Bazar Pulp

Bazar Pulp Cesar Alcázar

Resenhas - Bazar Pulp

Amanda Reznor 14/10/2012

Ótima viagem pelos medeios da aventura épica e do medo!
Cunhados pelas mãos de Cesar alcázar, os textos de Bazar Pulp ganharam uma tonalidade envolvente, alertando-nos não apenas para o fato dos monstros que nossas mentes aos montes tentam provar e propagar pela História, como também para aqueles existentes dentro de nós.

Cristiano Rosa 10/08/2012

Diário CT: Bazar Pulp
O livro Bazar Pulp reúne sete contos escritos pelo gaúcho Cesar Alcázar e foi publicado esse ano pela Argonautas Editora. São 96 páginas que apresentam histórias de fantasia, aventura e horror, como mencionado na própria capa da obra, bem ilustrada e curiosa ao leitor. Com alguns contos mais curtos e outros um pouco mais extensos, o volume leva ao leitor uma boa mistura fantástica.

As narrativas, em 1ª e 3ª pessoas, trazem textos com personagens distintos, como reis, guerreiros, músico, diretor de cinema, crítico de filme, marinheiros, cavaleiros e ladrões, envoltos de aventuras, dramas, romances e suspenses.

Há tramas com mais enredo, personagens mais caracterizados e reviravoltas, outras são bastante simples, com pouco efeito, porém bem escritas. São ambientadas em reinos, florestas, mares, navios, hotel, ruas e cavernas.

Uma sensação que me ocorreu ao terminar a leitura de algumas histórias foi a de ter percebido um tom de crônica em alguns contos, uma crítica/reflexão; e foi interessante o uso de lendas e elementos comuns da literatura fantástica, mas com novas perspectivas.

Destaco a presença do mistério nos contos, o trabalho com as cenas de ação e a representação dos sentimentos dos personagens. Apesar da maioria ser contos curtos, as descrições foram suficientes para inundar a cabeça do leitor e fazê-lo se envolver com que é narrado.

Mortes, crimes, aparições, tesouros e tratos fazem parte dos enredos que, ao mesmo tempo em que são distintos entre si, pela proposta se juntam e formam uma coletânea de histórias com fortes emoções e diversidade cultural, tornando-se uma boa mostra do que há de bom na nossa literatura.

Acredito que o livro atraia muito os jovens leitores, que podem ter na obra uma visão geral do que é a literatura de fantasia e ficção sem exageros, na sua simplicidade e com criaturas para todos os gostos. Uma leitura boa e rápida para intervalo de romances maiores e mais complexos, um verdadeiro pocketbook recheado de surpresas.

Fonte: http://www.blogcriandotestralios.com/?p=18062