A Ferro e Fogo  (Clássicos Ilustrados)

A Ferro e Fogo (Clássicos Ilustrados) Henryk Sienkiewicz

Resenhas - A Ferro e Fogo - Vol 1

arthurzito 21/04/2024

Essa leitura foi uma das coisas mais empolgantes e excitantes que me aconteceu até agora que estou nesse projeto literário, eu fiz uma grande pesquisa acerca da literatura polonesa, achei essa sinopse no Wikipedia muito interessante, peguei uma copia em pdf em um site e esqueci dele. Quando no sorteio cai justamente esse livro, eu me recordo da história e começo a pesquisar melhor e achei uma edição em portugues que não existe mais, por fim encontrei em um sebo essa preciosidade literaria e iniciei minha leitura com grandes expectativas por causa da extensa pesquisa que fiz só para achar esse camarada.
A história em si é sobre a revolta dos cossacos que mudou praticamente tudo dentro do centario politico e cultural do que seria então a nação polonesa. É um romamce hisórico com personagens reais e conflitos até que muito bem de acordo com a realidade. Como essa é uma edição antiga eu tive que parar a leitura e iniciar mais uma pesquisa sobre esse periodo histórico para entender o que estava acontecendo, não há qualquer tentativa desse livro em explicar melhor o que aconteceu antes da história começar. Então eu fiz um compilado de mapas da epoca e glossario de termos e acontecimentos que não são explicados para continuar a leitura. Eu sei que outras edições em ingles fazem uma introdução bem melhor e com mapas próprios, mas não quis estragar a minha experiencia com esse país dessa forma, Alem do mais eu achei bem engraçado a tradução dos nomes poloneses para o portugues.
Vale notar que o autor faz um uso quase que politico da história, chamando o sentimento nacionalista cristão em vários monologos muito bem escritos. Teve momentos em que eu encarei os cossacos como um inimigo meu e acho que o autor fez um bom trabalho nesse sentido, mesmo que eu não esteja exatamente alinhado com esse sentimento evocado e ache que não é uma boa forma de conduzir um romance histórico. Mas esse era o proposito do livro e deu certo.

Biblioteca Álvaro Guerra 08/12/2023

"Um...E o vento levou polonês (...) A ferro e fogo merece ter seu lugar na literatura junto a trabalhos de Dumas, Walter Scott e Margaret Mitchell."
Norman Davies .The New York Times Book Review
"A Trilogia é um livro sagrado (...) É necessário tornar este épico nacional acessível
James Michener , autor de Polônia

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/8501066303

Lude 30/10/2010

Um épico de pedigree.
Esse é o primeiro livro da Trilogia de Henryk Sienkiewicz sobre um grupo de guerreiros nas diversas guerras travadas pela Polônia no Século XVII. Ora, por qualquer razão a maioria dos épicos disponíveis para o público brasileiro quando não são ambientados num mundo fantástico o são na Inglaterra ou alguma adjacência. Só pelo cenário inusitado já valeria a leitura. Agora some a isso batalhas épicas, dignas de um Senhor dos Anéis, personagens carismáticos (destaque especial para o fanfarrão Onufry Zagloba e para o vilão Yurko Bohun), valores cavalheirescos à moda antiga e uma certa dose de comédia e eis um volume que vale a pena ser lido.

Aqui os guerreiros do Príncipe Jeremi Wisniowiescki lutam para sufocar a rebelião dos cossacos da Ucrânia. Caso tenham a oportunidade de ler, não desperdicem. Caso não a tenham, persigam-na!
Vitor.Luis 19/05/2018minha estante
Vou ler só por causa da sua resenha

Lude 06/06/2018minha estante
Estou lisonjeado. Você não vai se arrepender!

Dudu 06/10/2009

A coleção de 6 livros do autor polonês Henryk Sienkiewicz (prêmio nobel), que começa com o livro "A Ferro e Fogo", é um épico em todos os sentidos da palavra, pois contém descrições muito bem feitas da Polônia do séc XVII, romances puros e cheios de galanteios, heróis da espada encantadores, personagens hilários, muita aventura, ação, etc, tudo muito bem escrito e traduzido (direto do polonês).

Simplesmente os melhores livros que já li!
Diego J D 24/03/2013minha estante
Uma das melhores trilogias de nove tomos que já li....

DJ Luciano Fernandes 16/03/2016minha estante
show...mas existem livros datados de 1964... possui um pouco mais da metade das paginas da ed 2004...sabe me informar se tem diferença textual ou se seria somente o tamanho da fonte aumentando , assim a quantidade de palavras por pag?

Obrigado.

Aline.Wichrowski 18/08/2017minha estante
Poderiam, por favor, indicar onde encontro o volume 1 de A Ferro e Fogo? Só encontro do volume 2 em diante da trilogia. Nem mesmo em sebos tenho conseguido...

Obrigada!

Waleska.Andrzejewski 21/05/2023minha estante
Dudu, você teria interesse em me vender esse livro? Estou procurando a anos a parte 1 mas não encontro! Meu avô, filho de poloneses (hoje com 87 anos) leu esse livro quando adolescente e a história marcou tanto ele que influenciou o nome da sua fazenda e de alguns filhos que receberam nomes de personagens da história! Queria muito presentear a família com a trilogia! Se tiveres interesse deixo meu whats pra contato 65 99958-2305. Obrigada.