O Profeta

O Profeta Khalil Gibran

Resenhas - O Profeta

Fernando 29/06/2023

Os Defeitos Inegáveis de "O Profeta", de Khalil Gibran
Apesar da ampla aclamação que recebe, "O Profeta", de Khalil Gibran, não me cativou como esperava. Neste artigo, pretendo apresentar uma visão crítica da obra, destacando seus defeitos inegáveis. Embora seja reverenciado por muitos, acredito que é importante analisar as falhas de uma obra literária, mesmo que seja tão elogiada.
1. Estilo poético excessivamente ornamentado: Uma das maiores falhas de "O Profeta" reside em seu estilo poético excessivamente ornamentado. Embora Gibran seja conhecido por sua habilidade poética, em muitos momentos, suas metáforas e imagens são tão elaboradas que se tornam opacas e confusas. A linguagem poética, em vez de enriquecer a mensagem, obscurece-a, dificultando a compreensão e a identificação com os ensinamentos do livro.
Exemplo de citação: "Vossos filhos não são vossos filhos, são os filhos e as filhas da Vida desejando a si mesma. Eles vêm através de vós, mas não de vós." Essas palavras, embora poéticas, podem ser interpretadas de maneiras tão amplas que a mensagem central se perde em meio a várias possibilidades de significado.

2. Superficialidade das reflexões apresentadas: Embora "O Profeta" prometa profundidade filosófica e emocional, muitas das reflexões apresentadas são superficiais e não oferecem uma análise aprofundada dos temas abordados. As respostas do profeta Almustafá, muitas vezes, carecem de substância e deixam o leitor ansiando por uma exploração mais profunda das questões essenciais da vida. O livro parece proporcionar apenas um vislumbre superficial desses temas complexos, deixando uma sensação de insatisfação intelectual.
Exemplo de citação: "Dizei-me, o que é a amizade, senão olhar para o horizonte juntos?" Embora essa frase seja agradável à primeira vista, ela não aprofunda a complexidade e os desafios das relações interpessoais, deixando o leitor sem uma análise mais profunda do tema.

3. Ausência de uma estrutura narrativa coesa: "O Profeta" carece de uma estrutura narrativa coesa que conecte as diferentes partes do livro. Cada capítulo aborda um tema diferente, mas essas partes parecem desconectadas, como se fossem fragmentos isolados. A ausência de uma progressão narrativa dificulta a imersão do leitor na obra e compromete a fluidez da leitura. O livro não consegue criar um todo unificado e coeso.
Exemplo de citação: "Pois que na verdade é preciso estar vazio para poder ser preenchido." Essa frase, embora possua seu próprio significado, não se conecta diretamente com o contexto anterior ou posterior, prejudicando a continuidade e a coesão do livro.

Apesar de sua reputação e popularidade, "O Profeta", de Khalil Gibran, apresenta defeitos inegáveis. Seu estilo poético excessivamente ornamentado, a superficialidade das reflexões apresentadas e a ausência de uma estrutura narrativa coesa são falhas que comprometem a experiência do leitor. Reconhecer esses defeitos não diminui o valor que a obra pode ter para outras pessoas, mas é importante analisar criticamente qualquer trabalho literário, mesmo aqueles amplamente elogiados. Afinal, é na discussão das falhas que buscamos um maior entendimento e apreciação da literatura.

site: https://www.instagram.com/filosofodoslivros1975/
doc leão 02/10/2023minha estante
Concordo com seu texto, embora eu seja menos duro para com "O Profeta", uma vez que obtive boas reflexões durante sua leitura, mas é fato que peca nos três quesitos que você elencou.

tiadodudu 24/06/2023

Pílulas de ensinamentos
Poesia e filosofia moldadas em comprimidos com doses concentradas de ensinamentos. Simplicidade e leveza na escrita e nas ilustrações.

Claudiapnm 14/06/2023

Achei que não ia gostar muito por conta da linguagem muito poética, mas gostei demais.
Ouvi em audiolivro e foi ótimo. Não sou de repetir leituras, mas repetiria essa fácil. É rápido e bom de escutar/ler

Lorena 17/05/2023

Lindo
Um livro que toca no sentimento e revela a beleza da natureza através de poéticas palavras. Terminei o livro com o coração quentinho e preenchido, lindo de verdade.
Só aviso que você vai terminar de ler já querendo ler de novo rsrs

gabrielequeiroz 01/06/2023minha estante
s2s2s2s2s2

Isa 16/05/2023

Preciosos ensinamentos
Foi através da professora Lúcia Helena Galvão, de Nova Acrópole, que conheci a majestosa obra de Khalil Gibran. Suas palavras ecoam por muito tempo na mente após o fim da leitura, é um livro reúne um denso pensamento que se soma aos cotidianos e às vivências. Trata-se de uma receita para a vida, um livro sublime e digno de cabeceira, com reflexões profundas advindas da sabedoria e da mística árabe, que ampliam o horizonte e transcendem a existência humana.

André Ricardo 16/05/2023

Ótima Leitura
Reflex?o sobre a vida em sociedade e individual a cada página, elenca as mais variadas situações do cotidiano.

Emmily 09/05/2023

Vossa alegria é vossa tristeza desmascarada
O livro é maravilhosamente interessante. As frases servem para ensinamentos, assim como a beleza, amizade, dor, alegria, sabedoria. O profeta soube distinguir cada capitulo um do outro. A leitura foi SUPER fluída, me prendeu bastante e amei mt, pena que é poucas páginas ?

MachadiAninha 08/05/2023

Esse livro aqueceu e regozijou meu coração. é muito bom me sentir abraçada por essas palavras tão sutis, e ao mesmo tempo, reais, óbvias (num bom sentido).

Rodrigo 28/04/2023

Leitura obrigatória
Khalil Gibran Khalil é um escritor e poeta libanês radicado nos EUA, neste livro e conta a história de um pensador, chamado de profeta, que, após 12 anos de exílio, retornará a sua terra. Como despedida ele se reúne com o povo que o acolheu e responde às suas questões, todas de caráter existencial. As resposta são na forma de poemas em prosa que fluem de uma forma maravilhosa. É um livro curto e muito gostos de se ler.

Andre 01/04/2023

Que livro maravilhoso. Acreditem, mas as últimas palavras das despedidas de Al-Mustafa me trouxeram lágrimas aos olhos. Tantas reflexões sobre a Vida, a Morte, o Trabalho, a Amizade, o Amor... uma obra para ser revisitada inúmeras vezes, pois que muito oferece para indicar o sentido e o propósito de nós mesmos. Recomendo fortemente.

"Se nos encontrarmos outra vez no crepúsculo da memória, conversaremos de novo e cantareis para mim uma canção mais profunda. E se nossas mãos se encontrarem noutro sonho, construiremos mais uma torre no céu."

Coruja 31/03/2023

Mas vocês não veem, nem ouvem, e está tudo bem.
Citações:

Sobre a razão e a paixão

"E quando a tempestade chegar, e o vento poderoso sacodir a floresta, e os trovões e raios proclamarem a majestade do céu, deixa o coração dizer com admiração: Deus age na paixão.
E já que são um sopro na esfera de Deus e uma folha na floresta de Deus, vocês também devem repousar na razão e agir na paixão."

Sobre a conversa

"Deixa a voz dentro da sua voz falar para o ouvido dentro do ouvido dele; pois sua alma manterá a verdade de seu coração assim como o gosto do vinho é lembrado quando a cor é esquecida e a taça não existe mais."

Suzenanda 30/03/2023

Inspirador
O profeta, lançado em 1923, é um livro que nos inspira a viver bem com os nossos pensamentos, comportamentos e escolhas. O autor nos leva a refletir sobre o trabalho, o amor, a alegria, os filhos, a morte, a vida dentre outros.
É uma leitura fácil e fluida.

Sophia 23/03/2023

A profundidade desse livro só dá para ser entendida através de sua leitura. Demorei quase 4 meses para terminar essa obra, pois as reflexões a cada pequeno capítulo ou até mesmo em um verso era capaz de me prender por dias.
Li no Kindle, mas quero ter a versão física, pois é um livro que eu gostaria de reler sem compromisso com sua linearidade. Apenas para me permitir certo entorpercimento de suas inspirações e reflexões sem pressa.