Ética

Ética Espinosa

Resenhas - Ética

Fábio Yeshua 21/09/2023

Expo Spinoza: Explorando a Unidade entre Deus e a Natureza
Como escrever sobre Spinoza? Esse gênio não se deixaria definir apenas em palavras, ou será que iria?
Ao imergir nas páginas da "Ética" de Baruch Spinoza, encontro-me diante de um tratado que não somente desafia as fronteiras do pensamento, mas redefine a própria essência da existência. Spinoza, em sua genialidade, nos convida a transcender as percepções convencionais e mergulhar nas profundezas da realidade em sua forma mais íntegra e indomável.

A importância desta obra reside na audaciosa tentativa de unificar Deus e a natureza em uma única e inextricável substância. Spinoza desafia o dualismo que há tanto tempo separou o divino do terreno, propondo uma visão que transcende os limites do antropomorfismo religioso e conduz à aceitação de uma ordem cósmica abrangente e imparcial.

A leitura desta obra demanda uma abertura de espírito e uma predisposição à reflexão profunda. A abordagem geométrica de Spinoza exige uma mente disciplinada e pronta para seguir as argumentações até suas mais intrincadas ramificações. Assim como em uma prova geométrica, cada axioma e proposição conduzem a uma conclusão inegável e imutável.

O leitor, para extrair o máximo proveito desta jornada intelectual, deve renunciar às preconcepções e mergulhar na obra com olhos e mente frescos. Cada definição, axioma e proposição é uma peça de um quebra-cabeça vasto e interconectado, onde cada parte é vital para a compreensão do todo. A paciência e a dedicação são aliadas essenciais nesta empreitada, pois a riqueza filosófica de Spinoza desdobra-se gradualmente, como as camadas de uma cebola, revelando a complexidade e a beleza da existência.

Ao concluir esta jornada, o leitor emerge não apenas com um entendimento mais profundo de Deus e da natureza, mas com uma nova perspectiva sobre a própria condição humana. Somos convidados a transcender as limitações da dualidade e a abraçar a unidade que permeia toda a existência.

Assim, ao explorar a "Ética" de Spinoza, não apenas abraçamos uma obra filosófica notável, mas embarcamos em uma busca pela verdade que desafia e enriquece nosso próprio entendimento do universo e de nós mesmos.

Apesar de densa sua leitura é possível, como já demonstrei, entretanto um pequeno resumo de seu conteúdo vai ajudá-lo nessa exploração:

?Parte I - Deus:
Nesta parte, Spinoza inicia sua argumentação definindo Deus como a única substância que existe necessariamente. Ele expõe sua visão de que Deus é imanente em toda a natureza, sendo a causa de todas as coisas.

?Parte II - Natureza e Origem da Mente:
Spinoza explora a natureza da mente e do corpo, propondo que eles são uma única e mesma coisa, percebida sob diferentes atributos. Ele discute as emoções, os afetos e a relação entre mente e corpo.

?Parte III - Origem e Natureza dos Afetos:
Aqui, Spinoza examina os afetos humanos, analisando-os como variações na intensidade das percepções. Ele aborda emoções como amor, ódio, alegria, tristeza, entre outras.

?Parte IV - Servidão Humana ou Força dos Afetos:
Spinoza discute a liberdade humana, argumentando que a verdadeira liberdade é alcançada através da compreensão e aceitação da necessidade natural.

?Parte V - Potência da Mente, ou Liberdade:
Esta parte trata da natureza da liberdade, que, para Spinoza, está na compreensão das causas que nos levam a agir de uma determinada maneira.

?Parte V - Potência da Mente, ou Liberdade:
Spinoza aborda a potência da mente, argumentando que a verdadeira liberdade é alcançada através da compreensão e aceitação da necessidade natural.

?Parte VI - Da Origem e da Natureza das Afecções:
Nesta última parte, Spinoza explora mais afundo as emoções e afetos humanos, traçando um caminho para a superação das paixões tristes em direção à beatitude, ou a felicidade suprema.

Que cada leitor se aventure nestas páginas com a mente ávida e o coração aberto, pois é neste espaço de indagação que encontramos a verdadeira essência da existência.

Alice 27/04/2022

Maravilhoso
Não tenho palavras para expressar o quão surpresa e admirada estou com os pensamentos desse filósofo. A nova interpretação que ele traz sobre o que é Deus, quebrando completamente os paradigmas impostos. Os conceitos, explicações e definições sobre as afecções são completamente inovadores e inesperados.
A forma como ele trata os afetos e a força dos mesmos, assim como questões como bem ou mal e o desejo relacionado a eles.
O conceito dado a razão e a forma como ela dita a vida do ser humano.
A questão da liberdade humana e da mente, nos apresentando os três gêneros.
Não tenho palavras para descrever o quão encantada fiquei com as ideias de Spinoza.
Simplesmente maravilhoso.

MauricioTiso 17/06/2019

O saber é uma benção
Nesta obra fantástica, Spinoza contrapõe magistralmente o ditado popular ?A ignorância é uma benção.?

À parte a já conhecida disposição pelo método geométrico e o profundo uso de todas as ferramentas de reflexão filosófica, a essência da ideia contida na obra é a da liberdade pela via do saber.

O Autor parte da reflexão de Deus (Que contrapõe profundamente os dogmas monoteístas), depois da mente, dos afetos e por último do poder da razão sobre os afetos. Todas as definições, axiomas, postulados, proposições, corolários e escólios são totalmente interligados e com uma lógica impecável.

Por isso mesmo é um livro de uma leitura pouco fluidas, praticamente um estudo, dada as referências que cada proposição faz às suas confirmações anteriores. É impossível lê-lo e não refletir sobre suas ideias.

O conceito de liberdade aqui proposto me cativou muito. Me fez lembrar muita coisa aprendida em ?A Revolta de Atlas? de Ayn Rand, em ?Rápido e Devagar: Duas Formas de Pensar? de Daniel Kahneman, em ?Aforismos para sabedoria de vida? de Schopenhauer e em ?Tratado sobre a tolerância? de Voltaire.

Recomendo também, previamente à leitura do livro, a leitura dos textos sobre a obra que se encontram no site do Razão Inadequada: https://razaoinadequada.com/filosofos/espinosa/etica/
Me ajudou muito na compreensão da obra.

Enfim, o livro é incrível, certamente um dos meus livros de cabeceira, e recomendo à todos que desejem se conhecer, entender mais sobre as forças que movem seus atos, reforçam seu Ego e suprimem seu Eu.