O Planeta do Sr. Sammler

O Planeta do Sr. Sammler Saul Bellow

Resenhas - O planeta do Sr. Sammler

Mônica 21/04/2012

Deliciosamente diferente
Confesso que demorei mais do que normalmente demoro para ler esse livro, mas minha impressão final foi muito boa.

Acho que ele irá agradar mais a quem gosta de leituras mais profundas e cheias de ideias, pois isso é o que não falta nesse livro!

Por meio de diversos problemas que acontecem na vida do Sr. Arthur Sammler, somos levados a conhecer não só toda a sua vida, mas a sua opinião sobre diversos temas que chamam a atenção por falar de sentimentos que atingem a toda a humanidade.

Devido a sua personalidade fechada e reclusa, suas ideias e opiniões são tão bem expostas, claras e carregadas de sentimento, que se ele saísse do livro, sentasse ao seu lado e falasse por oras e oras acho muito difícil que alguém não ficaria ouvindo-o por todo esse tempo.

Resenhando agora, percebo que ele me lembra bastante d'A insustentável leveza do ser. Eles possuem uma certa semelhança no que diz respeito a narrativas sobre temas mais profundos que encanta e faz com que a gente não desgrude os olhos.

O início é meio estranho e confuso, mas não desista!

Orochi Fábio 12/05/2022

Observar...
Acompanhamos a rotina de Artur Sammler que, convivendo com poucas pessoas em sua idade avançada, ilustra esses dias com suas memórias vividas como preso num campo de extermínio na Polônia: diversas situações nesse presente são ensejo para o autor comentar sobre o que se passou então e fazer paralelos com o que se vive sempre...dividido em seis longos capítulos, é sério exercício de observação, podendo cansar leitores mais dados à mirabolâncias narrativas em prol de ação ininterrupta e vazia.

Deghety 29/06/2017

Sr. Sammler
Artur Sammler é um sobrevivente do holocausto que vive sua velhice em Nova Iorque e sente deslocado da modernização do comportamento humano e o rumo a qual a sociedade se dirige.
Sammler é conservador, mas solidário e compreensível com as mudanças e diversidades comportamentais que o desola intimamente, fazendo com que tenha reflexões de si para si, sobre questões filosóficas da sua era e de eras passadas, incluindo grandes revolucionários e gênios do meio político e literário.
A filosofia de Sammler seria o que chamamos hoje de deboísmo, com uma empatia incomum no ser humano, já que se despe de seus ideais e preconceitos para atender os anseios de seus semelhantes quando o procuram para seus desabafos.
O Planeta do Sr. Sammler é um planeta que coabita o universo de todos seres e seus planetas sem exigir explicações, como ele mesmo diz:
"E a vida quando não possuía nenhum encanto se reduzia a perguntas e respostas. A coisa agia nos dois sentidos. As perguntas eram péssimas. Também as respostas eram horríveis. Essa pobreza da alma, seu estado abstrato, podia ser vista nos rostos das pessoas que perambulavam pela rua."

Mariele 16/02/2021

Chato
A história é muito confusa e cansa o leitor desde o começo. O enredo não engaja a leitura e nem instiga o leitor.

Rodrigo 18/01/2022

Surpreendente
Confesso que ao iniciar a leitura tive certa dificuldade para me prender ao livro, pois os devaneios do Sr. Sammler estavam longos e confusos. Mas resolvi insistir e tive uma grata surpresa.
Acredito que este é um livro indicado para aqueles que gostam de temáticas existencialistas.
Se iniciar, não desista. Insista, pois a obra melhora a medida que leitura evolui.