O Cirurgião Tess Gerritsen

Resenhas - O Cirurgião

CPF1964 25/07/2021

Opinião
Primeiro livro que leio da autora.

O primeiro de uma série.

Escrita muito boa e fluída.

Prende a atenção do leitor do começo ao fim.

Os detalhes técnicos contaram com a ajuda de especialistas tornando o texto verossímil.

Recomendo a leitura.
Francielly 25/07/2021minha estante
Cassius, quando puder leia Coma do Robin Cook, é o mais famoso dele, tanto esse autor como a Tess foram médicos, os livros do Robin Cook são thrillers médicos. Na minha estante de livros lidos, os livros da Tess estão organizados na sequência, boa leitura para os próximos!

CPF1964 25/07/2021minha estante
Muito Obrigado, Francielly.

Fernanda 25/07/2021minha estante
Gosto dessa autora, mas faz tempo que li...

Karol Alencar 26/07/2021minha estante
Aaaaah eu tenho todos os livros dessa série, tô doida pra começar a ler? Que bom que tu gostou, isso me motiva mais kkk

CPF1964 26/07/2021minha estante
Vou ler o segundo em breve. Tanto livro para ler ......

Karol Alencar 26/07/2021minha estante
Não esqueci dos que tu me prometeu, tô só de olho

CPF1964 26/07/2021minha estante
Estamos em julho, ainda ......

CPF1964 26/07/2021minha estante
Vou deixar para ser o número 100 do ano em sua homenagem.

A.Paula.Sz 21/07/2023minha estante
Ela é médica, por isso tantos detalhes das cirurgias e termos médicos

Cris @c.lerounaoler.oficial 07/12/2018

Me conquistou
Não conhecia essa autora até ser indicada por uma amiga. Quando comecei a ler , achei que o livro contém uma boa linguagem técnica médica, no começo me incomodou, mas rapidamente me adaptei. Um livro cheio de ação, uma narrativa rápida e sem embromação como eu gosto. A autora nos apresenta um mundo cruel onde vítimas de estupro, são mais uma vez vítimas de um assassino em série, muito mais cruel do que seus antecessores. A autora também nos apresenta Jane, uma policial que luta contra o tempo para ajudar essas vítimas e principalmente, luta contra os traumas de seu passado e contra o preconceito de ser uma mulher em um campo de trabalho tão masculino.
Realmente recomendo. Um ótimo livro para quem gosta de ação, investigação e principalmente de assassinos em série como eu.
Márcia Naur 07/12/2018minha estante
Uhuuuu! Sabia que ia amar. Eu já viciei muitas amigas kkkkk. Eu te mandei a continuação?

Cris @c.lerounaoler.oficial 07/12/2018minha estante
Obrigada amore. Hoje comprei um livro dela na Saraiva kkkk.

Qual?

Cris @c.lerounaoler.oficial 07/12/2018minha estante
Segredo de Sangue.

Márcia Naur 07/12/2018minha estante
Este é o último da Maura e da Jane, NÃO LEIA!!

É o 12°livro e o último.

Su 22/01/2017

Perfeito!
Toda a trama é bem elaborada. O enredo segue tenso do início ao fim. O fato de Tess Gerritsen ser médica a permite desenvolver com um toque especial com tantos detalhes técnicos e soluções para as emergências no Hospital.

Com certeza este é só o primeiro livro de Tess que li de muitos ainda que lerei.

Super recomendo!
Renata 22/01/2017minha estante
Esse e "O dominador" são excelentes mesmo! São os meus favoritos :)

Eder Ribeiro 22/01/2017minha estante
Tenho alguns livros da Tess para ler. E faz tempo que os tenho.

Su 22/01/2017minha estante
Oi Renata, pelo que vi, o Dominador está correlação nado com o Cirurgião não é? Estilo uma sequência? Já vou começar a lê-lo para não deixar esfriar. ;)

Su 22/01/2017minha estante
Eu adorei Eder, para quem gosta de livros com seriais killers e bons investigadores na cola, super indico.

Eder Ribeiro 22/01/2017minha estante
Terror psicológico é o que mais gosto, esse ano ainda leio.

Renata 22/01/2017minha estante
Su, é isso mesmo, tipo uma continuação. Pra mim, foi tão bom quanto o primeiro... a Tess arrasa :)

Mirna.Porto 03/06/2015minha estante
Vc deveria avisar que sua resenha contém spoiler...

Mirna.Porto 03/06/2015minha estante
Fica a dica para as próximas... ?

Dress@ 06/06/2015minha estante
Ah desculpe, não me atentei ao detalhe

Dress@ 06/06/2015minha estante
Foi avisado sobre Spoiler o.O, pelo menos aqui pra mim mostra que coloquei avisando.

Mirna.Porto 09/06/2015minha estante
Blz... Talvez seja defeito do app... :/

Regis.Pereira 05/04/2023

Detalhes: temos aqui!!
Se esse livro fosse uma série acredito que seria uma mistura de CSI com Grey?s Anatomy! A leitura é muito fluída e os detalhes dos procedimentos médicos nos transportam para dentro de uma sala de pronto socorro! Do meio para o fim a narrativa fica mais interessante e a curiosidade para desvendar o assassino aumenta. O desfecho, em relação ao mistério, é levemente decepcionante, mas mesmo assim vale a leitura!
Maila15 06/04/2023minha estante
Não sei se sabe mas tem uma seria de tv se chama Rizzoli e Isles

Regis.Pereira 08/04/2023minha estante
Sei que existe, mas nunca assisti? tem disponível em algum lugar?

Maila15 08/04/2023minha estante
Acho que tem lá na Prime video

Tatadacinderela 08/04/2023minha estante
7 temps no prime vídeo ?,

Nat 25/12/2014

Comecei lendo o 4º livro da série, depois outro livro que não tem a Rizzoli, depois assisti a série da TV americana e só agora li o primeiro livro. Amo o jeito como a Tess escreve, cheio de detalhes (não só do crime, mas de tudo: procedimentos médicos, autópsias, descrição das cenas, dos personagens). Livro envolvente, não dá vontade de parar até saber o que acontece. Muito bom. Só senti falta da Maura, que ainda não aparece nesse livro. Recomendo muitíssimo!
Jamile 03/03/2019minha estante
Qual é a série de TV que retrata esses livros?

Nat 05/03/2019minha estante
chama Rizzoli & Isles, é da TNT se não me engano, e já está encerrada

Jamile 06/03/2019minha estante
Procuro na internet. Obrigada

Nat 11/03/2019minha estante
é uma série bem bacana, e tem o diferencial de ser com duas protagonistas mulheres - normalmente série com detetive é casal que fica junto no final né

hta 26/11/2023

Muito bom!
Leitura fluida, rápida e que te deixa muito curioso pra saber tudo que acontece!

Adorei que todas as portas que a autora abre ela fecha e deixa tudo amarradinho sem nenhuma contradição.

Recomendo a leitura!
vivianbooks 26/11/2023minha estante
pensa em ler as sequências?

hta 26/11/2023minha estante
provavelmente não vou ler hahaha mas me deu vontade

vivianbooks 26/11/2023minha estante
quando eu li ele não sabia no que tava me metendo kkkkk, é uma série bem grande, mas não me arrependo a tess tem uma escrita maravilhosa

hta 26/11/2023minha estante
confesso q você me deixou mais curiosa ainda ??

Jamile 03/03/2019minha estante
Você nao conhece a série "O clube das mulheres contra o crime" não é?

Danielle 31/03/2019minha estante
Não conheço! é boa?

Jamile 07/05/2019minha estante
É Maravilhosa!

Eli Coelho 10/11/2012

Minha descoberta do suspense médico
Esse é o primeiro livro da Tess Gerritsen que leio. Também é meu primeiro suspense médico. Já tinha ouvido maravilhas a respeito de Robin Cook, mas me perguntava: O que pode acontecer de tão incrível em um hospital? Finalmente descobri.

A história é interessante, um serial killer imitador. Uma vitima sobrevivente e envolvida em nova perseguição. Há inúmeros momentos de tensão e ação que não deixam a história perder folego. Pensei que a descrição de procedimentos médicos poderia me deixar meio perdido, mas não. Mesmo para leigos é possível entender o contesto geral da ação.

Quanto aos personagens, Moore é o policial gente fina e competente. Rizzoli é a caricatura de policial feminina feia, mal amada e rejeitada em mundo predominantemente masculino e que tenta mostrar seu valor. É patética, chata, mas acabamos torcendo por ela na segunda metade da trama.

Senti nesse livro a ausência da imprensa. É comentado alguma coisa, mas não mostra um trabalho efetivo da policia em dar explicações a imprensa sobre esse serial killer. Faltou nesse ponto verossimilhança.

A identidade do Cirurgião não surpreende por não ser um personagem presente em todo o livro. É frustrante saber que a história do Cirurgião tem uma continuação no livro O Dominador, mesmo depois dele ser pego pela policia.

Enfim nesse livro tenho duas fascinantes descobertas: uma grande escritora e um novo estilo de suspense.

CÓDIGO AZUL, corram pra ler! rs...rs...
malaguetta 14/11/2012minha estante
fiquei com vontade de ler o livro só por causa da resenha haha

Eli Coelho 14/11/2012minha estante
Realmente Litah, essa escritora é 10. Já estava na minha lista de "escritores que preciso ler", há tempos. Vale a pena.

Helder 04/07/2017minha estante
Também estava na minha lista de autores que precisava ler e valeu a pena. Só fiquei com o pé atrás quando leio que a serie é da Rizzolli, pois há tempos não via uma personagem tão chata. Difícil imaginar que com tão baixa estima ela possa protagonizar os outros livros.

Veronica.Goncalo 09/10/2011

O Cirurgião
Primeiro livro que Tess Gerritsen apresenta a detetive Rizzoli. Eu provavelmente não iria gostar da personagem se esse fosse o primeiro livro que lesse. Ela é apresentada como uma pessoa extremamente exigente em estar certa e provar isso. Me irritou um pouco, mas a verdade é que gosto dela por tê-la conhecido em alguns livros seguintes.
A história é muito boa. Gerritsen sabe mesmo como envolver o leitor na trama. Mais um livro que me surpreendeu.

Nina 16/09/2011minha estante
Concordo!
O primeiro livro da série que eu li foi o "O clube Mefisto" e lá é exposta uma Jane muito melhor... muito mais humana (tudo bem que até o volume 6 muitas coisas, positivas e negativas, acontecem e isso influencia muito na mudança de atitude da personagem). Posteriormente, quando li "O cirurgião" fiquei questionando se seria realmente a mesma Jane, pq nesse início ela está maçante (pra dizer o mínimo).

CGarrido 14/11/2011minha estante
Eu estou lendo O Cirurgião e é o primeiro livro da autora que leio, mas quanto ao fato da detetive Rizzoli ser apresentada como fria e depois como uma pessoa mais humana, talvez seja um amadurecimento da personagem, o que vejo como ponto positivo.

Glauci 12/08/2015minha estante
E eu estou contando com isso. Não gostei dessa personagem nesse primeiro livro.

Conchego das Letras 06/05/2016

Resenha Completa
Cá estou eu novamente para falar sobre livros que amo.

Vocês já ouviram falar em Robin Cook? É um médico que virou escritor e o primeiro livro dele que caiu em minhas mãos foi Coma, depois li mais umas cinco obras do autor. Claro que também li tudo o que foi produzido sobre House, isso, amo livros médicos. Suspense médico então, é meu sonho de consumo.

Uns dois anos atrás, algum amigo me indicou um seriado chamado Rizzolis and Isles. Achei medonho, eu e o amigo discutimos por horas e não chegamos a um consenso, apenas que temos gostos muito diferentes.

Logo depois do Carnaval desse ano, peguei uma promoção de e-books e tinha uma resenha que dizia: “A nova Robin Cook”. Ou algo parecido. Resolvi experimentar e... Três semanas, cinco livros e uma nova paixão depois, venho compartilhar com vocês essa descoberta: Tess Gerritsen.

Tess é uma médica que resolveu se transformar em escritora para poder se dedicar aos filhos e estar sempre por perto sem a pressão que a medicina exige.

A série Rizzolis & Isles, livros, é muito, mas muito melhor que a série. E não veja nesse meu comentário qualquer homofobia porque os roteiristas criaram um romance entre a policial durona e a médica legista para lá de inteligente.
“A emoção mais íntima que duas pessoas podem partilhar não tem nada a ver com o amor nem com o desejo, mas com a dor.” – página 101 de O Cirurgião
Não vou falar sobre a série completa, a resenha é apenas sobre os dois primeiros livros: O Cirurgião (2001) e O Dominador (2002) – eu prefiro o título original, O Aprendiz. Mas por que só sobre os dois primeiros? Porque eles são uma série dentro da série.

Em O Cirurgião somos apresentados a Jane Rizzoli, detetive do departamento de Homicídios da polícia de Boston. Uma mulher sem grandes atrativos físicos, como ela mesma se define, mas com uma determinação ferrenha. Ela está há dois anos no departamento, que agora enfrenta o maior desafio dos últimos anos: caçar um assassino serial cruel e misterioso, que mutila mulheres solitárias, vítimas de violência e, graças a sua inteligência e preparação, não deixa uma única pista para trás. Contei o livro inteiro e não dei um único spoiler, porque tudo o que falei é explicado pelo analista forense antes do meio da história. Vou deixar de lado a parte de como ele mata as vítimas, mas quem for ler, prepare-se, é necessário estômago, porque Tess é uma escritora detalhista.
“O lugar onde vamos depende daquilo que sabemos, e o que sabemos depende do lugar onde vamos.” – página 42 de O Cirurgião
Tess constrói um suspense envolvente, difícil de largar e que não deixa pontas soltas, obrigando o leitor a ler o último parágrafo da última página para entender quem fez o quê com quem. O onde, é claro, desde o primeiro assassinato.

O segundo livro, O Dominador, não é uma continuação do primeiro, mas ao mesmo tempo é uma maneira de fechar a história anterior. Não se preocupem, o livro 01 tem um final coerente e satisfatório, que não deixa dúvidas para o que acontece. Nesse ponto, Tess me lembra de outro mestre do suspense, Thomas Harris e seu Hannibal, que pode ser lido individualmente sem prejuízo de compreensão.

Em O Dominador, somos apresentados a um assassino que atua a mais de duas décadas, em diferentes partes do mundo, mas que deu o azar de colher vítimas no quintal de Rizzoli.

Repararam que quase não falei de Isles? Pois é, Maura Isles, a Rainha dos Mortos, alcunha que ganhou dos policiais e companheiros de trabalho, aparece pouco nos dois primeiros livros. São pequenas participações no segundo, para ser honesta. Sua presença torna-se vital para as investigações a partir do terceiro livro: The Sinner.
“Nós sonhamos nossos sonhos, pensou Rizzoli, e às vezes eles nos levam a lugares que jamais antecipamos”. Página 249 de O Dominador
Agora, querem saber o que é mais incômodo nos livros da autora? A maldade não é sobrenatural, não é extraterrestre. São casos de polícia que podem acontecer em qualquer lugar do mundo.

Aí vocês se perguntam, “e você recomenda a leitura?”. Sim, eu recomendo!

Não são livros fáceis, não tem fofura, o romance – quando acontece – é em meio ao caos. Mas um livro, ou uma série, em que as mulheres dominam um mundo masculino e mostram a todo momento que precisam se masculinizar, criar armaduras, para viver nesse meio e mesmo assim não abrem mão de sua determinação de serem mulheres e realizadas precisa ser lido e conhecido.

Em vários momentos, Maura questiona suas escolhas, não as profissionais, mas as de vida. Aqui é onde discordo fortemente do seriado de televisão. Tess criou mulheres comuns. Fortes e frágeis, inseguras e determinadas. Pessoas comuns, que vivem e dominam um ambiente masculino, sem questionar a própria sexualidade. Em todos os livros, Maura encontra tempo para um relacionamento; Jane pode derrubar portas a pontapés, mas fica linda em um vestido de noiva. O seriado partiu para o estereótipo: se são mulheres em um mundo de homens, é porque querem ser como os homens, logo, são lésbicas. Reduziu a profundidade psicológica tão bem construída pela autora. O que foi lamentável.

site: http://conchegodasletras.blogspot.com.br/2016/05/resenha-rizzolis-isles-tess-gerritsen_3.html
Nágela Fouraux 10/09/2016minha estante
Sabe me dizer a ordens dos livros?!? Ó primeiro é o cirurgião né?!?

Conchego das Letras 26/09/2016minha estante
Sim, Nágela Fouraux, o primeiro livro é O CIRURGIÃO.
vOL 2: O Dominador
VOL 3: O pecador
VOL 4: Dublê de Corpo
VOL 5: Desaparecidas

A lista completa de todos os 11 volumes você encontra aqui no Skoob, basta digitar Rizzoli & Isles no campo de pesquisas.

Nágela Fouraux 30/09/2016minha estante
Muitooo obrigada!!!! ??????

Jaque - Achei o Livro 27/07/2020

Impecável!
Primeiro livro da série Rizzoli & Isles e terceiro livro da autora que leio e ela não me decepciona.
Nessa trama, teremos um serial killer sanguinário, que remove os órgãos reprodutores de suas vítimas antes de cortar suas gargantas. Seu modo é cruel e torturador.
As vítimas não tem ligação entre si, nem mesmo são parecidas fisicamente e a falta de pistas faz com que a polícia demore muito pra achar o culpado.
Há dois anos atrás, a doutora Cordell foi atacada brutalmente pelo serial killer Capra, porém ela o matou e deu fim à onda de terror. Agora, morando e trabalhando num hospital em Boston, ela vai reviver o mesmo pesadelo, já que alguém está copiando exatamente o modo de agir de Capra.
Rizzoli e Moore vão ficar encarregados da investigação e ela como única mulher na delegacia vai sofrer todos os tipos de piadas e chacotas por parte dos homens com que trabalha. Nunca levada à sério, vai provar que tem mais capacidade de resolver esses crimes que todos eles juntos.

A escrita da Tess é simplesmente impecável. Suas descrições são minuciosas, ricas e os diálogos muito bem escritos, assim como os personagens são bem desenvolvidos.
Os capítulos são narrados em terceira pessoa e vez ou outra entra a narrativa em primeira pessoa do assassino e assim a gente vai conhecendo um pouco dele.
A autora não perde tempo com descrições insignificantes, ela o usa para colocar o leitor dentro da sala de autópsia e cirurgia, já que é médica por formação e tem total conhecimento da área.
Seus personagens são reais, com defeitos e qualidades, sem torná-los os heróis perfeitos. Prova disso é a própria Jane Rizzoli, que erra várias vezes durante a investigação e ainda consegue se sobressair, ainda que o Moore tenha uma participação importantíssima para o desfecho.
A doutora Isles não aparece nesse primeiro livro, mas vou confessar que não fez falta. Sei que ela terá sua participação adiante e aqui já temos a doutora Cordell que é tão eficaz quanto ela.
Eu amei esse livro. Perfeito do começo ao fim, sem pontas soltas e sem perder o ritmo.
Super recomendo para quem gosta de thriller médico/policial.

site: https://bit.ly/30OvVZP
lightweaver 27/07/2020minha estante
Fascinante. Adorei a resenha e tenho grandes esperanças de poder cobrir o vazio da Karin Slaughter com essa saga da Tess e com os outros livros dela também.

Jaque - Achei o Livro 27/07/2020minha estante
Pedro, eu gostei demais! Assim como Gélido e Jardim de Ossos.

Cris Paiva 27/07/2020minha estante
Morro de vontade de ler, mas quero o livro em mãos

Racestari 05/04/2021

Competente
Um livro serve, entre outras coisas, para entreter, e se o faz com competência. Bem armado com as doses certinhas de suspense, até nos procedimentos cirúrgicos. Gostei.
Alexandre Costa 05/04/2021minha estante
Essa saga é excelente, já li todos os livros e espero que você goste dos demais!!!! A Tess é incrível!!!

Racestari 05/04/2021minha estante
Vou ler!

Deyvid  12/04/2016

O Cirurgião
Este é o primeiro livro da série Rizzoli & Isles. Tess Gerritsen nos apresenta a detetive Jane Rizzoli que, juntamente com seu parceiro, o também detetive Thomas Moore, buscam desvendar os mistérios que cercam os crimes praticados por um serial killer: O cirurgião. Alcunha esta recebida devido as incisões que realizava em suas vítimas.

O livro possui diversas características que podem caracterizá-lo como uma ótima obra. Boa escrita, personagens marcantes e um enredo assustador e envolvente são exemplos disso.

Após ter lido "O Cirurgião" fiquei com aquela sensação de quero mais, não vendo a hora de ler "O Dominador", livro que dá continuidade a série.
Francielly 25/05/2016minha estante
Olá Deyvid, eu li O Dominador, e se você gostou do Cirurgião, com certeza vai gostar desse...é empolgante os livros da Tess...

Deyvid  03/06/2016minha estante
Oi Fran, realmente, empolgante é uma ótima palavra para descrever o que achei deste primeiro livro. Acredito que os demais da Tess também sejam assim. Obrigado pela indicação. Pretendo ler O dominador em breve.