O Profeta

O Profeta Khalil Gibran

Resenhas - O Profeta

Isabela 03/05/2024

“Esse livro é um pérola”
(...) esta foi a “resenha” que recebi ao ser presenteada com essa obra. Nunca havia lido nada do autor, mas foi uma primeira experiência e tanto... que me deixou com vontade de ler mais (inclusive essa obra). Esse é aquele tipo de livro para ler e reler algumas vezes.
Através desse homem que vem do mar trazendo “pérolas de sabedoria” em uma linguagem acessível, mas profunda, somos convidados a refletir sobre temas como: amor, filhos, amizade, vida, morte e demais temas da experiência humana...

Andrea.Soriano 01/05/2024

Leitura com gramática um pouco rebuscada, pede um pouco mais de atenção. A despedida final já vale o livro, bonita e profunda.

15/04/2024

Cada página tem amor, esperança,tristeza, filhos, família com trechos da Bíblia. Gostei muito senti em paz com cada palavra.

Iran28 30/03/2024

O poema de levar a humilde vida
Se apronta apressadamente em nos dizer respostas doces às nossas perguntas mais desafiadoras.
É um ato até mesquinho achar que um profeta teria o dom de saciar-las de alguma forma, no máximo nos atenta a um norte que com certeza não é o mais exato, porém não nos deixa tão perdido ou solitário e que por serem perguntas tão complicada só temos o teor da resposta em sua superficialidade com o texto tendo dificuldades em se afundar no profundo ou pelo menos em cita-lo, quando vai tocar nele se agarra no conforto da religiosidade, fica meio que "só Deus mesmo para saber das coisas" tirando o encargo de sábio e jogando ao abstrato.
Por fim, com poemas que de tão doce o seu texto enjoa, parece um mar de chocolate, algo realmente diabético.

Wallace Jeronimo 13/03/2024

Não conhecia as obras do Khalil Gibran. Peguei esse livro por curiosidade na casa da minha mãe e iniciei a leitura. Pelo que entendi, Gibran foi um escritor Libanês. O livro é uma conversa entre Gibran e algumas outras pessoas, que questionam sobre alguns assuntos do cotidianos como amor, trabalho, vida, alegria e outros. Embora seja uma leitura agradável, não consegui absorver muito da mensagem que Gibran tenta passar.

bluesbird 20/02/2024

O profeta livro de sabedoria
Fiquei encantada com a leitura, mas ainda mais por não saber muito bem o que me esperava.
O livro conta a história da chegada de um profeta na cidade de Orphalese. Lá, ele se encontra com o povo, que parece ansioso para ouvir sua mensagem. Ele os instiga a perguntar. A partir de então profere ensinamentos pelos temas que a humanidade veio se debatendo desde sempre. Suas palavras são sempre gentis, mas sem serem condescendentes.
É uma coisa linda mesmo. Lembra Herman Hesse, um pouco do Jung e até mesmo Cecília Meireles.
Recomendo bastante.

Karina309 10/02/2024

A obra aborda temas fundamentais sobre a vida . As passagens me fizeram transportar entre a minha visão de mundo e a minha realidade, com boas reflexões. Mas, por vezes, achei confusa a linguagem extremamente poética.

Marina 01/02/2024

Esse livro pra mim não fluiu. Tive dificuldade em ler. Achei chatinha a forma da escrita dividida em tópicos.

Max 28/01/2024

Um bálsamo...
Sem ser doutrinário Gibran discorre sobre sabedoria, bom convívio, das relações humanas e da simplicidade da vida. Tudo é dito com muita leveza, seus ensinamentos nos chegam como um gostoso abraço. Um livro para ler e reler sempre...
Amei!
Fabio.Nunes 29/01/2024minha estante
Max, usei um texto dele na celebração do meu casamento cara. Khalil Gibran é mto bom. Acho q tb preciso reler essa obra

Max 29/01/2024minha estante
Que fofo, Fábio!

JAlia61 25/01/2024

É um livro lindo, fala sobre relações familiares, amorosas, de amizades e consigo mesmo. Tem várias passagens que me fizeram refletir e ter alguns questionamentos. É aquele tipo de obra que te inspira a se amar primeiro para poder amar a vida a sua volta.

giulia¡ 22/01/2024

O profeta ; Khalil Gibran
"Pois a vida não volta para trás, nem permanece no dia de ontem."

??: é o tipo de livro para ler com uma xícara de café/chá ao lado, enquanto sublinha a maioria das páginas. Ele nos conta, de forma poética, sobre costumes e sentimentos cotidianos, como uma última conversa antes de partir, solicitada pela Profetisa da ilha em que o Profeta estava. Ele também nos mostra que há beleza no comum da vida, que podemos ver as coisas por outros olhos, e que não há nada 'sem sentido' ou 'feio' no viver, que passamos por diversas fases, e que precisamos tirar proveito de cada uma, já que disse: "Pois a vida não volta para trás, nem permanece no dia de ontem". Tudo faz parte da nossa jornada, nos moldando como humanos, nos mostrando como é bom se esvaziar e doar o melhor de si para ajudar o outro. A dor nos humaniza, e não deve ser vista como uma coisa negativa, por exemplo. Através dela, nós crescemos, aprendemos e nos desenvolvemos.
"Que vossa dor não pareça menos maravilhosa que a vossa alegria; e aceitareis as estações do vosso coração.", já que não poderíamos experimentar ou saber o que é a alegria, sem a tristeza. Mas devemos saber aproveitar e lidar com cada estação da nossa vida.

Marina 22/01/2024

O Profeta
O Profeta caminhará comigo por um longo período, estaremos nos nutrindo p podermos dar acalento a nossa alma.

luarapadilha 18/01/2024

Sensivel. Excelente para ler ao pôr do sol, um parque...
Há anos queria ler este mas nunca parei para ver pois o título, por remeter de alguma forma a religião, me fazia substituir essa leitura por outra que me parecesse mais interessante no momento. Então dia desses encontrei em um sebo e senti que chegou o momento. E que bom que o momento chegou agora, penso que os conselhos dados pelo profeta devem ser absorvidos com sabedoria e cuidado para não ficar no clichê/ rigidez, é muito uma questão de absorver o que te faz sentido. Achei a escrita super organizada, capítulos curtos, o que faz ser dinâmico e leve. Esperava muitas coisas dessa obra e recebi ainda mais do que esperava. Além de tudo tem as ilustrações que são do próprio Gibran e são de uma sensibilidade incrivel. Amei.

José Milton Júnior 15/01/2024

Mustafá, o eleito e o amado
Mustafá, durante os doze anos em que esteve hospedado em Orfalese, sempre foi alguém que nas aparências jamais atraiu o interesse do povo. Mas em seu último dia na cidade, quando estava de partida, atraiu a cidade inteira ao seu encontro, que se apresentava sedenta por mensagens de sabedoria e esperança. Comovido e surpreendido, Mustafá então respondeu cada pergunta com carinho, assertividade, criatividade e poesia.

Mustafá é uma figura que difere das características dos profetas bíblicos do antigo testamento, pois não realiza milagres e não profetiza acontecimentos, se assemelhando mais com a figura de um apóstolo cristão, proporcionando uma curiosa e gostosa sensação de estar lendo uma reimaginação da figura dos profetas do antigo testamento, como se manuscritos de Melquisedeque estivessem a disposição para o deleite dos olhos contemplativos da sabedoria do Anjo do Senhor.

Destaco o discurso de despedida de Mustafá para o povo de Orfalese, um dos meus trechos literários favoritos de todos os tempos...

"Foi apenas ontem que nos encontramos em um sonho.
Vós cantaste para mim em minha solidão, e de vossos desejos construí uma torre no céu.
Mas agora nosso sono sumiu e nosso sonho acabou, e já não é mais aurora.
O meio-dia está sobre nós e nosso meio despertar transformou-se em dia, e devemos nos separar.
Se, no lusco-fusco da memória nos encontrarmos mais uma vez, falaremos de novo e vós cantareis para mim uma canção mais profunda.
E se nossas mãos se encontrarem em outro sonho, construiremos outra torre no céu."