Felipe Caterluci e o Livro dos Desejos

Felipe Caterluci e o Livro dos Desejos Tiago Carteano Luciano

Resenhas - Felipe Caterluci e o Livro dos Desejos

Lígia Colares 30/01/2017

Resenha de Felipe Caterluci e o livro dos desejos
O livro nos apresenta ao Felipe desde o início… Um menino bondoso e honesto, que sempre obedece ao avô, por mais que seja um pouco peralta, e se importa com as pessoas ao redor dele… O primeiro ponto que eu adorei foi o fato de ele ter um cachorro que não o larga em lugar nenhum, o Briso, que se apresentou um ótimo parceiro de batalha! =D Quando Felipe ganha o livro, e após fazer um pequeno teste para ver se ele realmente era verdade, coisas estranhas começam a acontecer, como seu avô desaparecer, e criaturas horríveis estarem atrás dele e terem capturado seu amigo Gordo!

Então Briso, Gordo e Felipe entram no segundo mundo, e descobrem que dois irmãos estão em guerra por poder e pela aquisição do livro, e Felipe, como dono do Livro dos Desejos, acaba se vendo no meio dessa guerra, e precisando ajudar o povo dos sapos, das marmotas, e muitos outros contra a maldade do Senhor do Fogo!

Eu adorei a história, é leve de uma forma quase infantil, mas ainda assim envolvente! O tempo na história passa rápido, então você acompanha toda uma história sem se tornar chato ou maçante, e com isso o crescimento dos três personagens, seja no treinamento para a guerra, seja de personalidade por se envolverem com tantas responsabilidades!

E o Tiago se preocupa realmente com os detalhes, para nomear os samurais e os pensadores ele usa algumas jogadas com nomes famosos que me fez rir! Além de pesquisar bem sobre a história para basear o contexto de seus personagens… O que torna a história mais estruturada!

Outro detalhe que eu achei interessante, e importante de dizer, o Tiago, pelo que entendi, vai trabalhar com arcos! Ou seja, esse livro tem uma história com início, meio e fim, o que mantém o leitor confortável se quiser ler apenas esse. Mas também possui a oportunidade de continuar lendo sobre Felipe, seu avô e seus amigos em um segundo volume! É o primeiro escritor brasileiro que eu conheço que trabalha dessa forma!

A minha nota para esse livro diminuiu por dois motivos: primeiramente, o livro possui erros de português que doeram na minha alma. Não, não são muitos, mas teve dois que eu acredito que sejam inaceitáveis… Claro que a culpa nesse caso é do revisor, e eu espero que a Modo já tenha demitido ele a essas horas! Hahaha! O segundo, é que o Tiago tenta ser muito detalhista nos diálogos… Ou seja, muitas vezes depois da frase de um personagem, há uma descrição sobre como o personagem está agindo ou pensando… Isso me atrapalhou um pouco porque quebrava o fluxo do diálogo… E tem momentos que o leitor sabe que o personagem está nervoso, irritado, ou triste, seja pelo uso de reticências ou de letras maiúsculas, então acho que o Tiago pode deixar algumas coisas ao encargo da imaginação do leitor! =D

É um livro divertido e envolvente, com personagens que é fácil criar simpatia, e uma história fantástica escrita de forma tão simples, que quando você percebe, já aceitou sem duvidar por um minuto sequer! Indico, com certeza!

Way to Happines 11/03/2014

Resenha - Felipe Caterluci e o Livro dos Desejos (por Lígia Colares)
Eu nunca tinha ouvido falar também desse livro quando entrei em contato com o Tiago! Mas, como vocês puderam perceber no primeiro post, eu fiquei instantaneamente apaixonada ao ver a linda capa e as páginas todas desenhadinhas, com letra de criança! Fora que dessa vez eu ganhei o livro, então ele veio com dedicatória e tudo! Um mimo! *.*

Ok, foco... Haha! O livro nos apresenta ao Felipe desde o início... Um menino bondoso e honesto, que sempre obedece ao avô, por mais que seja um pouco peralta, e se importa com as pessoas ao redor dele... O primeiro ponto que eu adorei foi o fato de ele ter um cachorro que não o larga em lugar nenhum, o Briso, que se apresentou um ótimo parceiro de batalha! =D Quando Felipe ganha o livro, e após fazer um pequeno teste para ver se ele realmente era verdade, coisas estranhas começam a acontecer, como seu avô desaparecer, e criaturas horríveis estarem atrás dele e terem capturado seu amigo Gordo!

E o Tiago se preocupa realmente com os detalhes, para nomear os samurais e os pensadores ele usa algumas jogadas com nomes famosos que me fez rir! Além de pesquisar bem sobre a história para basear o contexto de seus personagens... O que torna a história mais estruturada!

A minha nota para esse livro diminuiu por dois motivos: primeiramente, o livro possui erros de português que doeram na minha alma. Não, não são muitos, mas teve dois que eu acredito que sejam inaceitáveis... Claro que a culpa nesse caso é do revisor, e eu espero que a Modo já tenha demitido ele a essas horas! Hahaha! O segundo, é que o Tiago tenta ser muito detalhista nos diálogos... Ou seja, muitas vezes depois da frase de um personagem, há uma descrição sobre como o personagem está agindo ou pensando... Isso me atrapalhou um pouco porque quebrava o fluxo do diálogo... E tem momentos que o leitor sabe que o personagem está nervoso, irritado, ou triste, seja pelo uso de reticências ou de letras maiúsculas, então acho que o Tiago pode deixar algumas coisas ao encargo da imaginação do leitor! =D

É um livro divertido e envolvente, com personagens que é fácil criar simpatia, e uma história fantástica escrita de forma tão simples, que quando você percebe, já aceitou sem duvidar por um minuto sequer! Indico, com certeza, e é um orgulho na minha estante! \o

Aline 30/05/2013

O Livro dos Desejos
Acabei de ler esse livro e o que posso dizer é que vivi momentos de muitas aventuras e aprendizados. Com certeza quem gosta das sagas: Senhor dos Anéis, Nárnia, A História sem fim e tantos nesse estilo irá gostar desse livro que o Tiago escreveu tão bem. Com uma narrativa simples e objetiva os personagens e a historia vão te envolvendo aos poucos e no final você acaba querendo mais detalhes e aventuras, por mim o livro poderia ter mais umas 100 páginas que com certeza seriam saboreadas com curiosidade. Apesar de ser o livro 1 de uma série ele conclui a história que é iniciada, adoro quando isso acontece. O que fica para os próximos volumes são maiores explicações sobre o passado do protagonista e uma abertura para novas aventuras, enfim fica a dica dessa ótima leitura nacional.

Nesse livro conhecemos a origem do livro dos desejos, uma artefato mágico que no inicio só trouxe alegrias a quem o possuiu, mas que com o passar dos séculos ele acabou gerando guerras e destruição até que tiveram a ideia de escondê-lo na terra. Ę é nesse ponto que a família Caterluci entra na historia. O livro passou um bom tempo escondido numa cidadezinha da terra, mas os vilões da outra dimensão acabaram descobrindo sua localização e farão de tudo para recuperá-lo.
Coisas estranhas começam a acontecer na cidade e uma antiga fabrica de tijolos acaba sendo vista como o centro de algo mal, com monstros etc. Todos evitam passar por lá, poucos são os corajosos que se aventuram a desbravar seus mistérios.
O guardião do livro acaba dando o livro dos desejos de "presente" ao Felipe um dia antes do seu aniversário e dizendo que ele terá que usar o livro com responsabilidade. O menino fica muito feliz com o presente, mas ao chegar em casa percebe que seu avô sumiu e fica desesperado para achá-lo. Ele tenta usar o livro para localizar seu avô mas nada acontece, então ele procura o senhor da biblioteca e conta o que aconteceu e esse acaba dizendo a ele que o mesmo tem a missão de levar o livro em segurança para uma outra dimensão (lugar esse onde cada espécie de animal tem sua importância, além de falar) e que o portal esta na antiga fabrica e que nesse outro mundo provavelmente ele encontrará respostas que o ajudarão a encontrar seu avô.
Posso garantir que o Felipe junto com seu melhor amigo e seu cãozinho encontrarão um mundo totalmente novo e cheio de aventuras. Essa jornada os transformará em guerreiros valorosos.
Muito interessante o enredo desse livro e a forma como ele é finalizado faz você acreditar mais no seu potencial e a perceber que a amizade vai muito mais além da aparência.