O Cirurgião

O Cirurgião Tess Gerritsen

Resenhas - O Cirurgião

Alessandro.Aguilera 12/04/2022

Sensacional
Meu primeiro contato com Tess Gerritsen. Que livro sensacional! Personagens bem desenvolvidos e uma história muito bem escrita, levando você a virar as páginas até chegar em um final muito coeso.

LER ETERNO PRAZER 18/07/2020

O cirurgião " definido como o primeiro livro de uma série que acompanha várias história de Jane Rizzoli é Maura Isles, mas que na minha opinião Rizzoli aqui na entra como personagem principal, aqui nós acompanhamos mais o detetive Thomas Moore e a cirurgião Catherine Cordell, para mim Rizzoli fica meio como uma personagem secundária com maior participação no desfecho da história. Claro que não tira a qualidade do livro e não tão pouco tira "O cirurgião" de ser o ponto de partida para o início da série! Observação: aqui Maura Isly nem entra na história. Mas beleza, partiremos então para os comentários sobre minha leitura.
Na cidade de Boston mulheres estão sendo assassinadas e violentadas sexualmente e o Departamento de Polícia suspeita que os crimes estejam relacionados entre si.Características semelhantes entre os assassinatos e a forma violenta praticada, levam os investigadores a crer que o suspeito esteja recriando a obra de um outro serial killer, um médico(Adrew Capra) autor de vários crimes no passado e morto há dois anos por sua única vítima que conseguiu sobreviver, a Dra. Catherine Cordell. Seu enredo realmente é muito pesado, nele, temos elementos violência sexual, investigação policial, tortura física e psicológica, e conhecimentos médicos utilizados para o mal. Variando sua narrativa de forma bastante inteligente entre seus personagens, Tess nos oferece pedaços de um quebra-cabeça que só se completam praticamente nas últimas páginas, quando quase achei que ficariam incompleto. A nosso enredo gira em torno de quatro personagens: a Dra. Catherine Cordell, uma médica bem sucedida assombrada por seu passado, os detetives Thomas Moore e Jane Rizzoli(como falei, meio secundariamente, mas com uma participação bem mais efetiva em seu final) e claro nosso serial "O cirurgião". Seu enredo é bem construído, temos uma trama bem armada, seus personagens tem um bom desenvolvimento, em alguns acontecimentos no decorrer do enredo achei um pouco previsível, não citarei aqui para não revelar acontecimento que interessante é cada leitor ter a experiência e ver se terá a mesma opinião!
Contudo, "O cirurgião" é um ótimo livro para todos leitores amantes do estilo thriller médico /policial e para aqueles que pretendem entrar nesse universo.

Marques60 21/04/2021

Muito bom!
Até agora esse, na minha opinião, é o melhor de todos os que eu já li dela. Gostei do enredo, dos personagens, de como tudo se desenrola e até do final.

Mari 26/08/2022

Decepção
Se você tem o costume:
~ NÃO LEIA AS PÁGINAS FINAIS ~

Uma coisa que me incomodou no livro foi a sinopse da "continuação" (O Dominador) nas páginas finais (aquelas depois que a história termina). Elas te dão um mega spoiler e acaba com todo o suspense da leitura atual (O Cirurgião).

Mas a história em si é muito boa, tem um enredo envolvente e bem intrigante.

Gio 14/08/2021

Primeiro de tudo, quero exaltar a forma como Tess trabalha com assuntos tão delicados quanto feminicídio, misoginia e abusos de tal forma que se torna instantâneo o seu próprio reconhecimento nos relatos de todas as histórias de cada mulher que passa pelo livro. É muito perceptível que só uma mulher poderia escrito esse livro, porque só nós poderíamos enxergar certos pontos que são colocados em pauta em "O Cirurgião".
A forma como a escrita é desenvolvida, e aqui, eu não tenho certeza se foi culpa da tradução ou se realmente a autora pensou em como seria interessante ligar narrativas da maneira que são feitas e conectá-las tão sutilmente, mas que, a certo ponto, mesmo sem indicações, já sabemos que é o ponto de vista em questão. Ainda nessa linha, nota 10 para todas as referências que encontramos sempre que o cirurgião traz suas analogias.

"A irmandade silenciosa das vítimas. Há mais de nós do que qualquer um jamais saberá."

Suzi 24/03/2011

Catherine Cordell é uma mulher forte, bonita, profissional de sucesso e tenta com todas as forças superar um grande trauma de seu passado: uma agressão terrível com fortes traços de crueldade e requinte. Ela foi a única sobrevivente deste "assassino", cujo qual, ela mesma assassinou na ocasião da violência.
Dois anos depois ela se vê envolvida em uma investigação de assassinato, com as mesmas características praticadas por seu algoz. Mal sabe ela, que este mistério, esta nova ameaça, esta mais próxima do que imagina e gira em torno de sua própria vida.

Excelente estória com personagens bem construídos, tramas bem amarradas. É impossível não se envolver com a situação vivida por Catherine, torci muito por seu romance com o detetive Moore, senti seus medos, suas angústias. A autora realmente soube conduzir muito bem este livro, ele é daquele tipo que é...devorado, pois a cada página um novo fato, uma nova surpresa acontece!

Léia Viana 27/04/2011minha estante
Nossa, deve ser daqueles livros difícil de deixar de ler até o seu fim.
Adoro quando o autor se preocupa não apenas com a trama em si, mas também com a construção de seus personagens, traz mais realismo a estória.
Adorei sua impressão desse livro!

Suzi 03/05/2011minha estante
Oi Léia!
Os livros desta autora são realmente viciantes. Postei mais resenhas de livros dela, dá uma olhadinha!!!

Teila 15/05/2020

Um livro que já começa empolgante, prendendo a sua atenção logo no primeiro capítulo. Mesmo que alguns termos técnicos da Medicina atrapalhe um pouco no início; e o fato que uma das personagens principais, a detetive Rizzoli, tenha uma personalidade que faz com que seja difícil ter empatia por ela; o livro permanece envolvente até o fim.
Kleiton.Karvalho 18/05/2020minha estante
Concordo ?

Eclipsenamadrugada 02/08/2021

Caçando no escuro.
Caramba esse foi um dos bons, não teve nenhuma página que me deixou desanimado, O Cirurgião foi uma ótima leitura do início ao fim. Valeu a pena por isso ganhou 5 estrelas.

Dani Sousa - @eulieulerei 13/03/2021

Leitura super recomendada
Este é o primeiro livro que leio da Tess, e com certeza o primeiro de muitos. Com escrita simples e bem fluída, com muitas descrições de procedimentos médicos e policiais de forma a fazer o leitor conhecer os termos técnicos e entender claramente do que se trata.
Os detetives Thomas Moore e Jane Rizzoli são encarregados de investigar uma série de assassinatos brutais contra mulheres na cidade de Boston. O assassino demonstrar muito conhecimento em anatomia e sempre leva uma lembrancinha macabra de suas vitimas: "o útero", com um detalhe nada importante: "a vitima ainda está viva durante o procedimento" tá bom ou quer mais?
É um livro que possui um gatilho muito forte que pode deixar algumas mulheres desconfortáveis: "o estupro" que é o que atrai o assassino, suas vitimas são mulheres que estão abaladas e frágeis por ter passado por essa situação.
A investigação leva os detetives a Catherine Cordell, uma sobrevivente de um ataque similar a dois anos atrás. Começa uma caçada e uma corrida contra o tempo para impedir que O Cirurgião escolha sua próxima vítima!
A história tem personagens bem estruturados, envolventes e humanos: Jane Rizzoli é a única policial feminina na delegacia; para sobreviver neste ambiente predominantemente masculino ela é durona, acho que exagera e chega até ser chata demais, teve momentos que peguei um ranço enorme dela...Amei o detetive Moore "o perfeitinho" da delegacia aquele policial que segue todas as regras e instruções mesmo que não concorde e acaba tendo um pequeno vacilo e meio que começa a ser julgado por isso.

Juliagfl 19/06/2022

Bom mas esperava mais, fui com muita expectativa. Ritmo meio ruim, as coisas demoram a acelerar. Mas bem construído.

Adiel.Guimaraes 01/01/2021

Excelente !!!
Um livro que me fez sempre ler mais um capítulo e mais um, e mais um eu gostei demais !!

Alex 04/08/2022

Meu deus este livro é muito bom ,tem umas parte que é mais lenta ,mas a grande maioria é fluída e rápida. O cirugião é um criminoso que mata as vítimas mulheres (retirando o seu útero).Porém uma de sua vítimas sobreviver ao seu ataque e vai tentar encontra junto com a polícia quem é este Cirugião.

Camila Robyn 24/06/2021

A escrita da autora é leve, bem fácil de acompanhar. Porém, sentir um certo incomodo em algumas passagens, mas acho que é questão da tradução, pelo menos assim espero. Trama bom, que me deixou curiosa logo nas primeiras páginas. Mas, a autora faz umas descrições médicas um pouco desnecessária para a história, infelizmente pulei muitas partes.
Um ponto negativo é a rivalidade feminina, muito sem sentido, entre as duas personagens centrais da história.
Por fim, foi um livro que me fez sair da resseca literária, que ultimamente tenho tido bastante kkkk.