Antologia de Ficção Científica #1

Antologia de Ficção Científica #1 Isaac Asimov...

Resenhas - Antologia de ficção científica 2

Antonio Cesar 05/01/2015

“... Mallian virou a cabeça para ver que os homens estrangeiros o observavam sem expressão. ...”

Pág.: 56
5º período
Antologia de Ficção científica
Publicação da revista Globo S.A Nro 2
No conto: O Trovão.

Mais profundo que as trevas de Greg Benford: Uma nave comercial é desviada para recolher sobreviventes em um planeta atacado por forças alienígenas. O comandante da nave pensa ter razões para não concordar com o aparente sucesso da missão.

A sua própria imagem de Lioyd Biggle Jr.: Gordon Effro, o único sobrevivente de um acidente com uma nave espacial, depois de navegar algum tempo em um ‘barco salva-vidas’ aporta em uma estação espacial de emergência. No local, apenas robôs e um homem que na visão de Gordon apresentava sinais de loucura devido ao isolamento.

O Trovão de Avran Davidson: Em um mundo pós-apocalíptico, um grupo de pessoas se da bem com a posse de um grande canhão até que alguém com ideias dominadoras surge.

Sam de Leo P. Kelley: O Sacerdote de uma pequena cidade, vive as voltas com um sacristão que, sempre metido em confusão é usado como bode expiatório de todas as mazelas da localidade.

O Primeiro Postulado de Geral Jonas: Em uma pequena ilha de mundo onde a medicina já decretou que a morte é uma doença curável, ocorrem duas mortes não acidentais. Colocada em quarentena a ilha recebe a visita de médicos da OMS destacados para detectar as causas.

Os Vitanuls de John Brunner: O mundo ocidental e tecnológico tem muito a aprender com um velho sábio indiano.

Intuição Feminina de Isaac Asimov: Mais uma história da robopsicologa Susan Calvin, desta vez as voltas com um mistério deixado por seu sucessor na US robotics, recém-falecido.

Falta de Água de Zenna Henderson: Em uma propriedade isolada, uma família composta pelos pais e dois filhos sofre com um longo período de estiagem quando recebem a visita de um estranho.

Um Pássaro na Mão de Larry Niven: Num futuro distante, onde a raça humana evoluiu adaptando-se a respirar um ar poluído, os ministros do rei local se veem em apuros para atender os desejos de seu governante.

Vamos Pescar de Robin Scott Wilson: Um agente americano recebe a missão de levar de Moscou para os EUA um espião com capacidade telepáticas bastante evoluídas.

Remoção de Lixo de Tony Morphett: Na tentativa de descobrir um transmissor de matéria um obscuro engenheiro fica na metade do caminho. A matéria e transmitida porem, ele não tem a mínima ideia de onde vai parar. Como necessita ganhar dinheiro, resolve comercializa-la assim mesmo.

Planetoide Idiota de Phyllis Gotlieb: A federação galáctica recebe pedido de ajuda de um pequeno planeta aquático ainda tecnologicamente bastante atrasado onde diversas tribos isoladas estão sofrendo uma grave doença que afeta seu sistema respiratório. Uma equipe é destacada para identificar as causas.

Um último cetro, Uma Coroa Eterna de Ray Bradbury: Num futuro distante toda a população da ilha da Grã-Bretanha migrou para locais com clima mais agradável, o penúltimo habitante tenta convencer o ultimo a não ficar para trás.

Encontro no Passado de Robert Nathan: Houve ou não uma civilização anterior a nossa habitando o planeta terra?

Para quem gosta de ficção cientifica e, principalmente contos, um prato cheio. Gostei.