm sido dadas à história do império ao longo dos anos.

Assim, "O Império Otomano: Das Origens ao Século XX" é uma obra que oferece ao leitor uma visão ampla e abrangente da história do império, além de apresentar uma reflexão crítica sobre a historiografia existente. A leitura é recomendada não apenas para estudiosos e pesquisadores da história otomana, mas para qualquer pessoa interessada em compreender melhor a história do Oriente Médio e do mundo islâmico.
Por: Romeu Felix Menin Junior.

Antonio Cesar 14/04/2018

“... Mehmed V (1648-1697) pôde tornar-se sultão embora fosse ainda criança porque não era necessário que reinasse de fato.”. ....”

Posição 838 no formato MOBI
O Império Otomano
The Ottoman Empire
Donald Quataert

Impressionante a falta de estudos e os esforços das nações surgidas após sua queda ocorrida ao termino da primeira guerra mundial em obliterar as suas origens. Mais surpreendente considerando a sua longevidade rivalizando e muito com o império romano tendo a sua expansão derrotado o que restava deste com a conquista de Constantinopla em 1459. Atingiu seu apogeu em 1566, e até hoje permanece na memoria coletiva do ocidente. Quem de nós, nascidos em meados do século 20, não recorda as histórias ambientadas nas ‘arábias’ com seus sultões sheiks e vizires ouvidas em nossa infância e juventude? Uma obra que cobre esta lacuna com maestria.

Krisley 15/02/2017

O autor abre com a origem, expansão e consolidação do império entre 1300-1683, dando uma base geral ao leitor, para depois entrar no período alvo de 1700-1922.

O livro não é uma descrição cronológica dos principais eventos, nem foca em relatar as contrações e dilatações das fronteiras do império. O objetivo aqui é mostrar o sistema de poder, as relações políticas, a economia, a cultura e o modo de vida dos otomanos ao longo dos séculos.

Boa leitura, recomendada para quem procura uma introdução ao Império Otomano.