Em busca de WondLa

Em busca de WondLa Tony DiTerlizzi

Resenhas - Em busca de Wondla

1 | 2 | 3 | 4 | 5

patyalgayer 01/07/2012

Leia no blog: http://www.magicaliteraria.com/resenha-em-busca-de-wondla-de-tony-diterlizzi/

Este foi um dos livros que achei mais difíceis de resenhar. Afinal, a história é tão bem feita, complexa e interligada, que fica realmente difícil falar alguma coisa sobre ela sem contar spoilers… além do mais, este livro nos remete a um misto de emoções impossíveis de descrever em simples palavras… vou tentar, no entanto, mostrar o que achei da melhor forma possível, pra que vocês tenham uma breve ideia do que esperar deste livro incrível!
Em Busca de WondLa já encanta ao leitor pelas suas ilustrações: além de uma capa maravilhosa, o livro é todo ilustrado (uma amostra disso é esta foto à direita, divulgada pelo autor em seu blog oficial. E estas ilustrações, além de lindas de se ver, são de grande ajuda para um melhor entendimento do mundo fantástico que Tony DiTerlizzi criou: um mundo futurístico, repleto de seres estranhos, que fascina por sua complexidade e pela criatividade demonstrada por ele em sua criação. Junta-se a isto uma história muito bem feita, uma personagem principal no mínimo cativante e uma aventura de tirar o fôlego, e você tem uma obra infanto-juvenil que realmente vale a pena ser lida!
Não há muito mais da história, além do que já foi dito na sinopse, que eu possa contar a vocês sem estragar a surpresa; portanto, vou me ater apenas ao que achei da narrativa em geral. O texto é narrado em terceira pessoa, sempre seguindo o ponto de vista de Eva Nove. Os personagens – que são essencialmente Eva Nove, a robô Mater, o ceruliano Andrílio, Otto e o cruel Feraptor, mais alguns personagens ocasionais com que nossos heróis se deparam no decorrer da aventura - são muito bem desenvolvidos e extremamente detalhados, tanto nas descrições do texto quanto nas ilustrações. Achei bem legal a questão dos nomes, que nos dão uma ideia do personagem em si (como a mãe-robô, que se chama “Mater”, ou “Andrílio”, que é um andarilho, ou mesmo “Feraptor”, que nos remete a “fera” e “raptor”…), creio que isto deu um toque bem diferente à trama… O mistério sobre a ilustração que Eva guarda com tanto carinho também foi muito bem bolado, tive uma grande surpresa com o significado de “WondLa”, não era nada do que eu imaginava!
Creio que é só isso que posso dizer do livro, já que qualquer coisa a mais poderia ser considerado spoiler. Finalizo minha resenha, então, dizendo que este livro é incrível, com uma história maravilhosa, indicada para todas as idades, e com um trabalho gráfico muito bem feito (as ilustrações são bárbaras, a fonte usada muito boa de ler, as folhas de excelente qualidade e a capa muito linda…), são 400 páginas de uma aventura fantástica que com certeza vale a pena ser lida! Este livro foi pra lista de favoritos, nota 10, sem dúvida alguma! *-* Não vejo a hora de ler o próximo livro da série, e continuar a acompanhar as aventuras de Eva Nove…

Karin 26/04/2022

Já havia a muitos anos lido esta história, e decidi reler para dar continuidade à série. É um livro simples, de uma aventura em um planeta diferente. É gostoso acompanhar e descobrir junto com a personagem as novas características do lugar. O livro tem essa pegada mais juvenil, mas a história diverte é distrai a todos. As ilustrações são lindas tbm.

Silvialimars 12/01/2024

Esse livro merece ser mais reconhecido, é um livro muito legal que conta a vida de uma menina que vive no subsolo e tem o sonho é conhecer a terra, até que seu lar é destruído e a partir daí ela passa por vários desafios para sobriver neste mundo.

Gabriel.Oliveira 23/04/2023

Boa aventura, principalmente para os jovens
Este é um livro que funciona melhor para os jovens do que para os adultos. Isso não é necessariamente um problema, mas, enfim, tornou minha experiência - lendo como um adulto rabujento - pior. Acredito que para as crianças e os adolescentes o livro pode ter um ar mais misterioso e despertar uma vontade de descobrir a verdade por trás das coisas e como o mundo funciona, o que sempre me deixava animado na juventude.

No início tive dificuldade para acompanhar a Eva, pois ela tava numa fase muito rebelde. Contudo, com o passar do tempo, ela foi obrigada a mudar a forma de enxergar e encarar as coisas por uma série de catástrofes que aconteceram em sua vida. E os problemas vão acontecendo até o final do livro (um deles foi marcante para mim também! Marcante e inesperado. Muito bacana), mas, claro, são entremeados por coisas boas, como é a vida de todo mundo.

No mais, achei que algumas coisas no roteriro simplesmente não fazem sentido. Por exemplo, não consigo engolir que se mantém alguém preso sem apreender todas as suas posses. E esses detalhes no roteiro acabam sendo importantes para o desenrolar da história, o que me fez torcer o nariz algumas vezes.

Apesar desse detalhe, recomendo bastante para todos que gostam de literatura infantojuvenil (e em especial para aquelas pessoas que são infantojuvenis).

As ilustrações são belíssimas e fazem um bem enorme para o livro.

Jacqueline 31/05/2012

Publicado originalmente em www.mybooklit.blogspot.com.br
Eva Nove tem 12 anos e vive em uma estação subterrânea, conhecida como Santuário. Na estação ela tem aulas de sobrevivência com uma robô - Mater - que a criou desde pequena.
Eva nunca viu outros outras pessoas como ela, e seu sonho é encontrar outro humano.

Mater não deixa Eva saiu da estação, por acreditar que a adolescente ainda não esteja pronta, porém, a situação muda quando o Santuário é invadido por um caçador. Eva é obrigada a deixar seu lar, e passa a viver na superfície. Em sua longa jornada, irá encontrar com estranhas criaturas, que jamais imaginou que pudessem existir.

"- Eu me sinto...tão...pequena (...) Tão...insignificante.
- Pequena, talvez (...) Insiginificante, nunca, Eva Nove. Nenhum ser vivo é insignificante." pág. 321"

Em busca de WondLa é encantador! O livro é narrado em terceira pessoa, e a história é tão envolvente que em nenhum momento a narrativa fica cansativa.
Tony criou um mundo diferente, cercado de criaturas interessantes e as ilustrações criadas por ele, nos auxiliam criando o cenário perfeito.
No começo da jornada de Eva, conhecemos o peculiar Andrílio, um caerulian que não fala a mesma língua que ela. Mas não pensem que isso é um grande problema, visto que estamos falando de um mundo com altas tecnologias, e sendo assim o simpático Andri carrega um dispositivo que traduz o que ele fala.
Outro amigo que Eva irá fazer em sua caminhada, é o Otto, um urso d'água que se comunica através da mente. Andri, Otto e a mãe-robô Mater, serão partes fundamentais na busca de Eva por WondLa.

Todos os personagens são perfeitamente construídos, e as suas pequenas "diferenças" dão todo o charme a história. O autor abusa da criatividade na criação dos personagens. Temos árvores que andam, tocaieiro-do-areal e pilares de sustentação que ganham vida.
A tecnologia é uma grande aliada para Eva. Temos o Onipod - um dispositivo que realiza uma captura como se fosse uma câmera fotográfica - que analisa o tipo de vida, dando informações sobre suas espécies. Mas as suas funções não param por aí, ele ainda ajuda na comunicação com Mater, e também realiza procedimentos médicos quando solicitado.

WondLa é como Eva se refere a uma foto encontrada no Santuário, que mostra uma criança, um robô e um adulto. Ela a chama de WondLa, pois as 6 letras são as únicas que estão visíveis.
A explicação sobre a foto só é revelada no final do livro, e o desfecho é surpreendente, além de ter me deixado super ansiosa pela continuação.
Uma ficção-científica altamente recomendada para todas as idades.

Adriana 17/07/2012

Mais um Debut que me surpreende positivamente e entra direto para a minha galeria de favoritos! Em Busca de WondLa é aquele tipo de livro que eu não compraria se não houvesse uma ajudinha externa. E, no meu caso, ela veio da 1ª turnê literária da Intrínseca, onde muito se falou sobre ele. Após conhecer mais sobre a história de uma menininha que vive com uma robô no subsolo, a premissa me conquistou e fui fisgada.

Assim que consegui, comprei o livro e fiquei desejando-o por mais algumas semanas até conseguir furar a minha fila e pega-lo. Nossa, que felicidade senti ao ser fisgada para dentro do mundo totalmente mágico que Toni DiTerlizzi criou.

Falando francamente, achei o autor um gênio! Seus personagens, cenários (ah, os cenários) e as belíssimas ilustrações que ele utilizou para mostrar ao leitor todo aquele universo fazem com que seja impossível não mergulhar de corpo e alma na história. E nada é mais encantador para quem lê do que a experiência de pertencer àquela história, de vivê-la lado a lado com os personagens.

Eva Nove é uma menina de 12 anos que nunca conheceu a superfície. Ela vive com uma robô azul clara muito fofa chamada Mater em um santuário subterrâneo. Eva nunca conheceu outro ser humano e nem teve qualquer contato com sua espécie que não fosse através dos ensinamentos de Mater e das holoprojeções do seu Onipod que mostram como é a vida no planeta e seus habitantes.

Isso tudo muda quando um invasor destrói o santuário e obriga Eva Nove a se aventurar do lado de fora. Sozinha, sem conhecer o lugar ao seu redor e enfrentando perigos totalmente desconhecidos, Eva vai contar coma ajuda de Andrílio Kilt, um estranho ser que parece disposto a ajudar a garota em sua busca por WondLa. O WondLa de Eva é seu objeto mais precioso: uma foto de um homem, uma garota e um robô, todos sorrindo felizes para a câmera.

Agora Eva e Andrílio irão partir em uma adorável e misteriosa jornada na tentativa de descobrir outros seres iguais a menina.

O livro é repleto de lindas ilustrações, como eu já comentei, e é impossível não babar nelas e se impressionar com o talento do autor. Uma coisa que eu adoro nos livros é poder imaginar os personagens e sei que muita gente não gosta de ver rostos nas capas justamente para poder criar a sua visão dos mesmos. Porém, uma coisa que sempre me deixou curiosa é o que passa na cabeça dos outros (atire a primeira pedra quem nunca se perguntou a respeito disso) e principalmente queria saber o que se passava na cabeça do autor enquanto criava o livro. Como J.K. via o Harry de 12 anos? Qual era a sua definição e imaginação de Hogwarts, da Rua dos Alfeneiros, do Ministério da Magia?

Isso é uma coisa possível de descobrir apenas quando autor e ilustrador são a mesma pessoa, caso raro que ocorre neste livro! Tendo conhecido Eva com a visão de seu criador, acho que é possível formar uma conexão ainda maior com a personagem, situação que se repete com todos os outros seres, animais e até mesmo cenários que aparecem ao longo das páginas.

Este é um livro que pode ser apreciado tanto por um público infanto-juvenil quanto por adolescentes e adultos. É um livro sobre sonhos, sobre querer descobrir a si mesmo e sobre a superação do amor.

Com toda certeza, é uma obra mais que recomendada, é daquele tipo que se torna leitura obrigatória.

Uma coisa maravilhosa sobre o livro é que ele possui entradas para realidade virtual em suas páginas. Elas estão marcadas por símbolos e se você acessar wondla.com.br poderá descobrir como utilizar os recursos de realidade virtual do WondLa vision, uma inovação no mercado editorial que a Intrínseca trouxe junto com o livro. Eu ainda não consegui acessar o meu graças a minha câmera do notebook estar uma m***, mas tentarei novamente no final de semana com o note do meu namorado .

Em Busca de WondLa é o primeiro volume de uma série e eu AMEI o fato, pois estou sedenta por mais dessa história e o final é totalmente UAU! Um Herói para WondLa infelizmente ainda não tem previsão de lançamento no Brasil.

Só me resta aguardar e torcer para que vocês tenham a oportunidade de ler !

Resenha em http://mundodaleitura.net/?p=4224

talvezgeek 31/12/2014

Uma aventura de outro mundo.
O que você faria se em toda a sua vida nunca tivesse saído de casa, morasse com sua "mãe" robô e devido às circunstâncias de perigos, fosse obrigado(a) a sair para descobrir que está em um mundo totalmente diferente do que você passou a vida se preparando para enfrentar? (...)
O livro conta a história de Eva Nove, uma garota humana que morou toda sua vida em um santuário (como eles chamavam as casas) no subsolo com sua robô "mãe", Mater.
A menina passa toda a vida se preparando para encarar o mundo lá fora, sem nunca ter saído de casa uma única vez. (...)

site: http://talvezgeek.blogspot.com.br/2014/12/resenha-em-busca-de-wondla.html

Rafaela 01/10/2014

Eva Nove vive no Santuário junto com Mater, a robô que a criou. O Santuário fica no subterrâneo, e é um lugar com altas tecnologias. Mater ensina Eva como sobreviver à superfície, caso a menina precise algum dia sair. Os treinamentos dela são realizados através de holoprogramas que projetam uma realidade que possa ser enfrentada e, a partir da cena, Eva toma as atitudes que lhe foram ensinadas para superar cada problema.

Eva não gosta de ter que viver escondida no subsolo. Ela deseja sair e explorar o mundo, procurar por pessoas que sejam como ela, humanas. Ela nutre essa esperança pois guarda consigo uma imagem achada no Santuário, uma menina de mãos dadas com um robô e um adulto, com o escrito ''Wond''. A partir de então ela passou a chamar a imagem de seu Wondla.

É então que o Santuário é atacado brutalmente, e ela tem de ir para a superfície sozinha, enquanto Mater cuida do invasor.

''Pendurada na escotilha, Eva ergueu-se e alcançou a borda do duto. Seu corpo flexível se espremeu para passar pela abertura e, então, tombou no solo.
Um solo no qual Eva Nove jamais pisara em seus doze anos de vida.''

Perdida, Eva descobre que o mundo lá em cima é muito diferente dos holoprogramas com os quais ela estudava, sendo que agora, sem Mater, ela se encontra desorientada e em perigo nesse novo mundo.

Sendo uma distopia infantojuvenil o livro tem vários aspectos fictícios, como criaturas exorbitantes e árvores que se movem. O autor abusou da criatividade ao criar os personagens e cenários.

''Longe, a leste, logo abaixo do sol nascente, havia um horizonte entalhado de montanhas cujos picos se projetavam na atmosfera enevoada. Até onde Eva podia ver, uma floresta densa formada por árvores interligadas estendia-se para o norte e para o sul. Além dos limites da floresta, cascalhos e pedras espalhavam-se por todas as direções na planície que cercava a árvore de Eva. Atrás dela, a oeste, agrupavam-se mais árvores atarracadas e irregulares, exatamente como a espécie na qual estava empoleirada. Aquela aglomeração toda compunha uma massa verde-oliva, e quando Eva observou com mais atenção, percebeu que as árvores estavam... andando.
Andando?
Eva correu para a beirada da plataforma das folhas e olhou boquiaberta para o chão. Cascalhos e pedras cobertas de líquen passavam em velocidade constante sob a árvore à medida que ela caminhava lentamente com suas centenas de pequenas pernas semelhantes a raízes. Aquilo fez Eva lembrar-se dos holoprogramas de centopeias rastejando pelo chão.''

Eva Nove é uma garota jovem que foi treinada por uma robô para enfrentar o mundo real, mas ao precisar encarar a realidade, ela prova estar despreparada em diversos sentidos. Ao longo da obra vemos Eva crescer e amadurecer. Em momento algum ela se desanima para alcançar seus objetivos e procurar seu Wondla, continua lutando e persisitindo sem se render ao inimigo.

Apesar de Eva estar constantemente fugindo ou se colocando em enrascadas, a história é bastante parada, e ao meu ver isso acaba tornando a leitura um pouco cansativa.

Porém, todas as formas de tecnologia e evolução que foram retratadas e introduzidas na história me cativaram. Em relação a isso, o livro nos trás alguns pontos futurísticos que podem ser idealizados em nossa sociedade com o passar dos anos.

A diagramação do livro é maravilhosa. Além de haver um texto sem muitos erros, o livro é recheado de ilustrações que nos dão uma melhor ideia de como são os animais e os cenários da região de Orbona, criados pelo autor. O mais interessante é que, além de escritor, Tony também é ilustrador, então o livro foi uma realização própria do autor em todos os aspectos. Os desenhos são magníficos e com uma riqueza de detalhes incrível.

O final é um tanto quanto surpreendente, do qual podemos tirar uma lição em relação ao futuro da humanidade. O autor soube deixar um gancho para o próximo livro, já lançado no país. Apesar de já ter o segundo volume da trilogia em mãos, não pretendo lê-lo em breve, mas Em Busca de Wondla é um trabalho que vale muito ser lido e apreciado.

site: http://www.eterna-leitora.blogspot.com.br/2014/10/em-busca-de-wondla-tony-diterlizzi.html

Camila 28/08/2014

Em busca de WondLa
Um dos meus livros favoritos. Conta a história de Eva nove e sua mãe robô Matter, elas vivem num santuário no subsolo, Matter ensina a Eva nine fazer teoremas, a sobreviver fora do santuário, se proteger sozinha e etc. Eva tem 12 anos, e não vê a hora de poder sair do santuário para conhecer o mundo la fora,até que certo dia acontece um desastre, e ela desejou não ter pedido pra sair tão cedo do santuário. Não deixem de ler!!

site: http://our-owncollection.blogspot.com.br/

Paulo A.A 13/08/2014

Um novo Mundo
Excelente livro, cativante com um bom enredo, a protagonista é carismatica, não é exagerada tem seus momentos bons e ruins. Achei ela um pouco desajeitada e ingênua em algumas partes, mas, compreensível devido a sua criação isolada. A história do planeta é invrível, espero maiores detalhes nos próximos livros e que continue firme na parte de ficção.

Laíse 24/05/2014

Deixe sua imaginação falar mais alto!
Em Busca de Wondla nos transporta para um mundo fantástico, cheio de criaturas extremamente diferentes e exóticas. É uma mistura perfeita de ficção cientifica e fantasia. Sim, ficção cientifica, vemos elementos fantásticos que remetem a Token ou a Rick Riordan misturados a tecnologia avançada, hologramas e robôs!
O livro é contado em terceira pessoa, nele acompanhamos os passos de Eva Nove, uma humana que é criada por uma robô azul clara com olhos ambares, que tem uma inteligência artificial incrível e tem um nome gigante mas é carinhosamente chamada de Mater. Mater tem sentimentos e em alguns momentos do livro você passa a ver a figura dos robôs de uma forma diferente e completamente humana.
Eva Nove é criada por Mater em um Santuário (que também se comunica), que é uma casa subterrânea. Apenas elas duas vivem ali. Certo dia o santuário de Eva Nove é atacado por um estranho e ela precisa fugir às pressas para a superfície. Mal sabia ela que todo o treinamento que ela tinha recebido em seus 12 anos de vida no santuário não a tinha preparado para o mundo que ela encontraria lá fora.
Na superfície Eva Nove encontra Andrilio, que a ajudará nas aventuras e descobertas deste mundo desconhecido. Eva sempre teve a curiosidade em saber onde estão os outros iguais a ela (humanos) , agora na superfície ela tem essa oportunidade de tentar encontrar o seu povo, nessa busca enfrentará perigos e descobrirá um mundo novo e fascinante.
Contribuindo para o clima da história o livro é totalmente ilustrado pelo próprio autor. As ilustrações são belíssimas, o que dá um toque especial a leitura. Além das ilustrações, há um mapa no final e o alfabeto do povo da superfície do mundo que Eva Nove explora. Livro recomendadíssimo, pela leitura dinâmica, emotiva e extremamente criativa!

Nicolle 04/11/2013

Resenha fresquinha! \o/

Confira!

Doug 21/01/2013

Em Busca de WondLa
Talvez alguns de vocês conheçam o autor, pois ele escreveu As Crônicas de Spiderwick. Esse é o primeiro livro da coleção.

Aqui conhecemos Eva Nove, uma menina de 12 anos que viveu a vida toda em um Santuário (que é na verdade uma casa subterrânea), mas em toda sua vida não conheceu nenhum outro humano, posto que vivia nesse lugar com apenas sua mãe-robô Mater e nunca havia saído para fora (apenas aprendido teoricamente em uma sala de treino). Mas, de repente, Feraptor invade seu lar e ela é obrigada a fugir.

Eva Nove achava que estava preparada para conseguir viver do lado de fora do Santuário, mas descobre que tudo que ela aprendeu não se aplica a Terra, pois se encontra em um lugar totalmente diferente do que conhecemos hoje. Para piorar a situação, o invasor do Santuário se torna seu perseguidor, uma criatura estranha decide ajudá-la e Eva precisa de respostas para sanar suas dúvidas.

Eva é ainda uma criança e, como tal, sente que precisa de amigos quando está sozinha e, sempre que possível, vê o que mais gosta no mundo: seu WondLa (não posso revelar o que seja, porque é muito importante pra história). Mater é uma robô e, em certos momentos da história, me irritava com seus cuidados maternos excessivos. Andrílio é um andarilho e, por acaso, entra na vida de Eva e acaba a ajudando no que precisa. E Otto é um monstrinho fofo que está sempre apostos a ajudá-la.

A história se passa em um lugar totalmente estranho à Terra, em um planeta chamado Orbona. Os cenários são bem dinâmicos e inusitados e vemos variações do que conhecemos hoje.

O tempo parece ser no futuro, mas ao mesmo tempo em um ambiente arcaico e moderno. A tecnologia é avançada, mas fora do Santuário nem tanto quando dentro.

O livro parece ter sido feito para um público com a idade de Eva mesmo, 12/13 anos, por isso o achei um tanto infantil, mas eu gosto, pois tem algumas lições para pensarmos. Além do mais, o livro é todo trabalhado na diagramação, com imagens ao longo do livro e desenhos lindos no começo do capítulo feitos pelo próprio autor (observem isso ao lerem o primeiro capítulo no link disponível logo abaixo)!

RESENHA FEITA POR DOUGLAS RICARDO - POR PUBLICAÇÕES SEM PLÁGIO

Rapousa (Andreia) 22/11/2012

Livro com belos desenho e uma excelente diagramação.

1 | 2 | 3 | 4 | 5