O fio da aranha

O fio da aranha Ryunosuke Akutagawa

Resenhas - O Fio da Aranha

Mari 13/02/2024

Apesar de curto, esse tipo de conto é muito interessante para se conhecer as crenças e virtudes da cultura japonesa.

Adriana 03/02/2024

Conto rápido, com influencia budista e boa moral. No final é aquela velha máxima: "aqui se faz, aqui se paga."

Rauecker 23/01/2024

O fio da aranha
Um conto japonês curto com uma mensagem gigantesca e poética.

Do paraíso Buda observa um homem depravado em vida que afunda no inferno, decide então dar uma chance ao homem pelo único ato bondoso que o mesmo cometeu em vida.

É possível fazer uma ótima reflexão sobre empatia, escolhas, compaixão e responsabilidade.

Citação preferida:

?As flores brancas feito globos, embalavam seus cálices ao redor dos pés do Buda, e dos estames dourados do centro das flores, emanava um perfume indescritível que se espalhava ininterruptamente.?

linlin0 01/01/2024

O quão bom consegue ser o homem quando lhe convém?
A narrativa trata do Buda em pessoa ir ajudar um criminoso que em meio de tantas atitudes ruins para com os outros teve uma atitude boa e isso trouxe compaixão a Buda.

Mas será mesmo se valeu a pena? E foi isso que Buda teve de prova ao tentar tirar o criminoso do inferno, pessoas egoístas sempre serão egoístas principalmente quando se trata da salvação de si mesmas.

bardo 20/12/2023

É um belo conto, e desconfio que eu já o tenha visto sendo citado em alguma outra obra ou mídia porque a história é muito familiar. Talvez esse seja devido a capacidade do autor em emular a forma de parábolas.
Toda a ambientação do conto, a sua estrutura em três atos simples remete a ideia de um texto mais antigo, numa leitura rápida isso não fica tão evidente, mas conforme se vai lembrando e pensando percebe-se que o conto renderia uma animação no mínimo curiosa.
A imagem proposta pelo autor é bastante interessante e num segundo olhar permite várias leituras. A primeira vista parece algo muito simples, quase bobo, mas aqui e ali nota-se ideias nada simples embutidas no conto. Para os estudantes de japonês essa edição tem um plus que é o texto original em japonês.

Geovana 02/09/2023

Um conto com uma história muito rápida, quando pensei que ia começar ela terminou, foi a típica história acompanhada de algum ensinamento.

pirocadeperuca 23/08/2023

Curto e simples, porém muito interessante, a leitura é rápida e gostosa. com certeza lerei novamente.

mandy 21/08/2023

Um conto curto, mas muito bem escrito. nunca tinha lido nada do autor, mas me encantei com sua escrita, meio poética e detalhada.

iara 24/05/2023

Um continho bem rapidinho né uma vibe bem akutagawa que a gente já ta acostumado, influenciado pelos ensinamentos de buda, obra curtinha com lição de moral, enfim.

addies 22/01/2023

tão curtinho, mas tão bom.
Eu achei esse aqui por pura sorte no Kindle Unlimited, já conhecia o Akutagawa por causa de referências jogadas ao Osamu.

É um livro pra fazer você pensar em que fim levou o protagonista após a situação do fio da aranha, de fato. Levando na brincadeira, também me lembrou muito daqueles contos infantis que dão uma lição de vida/moral que vemos nos anos iniciais do colégio.

Sora Matsuda 17/01/2023

Um conto simples e muito rápido que carrega consigo uma boa mensagem. O famoso o que você faz, volta tudo para você independente se fez uma boa ou má ação.
Ness final acho que faz parte deixar aberto para deixar aquela duvida o que acontece depois.

liv127 01/06/2022

conto
Um conto extremamente rápido mas que carrega consigo sua mensagem. Nos deixa com vontade de ler muito mais e descobrir qual final o personagem principal levará mas talvez, a dúvida seja a proposta do livro.

Winter 20/01/2022

É um conto super curtinho , mas é mto bom pra se pensar sobre. Recomendo demais pra quem está querendo começar na leitura japonesa!