Einstein

Einstein Walter Isaacson

Resenhas - Einstein

Julhaodobem 25/09/2023

Uma Biografia Adorada
As origens do universo são perguntas que desde quando o ser humano teve a curiosidade de olhar para o céu e se perguntar o que existiria lá em cima, fez com que uma onda de pesquisas e ideias fossem criadas para sanar as dúvidas do porque estamos aqui e para que devemos estar neste pequeno pálido ponto azul. A filosofia foi a primeira etapa de várias perguntas, ou melhor, debates feitos por homens que se denominavam filósofos, como Sócrates, Aristóteles ou Platão etc. Homens assim começaram a debater coisas do nosso mundo para tentar entender o porquê dos fatos funcionavam como faziam. No fim não importava se chegassem a alguma resposta, o importante era o caminho que eles faziam com suas mentes para bater o seu objetivo.
Assim, da Filosofia nasceu outros filhos e filhas que hoje moldam o que chamamos de Ciência. A ciência é a base para tudo que temos atualmente, desde os notebooks que usamos para escrever até o lápis grafite que usamos para rabiscar, a sua latinha de refrigerante ou prendedor de madeira. A ciência está em tudo que vemos e ouvimos, seja criado por seres humanos ou não. Disso nasceu a química, a física, a matemática, a engenharia e ciências humanas.
Para tal, estes são gostos e estudos que hoje moldam a humanidade, seja de uma forma boa ou não, pois temos que entender e tirar logo o elefante da sala de que um cientista não é somente os bons mas também existem os maus. Pois no fim todos podemos ser falhos.
Pensando nisso, uma figura da Ciência sempre me chamou a atenção, um homem de longos cabelos brancos todo bagunçado, colocando a sua língua pra fora, um professor que nunca usava meias, caminhava todos os dias para o trabalho e tinha uma imagem de quase um astro de cinema, pois todos falavam dele, mesmo depois de morto. Desde pequeno ouço o nome Albert Einstein, seja como uma referência a loucuras na ciências ou na raiva de estudantes do ensino médio que não gostam de números serem forçados a passar em uma prova de acordo com seus cálculos..
Mesmo assim, todos no mundo sabem quem é ele, aqueles que não sabem pelo menos em alguma vez na vida vão ouvir frases como “muito Einstein aquela pessoa” ou “ se Albert Einstein não passou em matemática, eu também não sou obrigado”. Assim, para conhecer este homem, pela ironia do destino foi um próprio especialista em seu campo que me emprestou o livro que mudaria a minha perspetiva sobre este homem. É irônico para mim , que nunca gostei de Física no ensino médio, agora adorar um físico do cosmos, graças a uma biografia que me foi dada por um físico que futuramente irá trabalhar na Nasa. Estes são acontecimentos que me fazem pensar que no fim podemos adiquirir novos gostos e nos impressionar com eles, é so termos ouvidos e olhos atentos para ouvir uma boa explicação do que são buracos negros e ai Star wars e Star trek irão ser nada, perto da possibilidade de uma dessas massas de energia engolir o planeta terra.
Einstein: sua vida, seu universo é uma biografia não autorizada produzida pelo escritor e jornalista Walter Isaacson. Nascido nos Estados Unidos no estado de Louisiana em Nova Orleans, ele já foi presidente e diretor executivo da CNN, grande portal jornalístico dos EUA e também editor da revista Time. O interessante deste autor é a sua escrita investigativa que remete a sua área que é o jornalismo. Como todo jornalista, a investigação deve se afundar com o objetivo de criar uma narrativa, seja da forma que aconteceu na vida real ou em uma maneira de construir uma linha do tempo para ajudar o leitor a se entender sobre os fatos. Isaacson consegue produzir isso maravilhosamente bem.
Existem milhares de biografias escritas sobre Einstein no mundo, ele foi um dos homens mais citados em biografia do planeta, seja pelas suas descobertas na física ou pela curiosidade da sua vida pessoal. Nesta biografia é possível perceber estas duas coisas convivendo entre si. Temos o Einstein acadêmico focando mais na sua vida na física e seus cálculos e temos o Einstein mais íntimo e pessoal, mostrando como é sua visão de mundo e como isso afeta suas ideias políticas e seus relacionamentos pessoais desde a adolescência.
Para tal, este livro é a primeira biografia na minha vida do qual consegui me aprumar perante as páginas e não achar tediosa. Com isso, não sei se isso se remete a minha idade e a curiosidade sobre histórias de pessoas terem aflorado agora, pois nunca fui muito fã de biografias, sempre achei elas chatas e sem sentido. Tanto que, antes deste livro a única biografia na qual me apaixonei foi uma escrita pela darkside books de stephen king. Mas ao ter em mãos esta biografia de Einstein, posso dizer que agora tenho duas biografias preferidas.
Durante 600 páginas o autor nos conta a história de um pequeno alemão chamado Albert Einstein que deseja estudar a física enquanto é distraído e critica os métodos que para ele são nada convencionais da educação. Desde pequeno com a sua imaginação, Einstein se torna uma pessoa que tem a curiosidade apurada por tudo que acontece à sua volta, mas foca-se sempre em seus experimentos mentais, com o mais famosos onde ele pensa se seria possível viajar ao lado de um raio de luz e como seria observar isso.
Assim, foi daí que surgiu a teoria da relatividade, que é explicada à risca durante a páginas do livro, de uma forma mais amena e acadêmica, fácil de entendimento para o leitor. A teoria da relatividade é algo interessante, pois estamos falando de objetos que possuem deslocamentos que sejam iguais e velocidade da luz. Com isso, uma boa parte da vida inicial na academia Einstein imaginou isso, criando uma nova era na física e debatido profundamente com a física clássica.
Não irei aqui explicar todas concepções da teoria de Albert Einstein até porque não sou dessa área, mas fica a dica de ler o seu próprio livro, A Teoria da Relatividade, no qual publicou para os leigos para entender a relatividade. Esta visão que Einstein deu à sua teoria e que posteriormente foi ouvida por uma grande parcela da sociedade faz perceber outro ponto importante da sua vida. É peculiar vermos que um físico alemão tinha conseguido tanta voz em uma época onde a comunicação estava sendo desenvolvida em seus primeiros passos para atingir o auge que temos hoje. Um homem que por conta da sua teoria foi convidado por presidentes e monarcas para participar de eventos e jantares chiques, um homem que negava qualquer tirania política e que tinha jeitos tão simples que o transformaram em um sujeito de luxo aos olhos do povo.
Assim, observando melhor e lendo o livro, é possível perceber que a época que einstein viveu era um grande turbilhão de descobertas inéditas e políticas, um período que ele presenciou duas guerras mundiais em seu país, onde presenciou uma deterioração social do povo alemão, que mesmo posuindo uma grande gama de conhecimento sobre várias áreas da ciência e das humanidades, se corrompeu pela derrota e pela procura do poder, se tornado em partes por culpa da europa e também pelo povo alemão, os grandes acidentes de uma nova era moderna no mundo, criado pela violência e pelo ultra-nacionalismo.
Em torno disto, temos um Eisntien pacifista, judeu, alemão e um homem que se importa mais com estudo academico do que suas relações pessoais. A sua nacionalidade é algo interessante pois mesmo que já tenha sido suico, alemão e norte-americano, ele sempre se negou a possuir uma nacionalidade, pois via isso como uma forma de se fechar para o mundo, algo que remete em parte da uma vida com a ideia de ser judeu, no qual abracou profundamente na era de Hitler. O que me chama mais atenção eram as suas ideias pacifistas, que reverberam em boa parte da sua vida, em que negava o alistamento militar obrigatório e queria a total liberdade de pensamento, pois segundo ele um território que criava a população para o exército era criar um povo fechado para o pensamento da vida e da democracia.
Algo que tem suas pausas na segunda guerra mundial com a corrida para a criação de uma bomba atômica, na qual Einstein era contra mas ao ver que os nazistas estavam tentando fazer uma, abraça o lado dos norte-americanos, resultando em uma tristeza que a ele e outros cientistas que foram contra o resultado de mortes inocente por toda a suas vidas.
Assim, durante a biografia o autor conta com detalhes que a História proporciona como foi a vida de Einstein. O interessante é a sua vida pessoal, algo que me deixa com mais curiosidade, pois o que mais me fascina em personagens importantes da nossa história não são seus feitos grandiosos que deixaram a marca na humanidade, mas sim se eles tomam café da manhã, o que fazem em seu tempo livre, se sentem dor, raiva, tesão, como se relacionam etc. Esta é a síntese mais interessante para se conhecer alguém. Durante a leitura conheci várias características interessante desse fisco em sua bastidores, tirando que a maioria das vezes ele estava trancado em seu escritório estudando os momentos do livro que conta a sua relação com a família e com seus pares amorosos são feitos de uma forma que parece que o autor está nos contando a história de um parente próximo ou um vizinho do nosso bairro, colocando piadas , fato e dados que estão na história para serem vistos e interpretados.
Por tanto, mesmo que à primeira vista o livro parece ser grande demais e possivelmente entediante por parecer ser apenas de cálculos da física, a grande maioria são apenas fatos sendo contados enquanto se cria uma narrativa jornalística sobre a vida de Albert. Os cálculos estão presentes nessa obra, mas de uma maneira que juntos com a escrita que fazia parte da vida de Einstein, como uma forma de explicar suas ideias e seus cálculos, não é a mesma coisa que estudar os números, mas para um leigo e curioso servem de bom grado.
Desta forma, mesmo que eu tenha demorado 6 meses para ler este livro, no qual foi culpa de estudo da universidade e problemas pessoais, ao terminar em uma tarde quente este livro, me fez ter uma grande sensação de dever comprido comigo mesmo, pois me fez perceber que não preciso focar apenas em minha visão de mundo apenas, em minha visão humanística da ciência, mas na verdade posso explorar pequenos conceitos e ideias grandiosas de outras áreas do conhecimento humano. Entretanto, não vou me matricular em um curso de física e aprender a riscar a teoria da relatividade, mas saberei a sua importância, vou imaginar o que ela poderá fazer e as histórias interessantes do cosmos que existem em torno dela.
Assim, Einstein: sua vida, seu universo proporcionou uma leitura agradável ao conhecer a história de um dos físicos teóricos mais famoso da história humana, com seu jeito diferente, considerado estranho para alguns e divertidos para outros, mas o principal que fica desta leitura é algo simples: não deve nunca deixar a curiosidade morrer. Com ela Einstein criou uma teoria que derrubou a física claśsica, criou toda uma nova geração de físicos, assim a curiosidade cria a imaginação e daí podemos criar coisas incríveis, como também, melhora nossa própria vida, não aceitando algo como ele é, não virado os olhos para algo só porque não entendo como ele funciona. Saia da sua zona de conforto, procure respostas, você pode não irá aprender algo grandioso mas o caminho que fará põe se de grande ajuda no futuro, para você mesmo ou para a humanidade.

site: https://diariossemanal.blogspot.com/

Wilson 05/06/2022

Einstein, um curioso rebelde
Mais uma exímia biografia escrita por Walter Isaacson. Nesta obra, o autor descreve incrivelmente o ser humano Albert Einstein, expõe as suas maiores intimidades, defeitos e qualidades.
Einstein era um rebelde que tentava explicar os mistérios do universo. Era distraído e solitário.
Apesar de muito inteligente, acreditava em ideais socialistas.
A obra apresenta muitas páginas sobre física, as quais não entendi nada.
Por fim, essa obra é essencial para compreender um pouco a mente desse grande ser humano.

Elisio Rebouças 10/01/2022

Walter Isaacson é fenomenal
Já conhecia ele pela grande narrativa de Steve Jobs, seu modelo de intrincar e fatiar a história faz dos seu livros deliciosos. Falar de Einstein não é tão fácil como imaginei. E não por que ele é um super-humano ou tem poderes sobre humanos, mas sim por que ele é um ser humano.
Uma aula de como fazer ciência e como ser gente de verdade. Obrigatória a leitura

Tiago Fachiano 31/10/2021

Fantastico
Todos os livros que li biografia que o Isaacson escreve são fantásticos. A quantidade de detalhe e eventos são impressionantes. Para escrever uma leitura ele deve dedicar centenas de horas lendo cartas, entrevistas e artigos. Para esse livro do Einstein, por exemplo, ele teve que ler todos os artigos escritos pelo físico. Isso é fantástico.

Sobre a história do Einstein, ele é simplesmente o gênio que mudou percurso mundial com sua física teórica. Tão importante quanto Newton ele ditou o rumo do mundo e só depois de muitos anos foi capaz ser comprovada as suas teses e ele foi por muito tempo, o ser humano vivo mais importante do mundo. Simplesmente espetacular ler e entender o crescimento de um menino complexo para um homem capaz mudar a história mundial.

Eduardo.Vinicius 02/11/2020

Uma biografia completa...
Muito bom saber cada fase da vida desse gênio que virou celebridade através dos estudos.

Léo 11/05/2019

Um Einstein humano.
Me surpreendi triste ao terminar o livro. Como se tivesse acompanhado ao longo de vários dias um amigo me contando o que acontecia com ele.
Como se tomassemos café e discutíssemos suas ideias e seus devaneios.
Isaacson me pegou despreparado ao mostrar o lado mais humano de Einstein.
Sim. É um livro que discorre sobre seus feitos e seus erros. Que não foram poucos, em ambos os casos. Mas é mais um livro sobre o homem que foi Einstein.
Não precisa ter inteligência acima da média para compreender as propostas de Einstein ou as leis descritas pelo livro. Nem é o foco do autor. O foco foi apresentar dia história, ao longo do tempo, ao leitor.
Einstein era humano. Talvez mais humano que a grande maioria de nós. Ler sua biografia, esta ao menos, me levou a questionar muitas das ações que tomamos todos os dias.
Obrigatória a leitura.