CRISTIANISMO E ESPIRITISMO

CRISTIANISMO E ESPIRITISMO LÉON DENIS

Resenhas - Cristianismo e Espiritismo

JanaAna90 18/09/2023

Escrito por Léon Denis, um dos principais divulgador e estudioso do Espiritismo na França e discípulo de Allan Kardec, o fundador do Espiritismo. O livro fala sobre a relação entre o Cristianismo e o Espiritismo, dois sistemas de crença que, à primeira vista, podem parecer conflitantes, mas que Denis argumenta serem compatíveis em muitos aspectos.
Denis argumenta que o Espiritismo não é incompativel com os princípios fundamentais do
Cristianismo, mas enfatiza que ambos compartilham valores como amor, caridade, justiça e fraternidade.
Sobre a evolução espiritual, o autor destaca a importância da evolução espiritual e moral para todos nós, uma ideia central tanto no Espiritismo quanto no Cristianismo. Ele argumenta que o Espiritismo pode ser visto como uma extensão do ensinamento cristão, fornecendo uma compreensão mais profunda da vida após a morte e do progresso espiritual
O Espiritismo, nos fornece evidências científicas da sobrevivência da alma após a morte por meio de comunicações com espiritos desencarnados, o que pode fortalecer a fé cristã na vida após a morte.
Outra coisa que o livro aborda é sobre a importância da reforma íntima, na busca pela elevação moral e espiritual como um objetivo tanto do Cristianismo quanto do Espiritismo.
Enfim, o livro nos mostra que, longe de serem opostos, o Cristianismo e o Espiritismo compartilham valores e objetivos espirituais similares. Destacando como o Espiritismo pode complementar a visão cristã da vida após a morte e da evolução espiritual, oferecendo evidências e perspectivas adicionais sobre esses temas. Um livro interessante e instrutivo sobre o espiritismo, escrito em linguagem simples e objetiva e que não requer conhecimentos prévios sobre o espiritismo.

Rodrigo 15/01/2021

Esvlarecedor
O livro foi bem escrito apesar da época. Parece que fala nos dias de hoje, apesar de ter 2 séculos de criado. Tras um conhecimento esquecido. Aprofundado.
A forma como foi escrito é bom espaçamento.to das linhas. A cor do papel.
Os textos são bem objetivos, claros e pode ser pesquisado.
Leitura recomendada.

jumorgensten 22/10/2020

Ao todo são 11 capítulos, onde o autor vai caminhando pela história do Cristianismo, início do Espiritismo e depois todas as questões sobre a Doutrina Espírita e mediunidade.

Os três primeiros capítulos falam sobre os evangelhos em si, a sua origem, autenticidade e sentido oculto dos mesmos. Depois começa a abordar as questões espirituais como a doutrina secreta, as relações com os espíritos dos mortos, as alterações do Cristianismo e os dogmas.

Já a partir do 8º capítulo inicia falando sobre o Espiritismo em si, com a decadência do Cristianismo, o Espiritismo e a ciência, a doutrina dos espíritos e a renovação.

Após vem a conclusão e 14 notas complementares sobre as origens, autoridades e questões espirituais comentadas ao longo da narrativa como a Bíblia, as origens do Antigo Testamento, os fenômenos espíritas na Bíblia, a reencarnação, períspirito e Galileu e a Congregação do Index.

O texto é antigo e de médio entendimento e a leitura é densa, vai em uma crescente e é necessário ir lendo aos poucos para melhor entendimento. É um livro totalmente técnico, histórico e melhor absorvido como estudo.

Para quem gosta de história, o começo de Cristianismo e Espiritismo é um prato cheio. Já para quem gosta mais de abordar a Doutrina Espírita, o melhor está do meio para o fim.

Independente do gosto, é maravilhoso ler mais uma obra do autor e seu ponto de vista sobre um determinado período. Léon Denis sempre acaba levando o leitor para a cena histórica que está sendo comentada.

site: http://hidratarvicia.com.br/2020/10/22/cristianismo-e-espiritismo-leon-denis/

Volnei 29/07/2016

Cristianismo e Espiritismo
Esta obra de Leon Denis traz um estudo aprofundado do cristianismo e toda influencia deste na doutrina dos espíritos de Kardec no século XIX. Elo nos mostra as varias faces da igreja católica no decorrer do primeiro milênio. As obras deste autor são uma continuação do Trabalho do codificador e valem a pena serem lidas por aqueles que querem conhecer a doutrina.

site: http://toninhofotografopedagogo.blogspot.com.br/

Marcos 18/07/2011

Entendendo o contexto
O espiritismo surgiu não para se opor ao cristianismo, mas para resgatar o que foi perdido com a estruturação da Igreja Católica e que a Reforma falhou em retomar. Leon Denis mostra com clareza que a crença dos cristãos do primeiro século foram deturpadas pela hierarquia da Igreja à medida que se firmava como poder temporal. Reconhece a contribuição do catolicismo mas mostra que apenas o espiritismo pode dar a resposta que o homem precisa para superar as aparentes contradições que o desenvolvimento científico colocou diante dos dogmas de uma Igreja que se afastou do verdadeiro evangelho e originou um mundo materialista e céptico em relação a Deus.

HARRY BOSCH 05/07/2011

Cristianismo Redivivo
Depois de Allan Kardec,vem o grande Leon denis com suas maravilhosas obras sobre o plano espiritual e a imortalidade da alma.Cristianismo e Espiritismo e um grande tratado sobre a historia do Cristianismo e a influencia da doutrina dos Espiritos.
Deveria ser lido por todos aqueles que buscam uma espiritualidade racional....