Manifesto do Partido Comunista

Manifesto do Partido Comunista Karl Marx
Friedrich Engels

Resenhas - Manifesto do Partido Comunista

Helena 19/06/2024

É uma leitura excelente para quem deseja iniciar seus estudos no assunto, fácil entendimento, super rapidinha explicado de forma simples.

Arrozzinhoo 19/06/2024

Leitura rápida
Primeiro livro lido de Marx (e muito provavelmente o último :D). Recomendo ler e tirar suas próprias conclusões (necessita de um pouco de contexto histórico).

giovanna176 18/06/2024

Eu gostei muito
Leitura muito boa para qm quer começar a estudar sobre o assunto, recomendo! facinho de entender, leiam :))

anoca 17/06/2024

Oq é o comunismo?

para o faminto, a fome

quem quer entender pq se trata de fanfic para gnt burrinha recomendo as aulas sobre usura do murilo resende q estão gratuitas no youtube

h4gatha 17/06/2024

Alexa toca o hino da uniao sovietica
Então quer dizer que é tudo nosso???????????????????????????????????????????????????????????????????

andy_Pendiuk 13/06/2024

Manifesto do Partido Comunista
Apesar de Marx ter uma ideia clara de seus princípios, ele não cumpre seu maior objetivo: apresentar ao proletário, o conhecimento de que a revolução pode acontecer. O Texto não é simples para alguém com pouca instrução compreender e o livro carece de uma organização melhor, sendo o ideal apresentar com mais clareza, logo de início, os princípios básicos para o leitor que ainda desconhece o conceito proposto. As ideias dos autores só começam a tomar uma forma mais nítida à partir da metade do livro.

A forma como foi apresentado leva a interpretações errôneas e distorções do texto original, como vemos com frequência. Quero focar a resenha no seguinte trecho:

"O que caracteriza o comunismo não é a supressão da propriedade em si, mas a supressão da propriedade burguesa.

A moderna propriedade privada burguesa, no entanto, é a expressão última e mais perfeita daquilo que é gerar e se apropriar de produtos com base nos antagonismos de classes, na exploração de uma classe pela outra.

Nesse sentido, o comunismo pode resumir sua teoria numa única expressão: a abolição da propriedade privada."

Esse talvez seja o trecho mais mal interpretado hoje em dia. Quando lido na íntegra, seu objetivo é claro: o fim da propriedade privada da burguesia, adquirida através da exploração das classes mais baixas. Não é raro ouvir nos dias atuais as assombrações do fantasma do comunismo, que quer "roubar" a casa que foi construída com o suor do seu trabalho. À seguir, mais um trecho do livro que acredito ser de extrema importância:

"A nós, comunistas, já acusaram de querer suprimir a propriedade adquirida individualmente pela via do trabalho, aquela propriedade que constituiria a base de toda liberdade, de toda atividade e de toda autonomia pessoal.

Propriedade conquistada, adquirida, resultante de merecimento pessoal! Falam os senhores daquela propriedade do pequeno-burguês ou do pequeno camponês a qual precedeu a propriedade burguesa? Essa, não precisamos suprimir, porque o desenvolvimento da indústria já a suprimiu e segue fazendo-o dia após dia."

É uma leitura muito importante, recomendo tanto para quem concorda com os ideais propostos tanto quanto para quem tem em seus conceitos, ideias opostas. A divergência de opiniões é natural ao ser humano, mas deve ser baseada em fatos e a discordância de um movimento deve ser formada a partir de suas intenções originais e não de uma forma caricata que é propagada pela massa.

E quanto a ser ou não executável, muito provavelmente não é. Mas isso é outro assunto e bem longo também. Mantenho minha resenha apenas à respeito da obra em si.

Rocapanque 11/06/2024

Não é uma utopia inocente, é um plano cruel bem arquitetado.
O burguês é inimigo.

O "pequeno burguês", um termo genérico que pode ir de um dono de um negócio pequeno até uma pessoa que tem um casaco mais bonito que o seu, é inimigo.

Se você é um miserável (lumpemproletariado) você pode se render a burguesia, inimigo.

A estrutura familiar serve a burguesia, logo, é inimiga.

A religião é o "o ópio do povo". Inimiga.

O que resta? Apoiar a causa e ser medíocre ou ser fuzilado.

Andressa1407 07/06/2024

Teoricamente perfeito, porém, infelizmente, muito difícil implementar esse sistema, ficando algo utópico.

Camila 03/06/2024

Atemporal.
?Os proletários nada têm a perder com ela [a revolução], a não ser as próprias cadeias. E têm um mundo a ganhar. Proletários de todo os países, uni-vos.?

Erika679 01/06/2024

Leitura para um trabalho de sociologia
Foi uma experiência interessante. É um legado importante da humanidade e deve, sim, ser lindo independente de sua posição política, para firmá-la ou simplesmente por acréscimo de conhecimentos. Ele expõe críticas a uma sociedade passada, mas que perduram até os dias atuais, o tornando um atemporal e rico material de estudo.

Bruna3561 31/05/2024

Distorção de classe é tão triste
Entender um pouco sobre como a burguesia afeta a classe trabalhadora sem dúvida é um caminho sem volta. No entanto, é uma leitura que precisa ser adicionada a outras. Vale a pena!

isnarbru 31/05/2024

Não tem muito o que eu falar. Este livro é objeto de estudo, caso busque entretenimento não recomendo comprar a obra.

Herilene.Sousa 30/05/2024

"A História da humanidade, é a história das lutas de classe"
Manifesto Comunista Comunista?, marca profundamente as discussões sobre a luta de classes e a sociedade capitalista. Nessa edição de Sabrina Fernandes, vem nos mostrar a importância que o manifesto adquire no momento em que o trabalho moderno já não possui as mesmas características do passado. No século XXI,  essa modernização  caracteriza-se pelo conhecimento que o capitalismo tem sobre a classe trabalhadora, fazendo com que ele lute contra a sua própria classe. Reiteramos, períodos em que a pandemia que se alastrou pelo mundo, apenas acentuou as desigualdades já existente, entre ricos e pobres. Contudo, nos mostra que a ideia que há pelo discurso de somos os nossos próprios patrões, que podemos fazer nossos horários,  nada mais são que demonste de uma legislação, cuja tendência é a precarização do trabalhador. Quando falamos em precarização, assumimos além de uma dimensão econômica, mas também a sócioemocional, a que gera a autoalienacao do trabalhador e a perda de autonomia, retiradas de direitos.
Diante disso, compreendemos que se faz necessário modernamente retomarmos a leitura deste livro, para que possamos, novamente, entendermos que se não nos unirmos, o sistema nos explora cada vez mais!!!