Fora das Sombras

Fora das Sombras Jason Wallace

Resenhas - Fora das Sombras

Dâmares Dias 20/01/2017

Fora das Sombras, mas com elas
Para um romance de estreia, de um autor de quem eu nunca tinha ouvido falar, eu só posso dizer que o livro é muito bom... Apesar de não ter o estilo leve e cômico, que eu prefiro, adorei sair da minha "zona de conforto literária" por esse livro.
O autor, Jason Wallace, passou parte da infância em Zimbábue, e estudou em uma escola que serviu de inspiração para o livro (informações oferecidas na contracapa), o que faz com que o leitor tenha uma visão bem real (e dura) da realidade por que passaram (e passam) alguns países africanos na luta pela independência.
A história se inicia na Zimbábue de 1983, e é contada em 1ª pessoa por Robert, garoto que acaba de chegar ao país, vindo da Inglaterra, no meio de um cenário político de mudanças, que estavam sendo implantadas por Mugabe, líder que até hoje está a frente do país.
O livro relata a esperança do povo, ao ver chegar ao poder um dos seus, e também a sua desesperança ao final, quando percebe que ele continua no poder.
O livro possui mais 3 partes:1985, 1987, e Zimbábue hoje. O que leva o leitor a ter uma visão tanto dos problemas políticos e sociais narrados como pano de fundo, quanto dos problemas adolescentes, de aceitação, amizades e descobertas, por que passa o personagem principal.
Quando chegamos ao final do livro e nos deparamos com a "Zimbábue hoje", percebemos que a história é real, no sentido mais duro e cruel da palavra. A realidade do país não é disfarçada em nenhum momento pelo autor, e nem a maldade do ser humano. Recomendo, mas prepare o coração e lenços de papel para poder chorar pela realidade em que vivem muitos africanos.

site: lifalei.blogspot.com.br
Thaís Gomes @folhasemlivros 16/08/2017minha estante
undefined

Thaís Gomes @folhasemlivros 03/04/2021

Fora  das Sombras é um livro honesto, corajoso, instigante e perturbador que mostra a adaptação e as escolhas de um menino que sente a obrigação de tomar um lado num conflito que não é seu. Não é focado na parte política, mas no que isso e o racismo irão afetar a vida dos meninos na escola. A trama é viciante e muito angustiante, pois vamos acompanhando o crescimento dos personagens e a piora de suas maldades. Acima de tudo, fala sobre diferenças, sobre querer pertencer pra não se sentir deslocado, como uma pessoa boa pode ser transformada e se tornar cruel. Se você for ler, prepare o lenço e o coração.

- Mais resenhas no Instagram: @folhasemlivros

Fernanda 16/09/2015

Maravilhoso
Livro incrível com uma história diferente que me fez ficar presa nele até o final!

@biaentreleituras 17/05/2017

O jovem Robert, com apenas 13 anos, foi obrigado a se mudar com a família para o Zimbábue. O presidente Mugabe havia acabado de assumir o poder e lutava contra a minoria branca no país. Por um lado os brancos queriam as coisas como eram antes e por outro os negros queriam o que era deles por direito.

Embora fosse dito que não havia guerra, os conflitos estavam longe de terminar. Principalmente para a parcela branca da população que não estava satisfeita com as diretrizes do novo presidente. Muitos ainda tinham a guerra viva nas lembranças e estavam dispostos a fazer qualquer coisa para tirar Mugabe do poder. Dentre eles, Ivan Hascott, também com seus 13 anos, que será um personagem cruel e temido nessa história.

Nos anos 80, Mugabe não era visto como o tirano que conhecemos hoje em dia, era ovacionado pela população negra e tinha o apoio de alguns brancos, porém, existiam aqueles que não estavam satisfeitos com o rumo que a história estava levando e queriam fazer a diferença. Quando Robert foi morar em um novo país e estudar em uma nova escola, não sabia sobre esse conflito e não entendia a profundidade do ódio, tampouco sabia que em breve deveria escolher um lado e conviver com as consequências.

Ainda nos primeiros dias, Robert entendeu que a sua estadia ali seria marcada por sofrimento. Ele havia feito amizade com dois garotos que eram alvo de massacres e em pouco tempo precisou se posicionar, ou continuava com eles e passaria a ser incluído nos massacres ou os negava e se tornava integrante desse grupo que aterrorizava os alunos da escola. Isso sem contar com a violência sofrida pelos alunos mais velhos, que tinham autoridade e podiam mandar nos mais novos da maneira que quisessem.

No decorrer da trama, acompanhamos o crescimento de Robert e os demais alunos e vemos a situação piorar cada vez mais. Ivan e a sua gangue ficam cada vez mais perversos, cometem atos cada vez mais horrendos e Robert começa a enxergar a real natureza de toda essa crueldade. Mas só quando Robert se opõe em participar dos atos sórdidos cometidos por Ivan e companhia é que ele vai entender o verdadeiro significado de tudo e vai descobrir o plano sombrio de Ivan.

Leia mais no link > http://vocedebemcomaleitura.blogspot.com.br/2017/05/resenha-fora-das-sombras.html

site: www.vocedebemcomaleitura.blogspot.com.br

DiasDaii14 30/04/2023

Uma história envolvente, comovente também, e com final impactante. Ver um adolescente amadurecer e ter que decidir, formar caráter, se ver em meio a resquícios de uma guerra infinda, não há como não se envolver nessa história. Um livro realmente muito bom.

MIRANDA 25/07/2023

Um livro para adolescente .
Vale uma estrela pelo fato de abordar o colonialismo e racismo inglês no território africano , porém poderia ser melhor abordado .
Palavra para o livro : Mama África

Polly 02/02/2018

Incrível
Leva o leitor a uma viagem histórica através da emoção conturbada de jovens que vivenciaram um grande conflito, em busca de um recomeço melhor, seja ele pago a qualquer custo.