Escritos urbanos

Escritos urbanos Lúcio Kowarick

Resenhas - Escritos urbanos

Bruno Oliveira 30/05/2019

UMA VISÃO DO PASSADO, DE HOJE (E DE SEMPRE?)
O livro reúne pequenos ensaios que tratam sobre a urbanização na Região Metropolitana de São Paulo. O livro aborda os movimentos sociais e as politicas públicas que estavam em pleno vigor nas décadas de 1970 e 1980. E, justamente por isso, é impressionante, para não dizer assustador, o quão é parecido esse cenário do passado com estes nossos anos de 2019! Subempregos, desempregos, violência, falta de moradia, crise econômica e moral, eram temas caros já naquelas épocas e, ainda hoje, o são (ou até mais). Livro acadêmico raiz, então, não estranhe o tom. As fotos que recheiam o livro ajudam o leitor a "entrar" naquelas décadas, mas essas em nada se diferem do que vemos e revemos por aí ainda hoje, infelizmente.

Jeysiane Mariano 11/02/2017

Um livro que aborda temas precários da sociedade brasileira e mais precisamente da Região Metropolitana de São Paulo desde os anos 70. Tendo como noções a espoliação urbana e o subdesenvolvimento industrializado, o cidadão privado e subcidadão público, como também a exclusão social e econômica, a segregação e a luta de classes, onde aconteciam momentos de resistências e de redemocratização. É notória os ênfases na escola francesa marxista da sociologia urbana. O autor cita muito além da exploração do trabalho, e envolve qualquer leitor e observador.