Mulheres Apaixonadas

Mulheres Apaixonadas D. H. Lawrence

Resenhas - Mulheres Apaixonadas

florescerdaleitura 20/10/2023

"Soltar essa louca, arder de paixão."
Esse livro me surpreendeu bastante. O que pensei que seria um romance bobo, julgando pelo título, se tornou um drama maravilhoso. O livro aborda de forma bem complexa os desejos e volúpias dos dois casais principais.
Recomendo a leitura.

Anota 22/02/2023

Complexo e humano
Essa leitura, não vou mentir, foi arrastada e quase tive vontade de abandonar, mas me mantive firme. tive ódio de alguns personagens e dó de outros. é muito egoísmo, muito sobre o que eu prefiro, o que eu gosto, tudo misturado na Inglaterra de 1910 e com personagens que destoam da província e dos grandes centros.

há simplicidade em excesso nos campos ou emoção de menos nas capitais europeias? os intelectuais nunca estão satisfeitos e nada é o suficiente. o amor é tão complicado assim? duas irmãs diferentes, mas solicitas apenas consigo mesmas. dois amigos que não demonstram estabilidade na alma. qual o limite? a morte?

a mente do ser humano é complexa igualmente como as almas inquietas de Gudrun, Gerald e Rupert. Ursula é a mais simples, mas a mais dependente de outros. em geral, foi razoável para mim, mas não daria outra chance.

minha edição foi da abril Editorial de 1983, lindíssima com uma capa preta, com certos erros de diagramação que não influenciaram no entendimento, mas o título engana, pois paixão é o que menos consegui sentir neste texto.

Larissa.Hahn 20/02/2023

Não recomendo
História que consigo resumir em uma única linha e diálogos com a profundidade de um pires embora eu tenha me surpreendido no final porém a história não é muito cativante...

Victoria.Olzany 07/01/2023

"Mulheres apaixonadas" é, na verdade, a sequência de "O Arco-íris" (1915), publicado originalmente em 1920 e em tiragem limitada devido à controvérsia causada por este último.
Eu ainda não li "O Arco-Íris", mas isso não prejudicou a compreensão de "Mulheres Apaixonadas".
Este acompanha as irmãs Brangwen nos seus vinte e tantos anos, no interior da Inglaterra, na década de 1910. Ursula é professora primária, e Gudrun é professora de artes e escultora (que acaba de voltar de uma bem sucedida temporada em Londres). O romance gira em torno da construção dos relacionamentos amorosos das irmãs: Ursula se envolve com Rupert Birkin (intelectual alienado), e Gudrun, com Gerald Crich (herdeiro de minas de carvão).
Os acontecimentos se desenvolvem em cenas interessantes que servem de base para que os quatro personagens reflitam, a todo momento, sobre suas próprias personalidades interpretando seus sentimentos e sensações, sobre o relacionamento amoroso/conjugal (o que a sociedade espera - casamento -, em contraste com o que realmente querem viver), e sobre o masculino e o feminino.
O tema central é o relacionamento amoroso entre esses indíviduos, mas, além disso, também é possível observar as relações com suas famílias e amigos, suas impressões sobre a vida dos operários das minas que os cercam, e suas divagações sobre temas diversos como arte, indústria, e morte.
Obviamente, é uma obra marcada por características de sua época (apesar de estar, em alguns aspectos, à frente desta).
A história tem, realmente, algo que me prendeu. Os personagens são complexos, e as descrições das cenas, dos acontecimentos e dos seus sentimentos são bem interessantes do ponto de vista literário.

Gaby_073x 27/11/2022

Mulheres apaixonadas
Mulheres apaixonadas e um livro de romance muito bom, eu não gosto muito de romance e adorei o livro, superou minhas expectativas.

não se iludam com o título kkkkkk

Afonseca 08/07/2022

Humano, demasiado humano
Não é um livro de enredo: a história pode ser resumida num parágrafo.
E o nome é uma armadilha pra quem confia nas capas: a paixão, se há, quando há, ninguém sabe com certeza, nem as mulheres nem os leitores.
Mas é disso que trata o livro, da incerteza como condição humana e, aqui, os personagens são mestres nisso. Não há um pensamento, deles próprios ou de quem convivem, que não seja analisado, sopesado, questionado, visto sob perspectivas diferentes (a razão, o amor, a genética, a natureza, as relações sociais) e - como nós - não chegam a conclusão alguma.
Não tive empatia por ninguém e isso é o mais difícil do livro. Daí a impaciência de acompanharmos os diálogos excessivos, pois, de fato pouco nos importa o resultado da ação ou a conclusão dalguma discussão. Me senti como um deus impassível, do alto assistindo a humanidade bater cabeça erraticamente e repetidamente enquanto tenta ser feliz e sabê-lo.
Num mundo e geração em que dissecamos tudo e em que pra tudo temos como solução uma opinião, um remédio psiquiátrico, uma pesquisa científica ou uma religião, é difícil acompanhar discussões sobre a vida, a morte e as estrelas sem que nenhum guru ou coach nos diga no livro o que fazer ao final.
Não é um livro aberto; as coisas acontecem, os personagens agem, sofrem, há cenários, há enredo, mas o autor não poupa ninguém. O mais das vezes desprezamos cada um dos personagens - e no mais das vezes tomamos partido de um ou outro nas discussões.
De certa feita, uma personagem, após perder uma discussão, ataca a cabeça do oponente com uma bola de pedra. Na maior parte do tempo dá vontade de fazermos o mesmo com todos os personagens que desfilam nas trocentas páginas - e em outras vezes dá vontade de beijá-los por ditos e pensamentos tão maravilhosamente humanos.
E, como na vida, nunca sabemos se uma conversa, convívio ou paixão vai terminar em beijo, solidão ou pancada na cabeça.
Pra quem quer fugir um pouco da realidade, Mulheres Apaixonadas não serve: esse é um livro humano, humano demais.

Natália Ranhel 20/03/2022

Personagens com personalidades profundas como um pires. Li sentindo como se tivesse caído no meio de algo que já estivesse acontecendo e saído antes de ver o fim.
Tem debates profundos que não adicionam em nada na história e não levam a lugar algum também.

Adri Crivelaro 22/08/2021

O livro conta a história de duas irmãs que se envolvem amorosamente com dois amigos. Um relacionamento termina em casamento e o outro tem um final que me surpreendeu. O livro tem muita descrição, mas a linguagem é acessível e não nós perdemos nos pensamentos dos personagens. Não é uma leitura fácil pela extensão e pelas divagações dos personagens, mas gostei da leitura.

Maitê 12/06/2020

uma leitura densa, personagens que estão o tempo todo sem saber; como Hamlet, to be or not to be. É uma dúvida constante, uma inquietude que eles não conseguem entender, um amor e ódio, por si, pelo outro. A falta sempre presente, sufocante, que paralisa esses personagens, o faz sempre repetir as mesmas ações, os mesmos momentos.

Mauro Sérgio Da 14/11/2015

Numa cidade interiorana inglesa, após à Primeira Grande Guerra, quatro pessoas se cruzam. Possuem persolidades destintas, mas elas têm algo em comum: há uma ânsia por romper com suas vidas convencionais, posições sociais para encontrar um significado maior. O modo que tentam almejar esse rompimento é através do amor. Mas não é fácil: a tentativa é um jornada dolorosa, angustiante. Seus conflitos interiores dificultam, criam obstáculos, muitas vezes se contradizem.

Elaine P. 19/07/2012

Lixo
Diálogos empolados e inverossímeis, personagens chatos e que mudam de personalidade como trocam de roupa. O livro é um snoozefest completo.

Gláucia 09/05/2011

Mulheres Apaixonadas - D.H. Lawrence
Li o livro por ser do autor do polêmico O Amante de Lady Chaterley, livro que gostei muito e pretendo reler por não me lembrar de quase nada da história, foi lido há muito tempo.
De Mulheres Apaixonadas também me lembro bem pouco, apesar de lido há bem menos tempo a história é medíocre, não há nada muito marcante que o torne inesquecível.

Luiza 28/06/2011minha estante
Adoraria ler "O Amante de Lady Chaterley". Se vc leu e diz que é empolgante, me animo ainda mais! :-)

Thara 03/05/2011

Fogo de neve
No crepúsculo azulado do céu.

Fatima 17/12/2009

Mulheres Apaixonadas
MULHERES APAIXONADAS.
(D. H. Lawrence)
Descreve a relação amorosa de dois amigos, Birkin e Gerald com duas irmãs, Úrsula e Gudrun.....
fpessoa9@hotmail.com

DEPOIS completo a resenha, estou cansada...

Raquel Lima 29/07/2009

Sem pé, nem cabeça. Personagens produzidos, sem conteúdos, sem história...Um embolado de fatos e pessoas desagradáveis...Não consegui terminar.
Ana Soares 13/10/2016minha estante
Concordo totalmente! Me senti burra lendo, pois não entendi o motivo de tantas discussões chatas.

Anderson.Henrique 26/12/2019minha estante
Achei muito bom até a metade, depois ficou arrastado. Mas o livro traz algumas reflexões importantes. Achei longo demais para o que foi proposto.