Losing Lila

Losing Lila Sarah Alderson

Resenhas - Losing Lila

Ivy 11/07/2015

Cheirinho de X-Men
Se trata da Série Lila, um livro que segue bastante o estilo X- Men e pra quem gosta é uma excelente indicação, já que a série foi muito bem desenvolvida pela autora, com personagens bem criados e trabalhados. O livro começa em um ritmo já bastante acelerado, com ação e adrenalina para não faltar. Aliás, um ponto positivo é o ritmo frenético e ágil com que autora conduziu a história, realmente, não há um momento parado ou cansativo e esse é um ponto positivo na história. O meu único problema foi com o final. Não gosto de livro que começa bom, tem um clímax ótimo e simplesmente deixa a desejar no final, principalmente se tratando do desfecho de uma série. O autor tem que se preocupar em dar um desfecho decente à todos os personagens. Quando a gente lê um livro, uma série, a gente sempre acaba descobrindo um personagem favorito, com quem mais se identifica, e nem sempre esse personagem favorito é o principal. Infelizmente, faltou um desfecho decente para alguns personagens especiais do livro. Algumas histórias ficaram mal terminadas, dando até espaço para um terceiro livro (quem sabe? a autora fechou a série, mas nunca se sabe...) e algumas pontinhas ficaram soltas, deixando um pouco de decepção com o final.
Não chega a ser um livro grosso, por isso, eu fico me perguntando, porque a pressa de dar um desfecho incompleto para alguns personagens? 50 páginas à mais teriam resolvido o problema, respondido todas as perguntas que ficaram na cabeça do leitor e dado um final merecido para cada um dos personagens. Pela qualidade do livro e da série toda, pelo talento da autora demonstrado em toda a obra, acho que 50 páginas realmente teriam sido de grande ajuda.
Quanto à história, ela começa quase que exatamente do ponto aonde havia terminado no livro 1 . Alex e Lila agora são foragidos, escondendo-se da Unidade na Cidade do México. Apenas alguns dias se passaram desde o eletrizante acontecimento do Joshua Tree e Lila ainda está absorvendo todas as mudanças, remoendo a culpa. É importante destacar a maturidade e a independência de Lila nesse livro. Se no livro 1 ela se mostrou frágil e dependente, aqui ela demonstra que cresceu, está mais firme, confiante, perseverante e determinada. As habilidades dela vão aumentando também, e Alex se torna de grande ajuda.
Alex continua um personagem apaixonante, um típico mocinho, que a autora soube fazer crescer na história e se tornar imprescindível.
Os outros personagens vão entrando na história, aos poucos. Suki, Demos, Nate, Key, Harvey, Bill, Thomas, voltam à história, no mesmo ritmo e com as mesmas personalidades. Amber, após os fatos no Joshua Tree sofre uma mudança brusca e violenta de personalidade e as partes com ela são realmente muito interessantes. Quem também ganha destaque nessa história é Jack e Sara. Sara se torna uma dúvida durante quase toda a história, e esse suspense à respeito de suas intenções acabam se tornando um plus e atrativo à mais à história. E Jack se torna quase um protagonista nesse livro, sofrendo uma mudança de 180º e tendo que lidar com todas as novas informações.
Temos a entrada de alguns novos personagens como Richard Stirling, e temos alguns personagens que no livro 1 tiveram pouca chance, voltando com mais destaque, como o pai da Lila e também Jonas.
Como eu disse, são personagens interessantes em um universo completamente novo e cheio de emoção, riscos e adrenalina. História extremamente bem conduzida em um livro que certamente pode ser lido em poucas horas pois realmente prende o leitor. Mas uma vez, como ponto negativo, destaco apenas o final, que deixou algumas pontas soltas, desfechos incompletos e perguntas sem respostas. Mas ainda sim é leitura indicada para todos os amantes de livros com ação, romance e um certo mistério paranormal.

site: http://completamenteliteraria.blogspot.com.br/
Bia 30/05/2017minha estante