Freakonomics

Freakonomics Steven D. Levitt

Resenhas - Freakonomics

Rafael.Gomes 01/06/2021

Ensina, mas é pretensioso e busca a polêmica
Talvez esperasse mais do livro e por isso não gostei tanto.

Realmente traz elementos de crescimento e é possível aprender várias coisas interessantes (por isso não dei 2 estrelas).

De qualquer forma, o foco é trazer perguntas de efeito e alguns elementos de polêmica, o que considero chato?

Kerly 02/05/2015

Levitt and Dubner have a unique way to present data of economic and social issues. It is not only to show off the problem, but to problematized it.

JPHoppe 09/08/2014

Diariamente somos forçados a encontrar soluções e dar respostas para uma miríade de problemas. Geralmente usamos o conhecimento do bom senso para tal. Porém, uma abordagem sistemática e baseada em um bom conjunto de dados frequentemente mostra que o que chamamos de "bom senso" raramente é "bom". Tudo depende de fazer as perguntas certas e respondê-las de maneira adequada.

Essa é a maior lição dada pela dupla de Steves em "Freakonomics", uma das poucas literaturas baseadas em economia realmente acessíveis para todos. Justamente por Levitt não se considerar um Economista padrão. Tudo depende de fazer a pergunta certa. Os dados falam por si.

Porém, depois de algumas releituras, noto uma certa contradição em uma das máximas do livro: "o moralismo representa a maneira como as pessoas querem que o mundo seja. A economia representa o mundo como ele é". Em boa parte das vezes, especialmente na questão da influência dos pais, a interpretação é puramente baseada no senso comum. Passa a impressão de que o bom senso foi camuflado com uma linguagem diferente, exatamente por dizer mais do mesmo ("representam o que os pais são, não o que eles fazem", por exemplo).

A grande inspiração do livro fica sendo a metodologia. Não adianta repetir várias vezes o mesmo projeto e esperar algo diferente em algum momento. Isso, e a importância de como trabalhar os dados, é algo que levarei para sempre.

Afonso74 06/12/2010

muito bom!
Freakonomics mexe com algumas convicções e cujas histórias dificilmente são esquecidas.

Li o livro entre outras leituras e não me arrependi, afinal os inúmeros dados de pesquisas relativas ao tema e a elocubração por vezes excessiva podem cansar alguns leitores.

De qualquer forma, a continuação dele, o "Super Freakonomics" já está aqui na estante me esperando.