O Profeta

O Profeta Khalil Gibran

Resenhas - O Profeta

Frank 13/03/2021

Livro pequeno e denso, trás ensinamentos e sabedoria sobre diversos temas, desde o amor até a morte. O assim chamado eleito, Al-Mustafa, prega ao povo da cidade de Orphalese antes de partir de volta à sua terra natal.

Renata Rocha 12/03/2021

Um livro para ler e reler várias vezes na vida. Conselhos dados por um Profeta que estava partindo de seu exílio após 12 anos. Conselhos que te fazem refletir sobre diversos assuntos. Vale a pena ler

Fernandes 04/03/2021

Amazing 3
Tive um aprendizado imensurável com este livro.

Agnaldo 01/03/2021

Excelente palavras
É um livro rápido, porém preciso em seus ensinamentos e em suas lições. O autor criou um texto que vai durar por muito tempo, suas palavras foram perfeitamente encaixadas no livro e para toda sociedade.

Antonio.Augusto 12/02/2021

Khalil Gibran, o profeta simples e profundo
“Alguns dentre vós dizeis:
‘A alegria é maior que a tristeza’,
e outros dizem: ‘Não, a tristeza é maior.’
Eu porém vos digo que elas são inseparáveis.
Vêm sempre juntas; e quando uma
está sentada à vossa mesa, lembrai-vos de
que a outra dorme em vossa cama.”

A primeira vez que li algo de Khalil Gibran faz muito tempo: uma frase em um livro de Monteiro Lobato. Dona Benta contava história aos netos, até que falou: “As grandes dores são mudas”... Anos e anos depois, vi a mesma frase em um livro de Fernando Sabino. Nada mais dele chegou à minha mão e eu, omisso, não fui atrás.

Até que ganhei o livro “O Profeta”. E descobri o porquê de Monteiro Lobato e Fernando Sabino usarem os ensinamentos do libanês. Sim, agora sei que nasceu no Líbano e viveu nos Estados Unidos, escrevendo sua obra no começo do século XX.

“O Profeta” é livro que se lê rapidinho para, depois, se ler de novo e se deixar à mão. No livro, um homem sábio está há anos longe de sua pátria, em uma cidade, aguardando que um navio o busque. Certo dia, o navio aparece. Os moradores sabem que o sábio vai embora e o rodeiam, querendo que ele fale de temas diversos.

Daí, o profeta fala... Fala de amor, mas também fala de habitação. De filhos, mas também de liberdade. Fala de matrimônio e de dor. De vestes e do ato de comprar e vender. Fala de autoconhecimento, mas também da necessidade de comer e beber. Amizade, conversação, trabalho, morte... muito mais... E, enquanto ele vai falando, é como se a gente fosse sendo cutucado em nossos preconceitos e atitudes. Tudo em linguagem simples, tranquila, rápida, profunda.

“O amor nada dá senão de si próprio
e nada recebe senão de si próprio.
O amor não possui, nem se deixa possuir,
pois o amor basta-se a si mesmo”

site: https://sites.google.com/view/pitacosecultura/in%C3%ADcio/literatura/khalil-gibran-o-profeta-simples-e-profundo

lbronski 08/02/2021

Bom pra refletir
Achei o livro maravilhoso, com muitas reflexões sobre diversas questões da vida.

Allan 30/01/2021

Perfeito!
Fui presenteado pela vida em ter sido encontrado pelo Profeta.
Se eu tivesse que indicar apenas um livro pra alguém, sem dúvidas, seria esse.
Um livro atemporal, que aborda poeticamente todos os aspectos da existência, servindo como um manual que trás novo significado, mais profundo e verdadeiro, sobre o sentido da vida.
Com certeza, vou deixá-lo na cabeceira da cama, literalmente, para que possa revisitá-lo frequentemente.

carol 26/01/2021

leitura obrigatória!
amei amei amei! esse é um livro de cabeceira pra sempre dar uma folheada. pretendo reler mais vez es pra lembrar dos ensinamentos.

DTG 15/01/2021

Sem palavras
O livro revira nosso pensamento. O Profeta destrincha dúvidas tão presentes em nossas vidas. Falta fôlego para tanta reflexão e sabedoria. É definitivamente um livro para ler e reler, digerindo e absorvendo aos poucos.

Gezinha 04/01/2021

Livro de cabeceira
Um livro para ler ser pressa,
Eu lia um poema ou mais por dia, antes de dormir.
E alguns me deixavam refletindo alguns instantes.
É um livro muito bonito.

Vittor 11/11/2020

O livro é sobre alguns ensinamentos para a vida, o profeta tenta responder algumas das perguntas mais pertinentes da humanidade. Com destaque para o amor, e para os filhos.

A leitura por si só é bastante leve, mesmo tendo uma linguagem mais rebuscada, mas isso não nos impede te ter uma boa leitura.

Biancabfmc 22/10/2020

Achei o livro interessante remete ao amor, de, religião, moral. Vale a pena ler.

Tico Menezes 19/10/2020

Não é sobre religião, é sobre fé...
Muito além de metáforas e histórias com lições de moral questionáveis, "O Profeta" é uma obra que busca filosofar e incitar uma provocação sobre diversos temas abrangentes à sociedade.
É atemporal por falar sobre seres humanos e buscar exercitar o diálogo sobre a visão que temos de nós mesmos e as palavras que seguimos para montarmos uma ideia de moral.

Khalil Gibran estava à frente de seu tempo e a tradução de seu texto questiona homens autoritários e pessoas odiosas que ainda hoje ocupam posição de poder e/ou têm fama e seguidores que tomam suas palavras como verdade.

Muito além de religião, Gibran disserta sobre a fé e suas camadas. Uma obra imprescindível na prateleira de qualquer leitor.

David Premaor 15/10/2020

Magnífico pela simplicidade
Todos deveriam ler e reler este livro. Pequeno e profundo. Atual, mesmo sendo de 1923. Inspira por meio de uma filosofia simples: viver bem com os nossos pensamentos, comportamentos e escolhas. Reflexões sobre a bondade e a beleza da vida que nos ensinam sobre temas como o amor verdadeiro, o trabalho, a alegria, a morte, etc...é difícil eleger o melhor capítulo!

Gabi 21/09/2020

Ótima leitura
Um livro atemporal, onde tem muito bem esplanado sobre tudo. Leitura rápida e rica