Manifesto Comunista

Manifesto Comunista Karl Marx
Friedrich Engels




Resenhas - Manifesto do Partido Comunista


1261 encontrados | exibindo 151 a 166
11 | 12 | 13 | 14 | 15 | 16 | 17 |


Felipe1067 04/11/2023

Trabalhadores do mundo, uni-vos!
Um texto que mantém-se relevante após mais de 1 século da primeira publicação.

Leitura obrigatória para todas as pessoas que dependem unicamente do próprio trabalho para sobreviver.

Trabalhadores do meu Brasil, organizem-se!!!
comentários(0)comente



Helena 03/11/2023

Fácil e perfeito
É uma leitura rápida e de fácil entendimento. Claro que o comunismo vai além e têm muitas outras vertentes para quem está confuso, mas esse livro é como se fosse um convite para todo assalariado.

Leia e abra sua mente. Leia e perceba que é explorado. Leia e se liberte.

Se liberte das amarras do capitalismo e da falsa ilusão que você pode chegar na riqueza absurda de Elon Musk (ou de outros bilionários famosos por terem começado de baixo e com muito esforço).

Sinta raiva. Sinta raiva da injustiça. Sinta raiva do acumulo de riquezas. Sinta raiva do uso desenfreado dos recursos naturais. Por fim, sinta raiva da exploração do homem pelo homem.

Vamos juntos.

PROLETÁRIOS DE TODOS OS PAÍSES, UNIVO-OS!
comentários(0)comente



marcela115 01/11/2023

Perfeito
é perfeito para a compreensão sobre capitalismo, consciência de classes e toda a história até agora.
comentários(0)comente



ciliane.ogg 31/10/2023

Todos os livros que li até agora que falavam sobre teoria política, mostravam ideias novas , mas também traziam mais dúvidas. Esse livro agora lido, esclarece o processo histórico de como o manifesto foi produzido, bem como clareia as ideias e ajuda no entendimento de livros como Domenico Losurdo, geopolítica internacional, e as diversas razões de como as decisões operam no mundo em que vivemos.
Se soubesse, teria lido o manifesto antes.
comentários(0)comente



Beatriz.Cortello 31/10/2023

Leitura para meus estudos sobre o comunismo.
Viva a classe trabalhadora!
ja passou da hora do povo se organizar, o capitalismo enfiou seus tentáculos de maneira tão profunda, que nós precisamos pra ontem nos organizarmos, pretendo fazer mais leituras assim, especialmente porque meu curso é de via marxista e pretendo melhorar nessa questão!
comentários(0)comente



rafa_._cardoso 30/10/2023

Ajuda a entender a polarização atual
Um dos livros mais importantes da corrente comunista, é um livro com muitas informações sobre o contexto histórico da época, bem como as posteriores atualizações.
comentários(0)comente



ticilima___ 30/10/2023

...
Acho que tem que ser lido pra que possamos identificar no nosso dia-a-dia o comunismo e ver como ele se encaixa em todas as sociedades independente do tempo em que vivem, para mostrar que a burguesia nos afungenta de um mundo em que o proletário não sofra,independente das circunstâncias, e que não seja mais explorado e expropriado.
comentários(0)comente



Matheus.Infante 26/10/2023

GENIAL
O livro que ditou o século seguinte. Curto, direto e bem elaborado. Marx e Engels são gênios, gênios, gênios.
comentários(0)comente



JuujCees 26/10/2023

Li na adolescência
Achei paia quando li, não sei se hoje em dia mudaria minha opinião até porque não vou ler de novo ??
comentários(0)comente



Milla 24/10/2023

"A história da humanidade é a história das lutas de classe."
Eu fui ler com medo, achando que não conseguiria entender por ser um livro político, mas eu achei muito tranquilo de entender (algumas partes não sei se entendi muito) mas de qualquer forma é um livro para reler várias e várias vezes.
Senti que foi muito rápido, concerteza quero ler mais sobre o assunto.

"Que as classes dominantes tremam à ideia de uma revolução comunista! Os proletários não têm nada a perder, a não ser suas correntes."
comentários(0)comente



Danilo 23/10/2023

Grandioso e atual
O primeiro capítulo do volume abre com a icônica frase “A história de toda a sociedade até aqui é a história de lutas de classes”, expondo imediatamente o caráter classista do texto. No início do texto também é destacado que, embora diferentes classes e formas de opressão tenham surgido ao longo da história, os antagonismos entre classes nunca foram suprimidas. E estes antagonismos se simplificam cada vez mais, de modo a sociedade se dividir em classes cada vez mais opostas.

A fim de apresentar o conteúdo de forma simples e direta, o Manifesto do partido comunista (1848) é concebido como um panfleto para o operário da europa do século IX. No livro, Marx e Engels apresentam diferenças e conceitos básicos como burgueses e proletários, propriedade privada burguesa e as razões de abolí-la.

Os autores pontuam que a partir do momento em que houve o estabelecimento do capitalismo enquanto modo de produção dominante no mercado mundial, e portanto, possuindo grande poder econômico, ela passa também a deter poder político. Dessa forma, os governos dos Estados modernos passam a atuar como um comitê para gerir os interesses da classe burguesa.

Uma das passagens mais maldosamente interpretadas usadas para criticar a obra e atacar o comunismo, é o momento onde é mencionado a necessidade da abolição da família. Aqui, Marx e Engels se referiam às estruturas familiares que, moldadas pelo capitalismo, existem em torno da propriedade privada, que perpetuam a exploração e transmissão de riquezas de geração em geração, portanto, do próprio sistema capitalista.

O que me encanta sobre o livro é o quanto ele continua atual. Apesar de alguns temas presentes no Manifesto terem sido melhor desenvolvidas posteriormente, tanto por Engels quanto por Marx, suas ideias centrais permanecem incólumes, que é a critica categórica do capitalismo, a existência das classes e o distanciamento cada vez mais evidente entre elas, além da ênfase na importância e na urgência da organização do proletariado em classe e da inevitável revolução comunista em vista da construção de uma nova sociedade, mais justa e livre de exploração.
comentários(0)comente



Maia 22/10/2023

"Um espectro paira sobre a Europa: o espectro do Comunismo."
"Proletários de Todos os Países, Uni-vos!"
comentários(0)comente



FabioMartineli 22/10/2023

Texto bem conciso e, pela sua proposta, tem uma argumentação mais superficial e mais diretiva, talvez para alcançar um maior número de leitores e transmitir com maior facilidade sua mensagem.
comentários(0)comente



Maria675 20/10/2023

A história da sociedade é a história de lutas de classes
Livro bastante esclarecedor e age como uma forma de introdução sobre o comunismo, todos (principalmente os proletariados) deveriam ler.
comentários(0)comente



Marcos606 18/10/2023

Reflete uma tentativa de explicar uma compreensão materialista da história. Argumenta que as lutas de classes, ou a exploração de uma classe por outra, são a força motivadora por trás de todos os desenvolvimentos históricos. As relações de classe são definidas pelos meios de produção de uma época. No entanto, eventualmente estas relações deixam de ser compatíveis com as forças de produção em desenvolvimento. Neste ponto, ocorre uma revolução e uma nova classe emerge como dominante. Este processo representa a marcha da história impulsionada por forças econômicas maiores.

A sociedade industrial moderna, em específico, é caracterizada pelo conflito de classes entre a burguesia e o proletariado. Contudo, as forças produtivas do capitalismo estão rapidamente a deixar de ser compatíveis com esta relação de exploração. Assim, o proletariado liderará uma revolução. No entanto, esta revolução terá um caráter diferente de todas as anteriores: as revoluções anteriores simplesmente realocaram a propriedade a favor da nova classe dominante. Contudo, pela natureza da sua classe, os membros do proletariado não têm forma de se apropriar de propriedade. Portanto, quando obtivessem o controle, teriam de destruir toda a propriedade privada e as próprias classes desapareceriam.

O Manifesto argumenta que este desenvolvimento é inevitável e que o capitalismo é inerentemente instável. Os comunistas pretendem promover esta revolução e promoverão os partidos e associações que estão a levar a história à sua conclusão natural. Argumentam que a eliminação das classes sociais não pode ocorrer através de reformas ou mudanças no governo. Em vez disso, será necessária uma revolução.
comentários(0)comente



1261 encontrados | exibindo 151 a 166
11 | 12 | 13 | 14 | 15 | 16 | 17 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR