O Encontro

O Encontro Richard Paul Evans

Resenhas - O Encontro

Juki 04/11/2012

O encontro
Achei o livro muito bom no começo e no meio...
Porém o final deixou a desejar, pelo início eu esperava mais no fim, de qualquer forma gostei.
Mariana Freitas 25/12/2012minha estante
Terminei o livro esta manhã e achei a mesma coisa.. Mas, agora olhando na internet descobri que é uma série! Talvez por isso tenha terminado tão simples...

Juki 02/01/2013minha estante
Ah legal, se sair mesmo a continuação!!

RafaFreire 12/04/2013minha estante
Na realidade é uma trilogia. Este foi lançado em 2011. O segundo, que se chama o caminho, foi lançado em 2012, e eu o indico. Já o terceiro e ultimo livro da série ainda não chegou no Brasil.

Psychobooks 15/10/2012

A premissa do livro é bem interessante, apesar de corriqueira: Alan Christoffersen tinha tudo, fama, dinheiro, uma esposa linda que o amava e um futuro brilhante à sua frente, até que o destino resolve lhe tirar tudo de uma vez, e agora ele terá que lidar com isso.

Interessante, mas confesso que bem pouco convincente.

A narrativa do livro é feita em primeira pessoa, sob a perspectiva de Alan. Ele começa a contar sua história do final, já dizendo que vem de uma longa jornada e que perdeu a mulher que mais amava, para depois relembrar o passado até que o leitor se pareie com o momento em que ele vive.

Alan é um personagem mediano. Não achei que suas características foram bem-construídas, mas também não o achei completamente raso. Sua história é dividida em duas partes: sua vida com sua esposa e depois a avalanche de perdas que o atinge.

A primeira parte é bem fofa. Gostei bastante da apresentação de McKale feita através dos olhos – e dos sentimentos – de Alan. O amor dos dois é maduro e tocante; gostei também do caos que permeia a relação, com o protagonista tendo plena consciência dos defeitos de sua esposa e mesmo assim a idolatrando sem reservas.

Já na segunda parte, depois que o caos toma conta da vida do protagonista, me senti acompanhando um guru de autoajuda, com um Alan transformado e buscando um sentido na vida, mas sem muito objetividade.

Há uma pressa no enredo, como se o autor tivesse um certo número de páginas a preencher, sem poder extrapolar esse limite. Durante todo a narrativa me senti cônscia da leitura, não consegui mergulhar completamente nas palavras. A correria das decisões e acontecimentos gera um certo desconforto e desapego da realidade. Nesse ponto, a história simplesmente não convence.

Acredito que a série “The Walk” seja toda com esse enfoque: superação; o tema é bom, mas poderia ter sido melhor desenvolvido.

Daniela Corrêa 26/09/2012

Pensamento do Diário de Alan Christoffersen

" Acima de tudo, não perca seu desejo de caminhar. Não conheço nenhum pensamento ou fardo pesado do qual não se possa sair andando" , " nós entendemos nossa vida de trás para a frente, mas temos de vivê-la de frente" Kierkegaard - Diário de Alan Christoffersen ( Livro - O Encontro)

Fernanda 28/08/2012minha estante
O livro tem continuacao! Eu tbm li o livro, e me questionei da mesma forma... Foi entao que pesquisei e fiquei sabendo, q este e somente o primeiro de uma serie de 3 livros... Agora estou anciosa pela continuacao que nem tem previsao de lancamento aqui no Brasil!

Cami 26/10/2012minha estante
Fernanda, talvez agora você já saiba, mas tem o 2º livro: O caminho e já está para vender (eu vi na Saraiva e no Submarino)!

Carol Bacetti 03/11/2012minha estante
Nossa gente obg! ;)
Vou procurar, pq ficou tão vago né?! Mas deve ser boa a série, já q a forma de escrita deste autor me animou mto. Obg msm vou procurar!

Elidiane 03/08/2012

O Encontro
O Encontro é um livro emocionante e triste, assim que começamos a lê-lo já somos avisados pelo próprio Alan, o protagonista, de que não será uma leitura fácil, porém uma história que vale a pena ser contada, e com toda a razão, pois é um livro que trás ensinamentos valiosos para vida de quem o ler, uma leitura realmente inesquecível com toda certeza.

Somos apresentados a Alan Christoffersen o homem dos sonhos de todas as mulheres, inteligente, criativo, e com um amor sem igual pela amiga de infância McKale, da qual chega a se casar alguns anos depois. O casal vive uma vida feliz, um amor verdadeiro de dá inveja a qualquer um, ele se tornou um homem bem sucedido nos negócios e abriu sua própria empresa de publicidade, a vida dos dois não poderia ser mais perfeita, viagens, carros caríssimos e uma casa maravilhosa, mas tudo muda quando McKale sofre um acidente, e vem a falecer algum tempo depois.

O Encontro, Pág. 88

E nesse tempo em que Alan cuidava dá esposa, o seu sócio lhe aplicava um golpe na empresa o deixando quase sem nada, sem forças para continuar vivendo, ele chega até a pensar em suicídio, porém não chega em frente com a ideia. Em vez disso ele decide fazer uma jornada, sair caminhando a pé, o mais longe que puder, de Washington onde morava até a Flórida, apenas com uma mochila nas costas e o resto de dinheiro que lhe sobrou da venda dos seus imoveis e da empresa.

O livro é narrado pelo Alan, e em cada capítulo somos apresentados a uma citação do seu diário, citações que nos fazem refletir sobre a vida e de como encara-lá nas adversidades que surgem ao longo do tempo. Será uma jornada que fará Alan conhecer pessoas com histórias de vida inacreditáveis, e que mostrará a ele que ainda há esperança de viver, mesmo depois de perdemos a pessoa que mais amamos.

A apropriação do tempo é uma das maiores tolices do ser humano. Dizemos a nós mesmos que sempre há um amanhã, quando não podemos prever o amanhã mais do que podemos prever o tempo. A procrastinação é o ladrão dos sonhos.
O Encontro, Pág. 29

Richard Paul Evans assim como muitos dizem é recomendado para os leitores dos livros do Nicholas Sparks, não posso afirmar isso pois nunca li nenhum livro do Nicholas, mas sei que a escrita do Evans é de emocionar qualquer pessoa que goste desse gênero de leitura, com muito drama, romance, valores e aprendizado. O Encontro é o primeiro livro da série Caminhos.

"Ana Paula" 17/07/2012

"O que fazer quando se deve recomeçar?" É esta pergunta que está na capa deste livro. Juro que pensei em várias respostas, menos em sair andando por ai, e foi exatamente o que Alan fez...

O Encontro, conta a estória de Alan Christoffersen, um homem que perdeu a mãe quando ainda era criança, cresceu com o pai que não era tão amavel quanto ele queria. Ainda criança, Alan conheceu McKale, e se apaixonou perdidamente por ela. Cresceram e se casaram, Alan virou um homem bem sucedido, abriu seu próprio escritorio de propaganda e tudo corria muito bem, até que McKale sofre um acidente... No começo, ela ficaria paraplégica, depois um infecção acabou por leva-la. No meio desse tempo, o sócio de Alan rouba sua clientela e tudo o que ele demorou tanto tempo para construir.

Depois do enterro de McKale, Alan pensa em suicidio, pois perdeu a mulher que ele amava, perdeu sua casa, seu escritório... tudo. Mas antes de morrer, McKale fez Alan prometer que viveria, então Alan resolve viver...

"Eu amei e fui amado com a profundidade que um homem pode esperar, o que me torna uma pessoa de sorte. Isso também significa que sofri. A vida me ensinou que para voar você precisa primeiro aceitar a possibilidade de cair." Pag: 10

Alan coloca em uma mochila, tudo o que precisa para sua caminhada. Sai de Seattle, rumo a Spokane, deixa tudo que resta para tras, e sai em busca de uma maneira de continuar vivendo. Em seu trajeto, ele conhece pessoas boas e ruins, passa por cidades grandes e pequenas, e sempre carrega McKale contigo.

"Meu coração foi enterrado com ela. Eu ficaria satisfeito se o restante de mim também fosse. Por mais que pense nisso, Não vejo como evitar a dor. A única forma de tirar a dor da morte é tirar o amor da vida." Pag: 88

Adorei o livro, uma estória de superação e busca de si mesmo. Alan ama McKale com uma intensidade supreendente. Todas as mulheres sonham com um homem assim...

O livro é lindo, a capa é linda, a grafia é perfeita e a Editora caprichou demais nos detalhes... Como no livro A Promessa, O Encontro tras em cada capitulo trechos do diario de Alan, seus mais profundos segredos, revelado para todos. Imagina como fiquei quando vi que este é o 1º livro de uma série? doida pra ler os próximos, claro! Super recomendado!!!!

Vanessa 08/07/2012

O Encontro - Richard Paul Evans
O Encontro trata-se da história de Alan, um empresário da área de publicidade, que vive muito bem. É casado com Mckale por quem é super apaixonado. Como ele mesmo diz no livro, ele tem uma vida perfeita, com uma esposa apaixonada e uma empresa bem sucedida onde lhe proporciona bastante dinheiro pra sair de férias para lugares ótimos e serem muito generosos ajudando as instituições da caridade.
Tudo continua muito bem até que Mckale sofre um grave acidente. Alan deixa tudo de lado pra se dedicar totalmente a sua esposa e ajudá-la a se recuperar. No dia em que sua esposa recebe alta do hospital Alan recebe a notícia de sua secretária de que seu sócio abriu outra empresa e levou todos seus clientes e funcionários. Apesar do choque da notícia Alan tenta não se abalar pra não transparecer para Mckale o que aconteceu e não prejudicar sua recuperação. Porém quando Alan volta pra casa após seu retorno ao trabalho Mckale não está se sentindo bem. Eles vão para o hospital, mas infelizmente Mckale morre. Antes de morrer sua esposa o faz prometer a viver, mesmo sem ela.
Sem a esposa, sem sua empresa e a beira da falência Alan coloca sua mochila nas costas e decide começar uma caminhada a fim de tentar recomeçar.
No começo do livro tive a impressão de que estava relendo Para Sempre, pois o amor e a dedicação de Alan por sua esposa é muito parecida com Kim, fora a situação que eles se encontram que é praticamente a mesma. Mas após a morte de Mckale podemos dizer que a história realmente começa. Sua caminhada é repleta de surpresas e pessoas maravilhosas que o ajudam a superar o momento crítico que ele está vivendo.
O livro me surpreendeu muito com a mensagem no final, que faz a gente pensar muito.
Pra mim que já perdi uma pessoa próxima, me ajudou a pensar na morte de uma maneira diferente e ajudou a mostrar que independente do que aconteça em nossas vidas Deus tem um plano pra cada um de nós que muitas vezes não entendemos. Vale lembrar também que no final do livro ele conta uma historinha muito legal que confirma tudo isso.
Foi uma leitura triste, fiquei realmente emocionada, e muito proveitosa, pois trata da perda um sentimento muito difícil pra todos nós.

TriBooks 01/07/2012

Resenha TriBooks - "O Encontro"de Richard Paul Evans
Nem sempre a vida de Alan foi como um conto de fadas ou uma total maravilha. Quando era criança ele perdeu a mãe e passou a viver somente com o pai. Em torno desta mesma época ele mudou-se ao lado da casa de McKale, uma menina que também morava somente com o pai, pois sua mãe os abandonou e sumiu no mundo. Este e outros laços fizeram com que os dois se tornassem muito amigos.
Porém o tempo passou, os sentimentos transformaram-se e Alan e McKale se casaram. Ele torna-se um empresário do ramo da publicidade muito bem sucedido, ganhou vários prêmios e teve todo o conforto que o dinheiro pode dar, além de ter casado com a mulher dos seus sonhos. Numa manhã, Alan fazia uma apresentação importante para clientes em potencial e um telefonema mudou sua vida para sempre: McKale sofreu um acidente grave e está hospitalizada. Então Alan muda-se para o hospital e não sai do lado da esposa enquanto ela está internada, inclusive no momento que ela recebe a triste notícia de que nunca mais poderia andar novamente.
Nesse meio tempo a agência de publicidade de Alan fica totalmente nas mãos de seu sócio, que aproveita a fragilidade do momento para dar uma rasteira fatal, abrindo outra agência e levando com ele todos os clientes de Alan. São tantas coisas que acontecem ao mesmo tempo que Alan fica perdido.
O mundo dele começa a ruir e quando ele menos espera já desmoronou todinho sobre sua cabeça e ele não sabe se terá forças para continuar. Enquanto tenta erguer os pedaços daquilo que restou, McKale sofre complicações do acidente e falece. Somente uma promessa fará com que Alan siga em frente. Não será fácil, e o caminho a percorrer é longo e doloroso, tanto emocionalmente quanto fisicamente. Alan coloca uma mochila nas costas com alguns pertences e sai caminhando de Seattle rumo a Key West na Flórida, já que perdeu tudo o que tinha de mais precioso: McKale.
Richard Paul Evans constrói com maestria o enredo deste drama que toca fundo nos nossos sentimentos. A leitura é tão rápida e prazerosa que quando menos percebi já tinha terminado de ler, mas fiquei com aquele gostinho de quero mais. E isso se explica já que "O Encontro" é o primeiro livro de uma série chamada "Caminhos". O que dá um toque especial ao livro são fragmentos que o autor coloca no começo de cada capítulo, retirados do diário que Alan mantém desde criança. Alan é um homem sensível e que dá valor a McKale e realmente é muito doloroso vê-los separados de uma forma tão trágica e repentina. Agora ficarei esperando ansiosa pelo lançamento no Brasil dos outros livros dessa série que além de emocionar traz belas lições de força, coragem e perseverança.

Citações

"Meu coração foi enterrado com ela. Eu ficaria satisfeito se o restante de mim também fosse. Por mais que pense nisso, não vejo como evitar a dor. A única forma de tirar a dor da morte é tirar o amor da vida." Página 88

Adriana 25/06/2012

Muito Bonito
"O único sinal verdadeiro da vida é o crescimento. E o crescimento exige dor. Portanto, escolher a vida é aceitar a dor..."
"O Encontro" de Richard Paul Evans, é um livro que me conquistou pela forma como o autor consegue transmitir emoções, não foi um livro que me fez chorar, mas com certeza me fez refletir, ele é cheio de lições sobre a importância de continuar vivendo mesmo quando parece que não há mais um motivo pra isso, também é um livro cheio de frases lindas.
Continue lendo em...