Manifesto comunista

Manifesto comunista Karl Marx
Friedrich Engels

Resenhas - Manifesto do Partido Comunista

Leandro571 21/07/2023

Muito bom, com explicações fáceis e claras de entender, esclarece muitas dúvidas e explica todas as visões

Willian Veltri 19/07/2023

Uma obra esclarecedora
Uma obra esclarecedora, mas que deve ser considerada dentro do seu contexto histórico.

Em tempos de polarização e tanta desinformação, essa leitura é praticamente obrigatória, não para converter capitalistas em comunistas, mas sim para sairmos do senso comum sobre o assunto, especialmente se afastar das manipulações midiáticas que somos impostos sobre o tema.

Uma leitura como essa atualmente consiste em compreender as ideias de Marx e imprimir a nossa visão de mundo para formar uma opinião, ao meu ver, Marx revela muita coisa que até hoje podemos observar em nossa sociedade, a famosa frase ?As ideias dominantes numa época nunca passaram das ideias da classe dominante? é absolutamente atemporal e todos deveriam refletir sobre isso.

Outras situações entendo que compete ao contexto da época e também ao local e que atualmente precisariam ser repensadas.

O fato é que não da pra saber se o comunismo daria certo aqui no Brasil ou qualquer outro lugar da maneira que Marx pensou, são outros tempos e cada lugar com suas particularidades, mas compreender a luta de classes e acima de tudo ter consciência social ajuda a caminharmos para uma sociedade melhor, mesmo após essa leitura, não posso afirmar que o melhor caminho seja o comunismo, mas estou convicto que o Capitalismo nunca deu certo! Falhou, falha e falhará, até nos levar a extinção como espécie.

Ellie 19/07/2023

Bonitinho no papel, impossível na prática.
Mesmo que eles tenham criado essa forma de governo com boa intenção, é uma ideia bem sem sentido! Onde no mundo onde vivemos, com a ganância do ser humano, as pessoas vão ser todas exatamente "iguais"? Porque parece que era isso que eles queriam... Sempre vai ter alguém mais rico, mais poderoso, e assim como vemos nos exemplos de países que adotaram (ou tentaram adotar) essa ideologia, sempre vão ter aqueles que vão controlar as coisas, no caso desses países, os ditadores controlam é tudo e o resto do povo fica na miséria! Além de que seguindo essa ideia deles, não teríamos a tecnologia que temos hoje, já que cada um produziria pra si mesmo, quem iria querer espalhar suas ideias extraordinárias sem nada em troca?!
chris 29/07/2023minha estante
Oi! Se me permite dizer... segundo os socialistas, as pessoas poderiam ser mais iguais se o instrumento usado pra se diferenciar fosse controlado por um mecanismo maior do que essas pessoas. Até porque a maneira como alguém pode se diferenciar das outras pessoas seria pelo seu poder da propriedade frente às pessoas que não tivessem.
Acho que o objetivo não seria tornar as pessoas iguais, mas permitir direitos iguais para as pessoas, o que não acontece nos países capitalistas.
Aqueles que controlam as coisas (no caso, a propriedade) não formariam uma classe social acima das outras, mas seria formada por pessoas de outras classes, especialmente trabalhadores, mais envolvidos com o processo político.
Seguindo a ideia deles, não teríamos a tecnologia de hoje em dia, segundo você, mas por que pensa dessa maneira? Porque a URSS evoluiu de uma maneira comparável aos EUA durante o século passado. E as pessoas poderiam se sentir estimuladas a produzir conhecimento e novas tecnologias, caso houvesse mais subsídios.
Espero que não se incomode pela minha resposta:)

Carol 18/07/2023

VAMO PROLETARIADO
Achei um livro ótimo, muito explicativo com uma escrita objetiva e clara, gostei muito da introdução feita pela preparadora pois ela conecta conceitos do comunismo com o cenário da pandemia e isso pra mim foi esclarecedor planejo estudar mais sobre comunismo e essa obra foi um começo.

maria 16/07/2023

Manifesto do partido comunista
Nao é uma leitura complicada, só precisa de calma, paciência e vontade. É otimo pra qm ta começando a estudar sobre o assunto (assim como eu)
am3ricanbitch 16/07/2023minha estante
comecei a ler mas dei uma estacionada justamente pela linguagem complicada mas pretendo voltar a ler ainda esse ano

maria 16/07/2023minha estante
é meio complicado msm, tive pesquisar mt coisa tbm. Uma coisa q eu fiz q me ajudou mt foi fazer anotações, achei q assim ficou mais facil

am3ricanbitch 16/07/2023minha estante
quando eu voltar a ler vou fazer a mesma coisa! é uma ótima ideia e método pra não se perder

Lari 16/07/2023

Ah Marx...
Eu amei ter lido esse livro! Tantas coisas se esclarecem... eu um livro curto, não fluído, mas que em questão de algumas horinhas lemos e podemos entender tanta coisa sobre o comunismo (que não tem nada a ver com o que se fala por aí por ignorantes).

gstvmts 16/07/2023

Bom livro de ficção
Brincadeiras à parte, concordando ou não, gostando ou não, o presente manifesto teve e tem muita influência no pensamento esquerdista como um todo. Muitas das constatações aqui inseridas são presentes nos atuais debates públicos, servindo como um norteador na filosofia do conflito de classes e na defesa de que existem e existirão inevitáveis crises econômicas advindas do sistema capitalista que é, supostamente, contraditório em si mesmo.

carolknia 14/07/2023

Eu nn sei oq comentar, na vdd tô com mt preguiça, eu escrevo qualquer merda aqui pq eu só quero marcar como lido, mas enfim papai Karl e o engels smp arrasando

sophia 13/07/2023

I love comunismo
Agora de verdade n li pra faculdade mas é praticamente obrigatório vc saber tudo sobre esse livro pra conseguir minimamente acompanhar o curso de ri é muito senso comum conhecimento base mesmo

nickitty 11/07/2023

Muitos conhecimentos
Fiquei me arrastando pra ler, mas eu queria abranger meu conhecimento sobre o assunto e gostei bastante.
ainda não tenho opinião completa formada, entretanto recomendo pra quem quer começar a aprender mais sobre o comunismo.

vaporbarato 07/07/2023

"A burguesia despojou de sua auréola todas as atividades até então reputadas como dignas e encaradas com piedoso respeito. Fez do médico, do jurista, do sacerdote, do poeta, do sábio seus servidores assalariados."

Talita 07/07/2023

"O capitalismo falhou, falha e falhará em cada uma das sociedades onde ele colocar os seus tentáculos, que se baseiam na exploração e na expropriação do homem pelo homem... E é isso que a gente combate!"
- Carvalho, João

I.Moon_ 05/07/2023

Interessante
Gostei das ideias e dos pontos que o livro trás.
É uma leitura bem rapida, li em uma sentada.
(Confesso que infelizmente não entendi bem a parte 3 - Literatura socialista e comunista, mas uma hora pego para reler melhor)
É isso, recomendo :)

Iasmin 03/07/2023

?O capitalismo falhou,falha e falhará em cada uma das sociedades em que colocar os seus tentáculos.?