O Cirurgião

O Cirurgião Tess Gerritsen

Resenhas - O Cirurgião

Xandao 08/02/2017

Perfeito
Um dos melhores livros, que li, ultimamente. Uma trama muito bem feita, com mudanças, do começo ao fim, que prende a atenção do leitor.
Merece uma adaptação ao cinema.
Nedja 13/02/2017minha estante
Vi q tem um seriado, no canal tnt

@zurcenila 03/03/2018

(Resenha) Livro - O Cirurgião - Tess Gerritsen
Tess esteve sob meu radar em seu livro "Dublê de Corpo" mas não era algo que fosse de extremo interesse.. tanto que o comentário sobre seu nome me pareceu vazio até eu associar a autora ao livro que eu queria que era o Dublê..

Mas por indicação de um amigo olhei melhor para essa série e comecei por "O Cirurgião" que é o primeiro de uma série de 12 livros que contam investigações da detetive Rizzoli.

A policial Jane Rizzoli e seu parceiro Thomas Moore encontram-se desorientados quando uma série de assassinatos começam na cidade, todos com as mesmas características indicam que há um serial killer à solta.. com requintes de crueldade, "O Cirurgião" mata suas vítimas, todas vítimas de estupros anteriores, todas mulheres completamente desamparadas no mundo. A característica principal do crime é a remoção do útero.

Mas um serial com essas características já foi morto há 8 anos atrás quando a médica e cirurgiã Catherine Cordell quase se transformou uma vítima fatal mas matou seu agressor.

E agora seria um imitador?

Caherine virou alvo de outro agressor?

Uma obra incrível, talvez um pouco exagerada nos detalhes médicos, já que a Tess além de escritora também é médica.., mas ainda assim riquíssimo de emoção, drama e suspense do início ao fim..

A protagonista Jane Rizzoli é inspiração para o seriado denominado Rizzoli & Isles lançado em 2010.

Um suspense profundo, coerente e surpreendente.. que nos deixa vidrados do início ao fim. Pasmem mas tem até um romancinho super bonito embutido aqui...rs

Recomendo! Boa Leitura!
Legion 02/04/2019minha estante
Aí eu dei valor hein!! :D

Dudasssss 31/08/2023

Médio
A protagonista não é bem desenvolvida, não sabemos nada dela além daquilo que lhe define, a vítima de um crime que escapou viva.
O par "romântico" da protagonista, uns dos policiais e com o título de "bonzinho" na delegacia, me pareceu que se aproveitou de um momento de fragilidade da protagonista para superar a morte da esposa, definitivamente não é um bom casal. Ele aparece basicamente para ser um salvador de uma mulher em perigo.
A policial envolvida no caso parece uma amargurada com a vida e mal amada, desesperada por atenção.
A tensão da caçada ao assassino é levada a um desfecho bem decepcionante, esperava muito mais.
Um suspense crime, com potencial para ser algo bem maior, mas peca com falhas na história e não possui nada de novo.
Day Malze 07/10/2023minha estante
simmmm, resolvi ler porque estava nos top 5 de suspenses médicos, mas decepcionou demais em vários aspectos

Carla.Zuqueti 20/11/2012

Excelente
Primeiros livros da Tess, muito bom! Medida certa de ação, suspense policial, perfil dos personagens. É importante ler os primeiros livros da série Rizoli & Isles em ordem, pois um serve de base para os outros.

PolyFlores 04/07/2010

Excelente!
Simplesmente devorado em 02 dias, uma leitura eletrizante, que prende do início ao fim!
Trata-se de um suspense policial médico, com leve toque de romance e excelente trama.

Indico, vou ler todos da autora!

RECOMENDADÍSSIMO!

Lido em 07/10.

Sayonara 28/12/2012

Foi bom enquanto durou.
Vou falar a verdade.
Havia muito tempo que eu estava super interessada em ler um livro da Tess (olha a intimidade), mas me faltava a oportunidade (R$) de pegar e ler um, principalmente esse "O Cirurgião".
A princípio deixe eu dizer... A autora foi impecável em sentido de detalhes nos procedimentos médicos, em criar uma mente psicopata fora dos clichês e abordar um assunto muito assustador.
O enredo é interessantissimo e vc realmente se sente preso ao querer descobrir quem é o bendito louco assassino e como ficará nossa querida Catherine Cordell a pobre coitada envolvida no meio dessa loucura toda.
Agora, o que eu acho, não, eu tenho certeza, a autora pecou completamente, foi na formação da personagem de Jane Rizzoli.
Sempre escutei altos comentários muito bem formados sobre a detetive Jane Rizzoli, que a personagem era aquilo, era isso... mas super me decepcionei.

Na verdade achei a mulher um porre.
Foi uma sucessão de cenas de autopiedade e injustiça forçada que eu me irritei completamente com a mulher e passei a achá-la um pé no saco, literalmente.
Sabe, essa história de que: "Ai que meus pais preferem meu irmão a mim, ai que eu sou a única mulher no meu departamento.. bla, bla, bla,bla... ela não fazia questão de se enturmar com seus demais colegas, criou um preconceito na cabeça dela tão grande que acabou se tornando verdade dentro do departamento.
Por isso que nem o climax do livro, nem a cena em que o psicopata estava para ser pego, valeu tanto quanto quando o maravilhoso e bondoso detetive Moore (nessa hora ele virou um santo pra mim) virou e disse umas belas verdades na cara da Rizzoli. Verdades que eu mesma estava sonhando durante todo o livro que alguém dissesse pra ela e ela deixasse de ser tão chata.. por que é isso que ela é... chata.

Ele virou e disse:
_ Então você odeia Catherine pela aparência dela. E está chateada comigo por me derreter por ela. Mas sabe de uma coisa Rizzoli? QUE HOMEM VAI SE DERRETER POR VOCÊ, QUANDO NEM VOCÊ GOSTA DE SI MESMA?

Foi ai, foi nesse exato momento que eu joguei o livro pra cima, subi em cima da cama e comecei a gritar de felicidade e bater palmas pro maravilhoso detetive Moore.

Mas voltando realmente ao foco que é o livro e sua horripilante história em questão, se vc não curte sangue, uma mente doentia montando um plano mais doentio ainda... e muita..muitaaaa maldade... Eu não te indico esse livro.

Mas indico sim pra quem curte uma história super bem desenvolvida e rica em detalhes e que a cada página um mistério se resolve e outro começa.
Você vai conhecer Dra. Catherine Cordell e vai se apaixonar e torcer por ela, tenho certeza, da mesma forma que eu torci em todas as trezentas e tantas páginas do livro, vai tirar suas próprias conclusões sobre a detetive Rizzoli e vai apreciar (de um certo ponto) a inteligência e audácia de um psicopata.

4 estrelas... não dei 5 por conta da Rizzoli, espero que essa tenha sido apenas uma 1ª impressão errada e que nos próximos livros ela melhore.

@Renanlandim22 24/12/2012

O Cirurgião
Primeiro livro que leio dela, carregando o peso da alta expectativa que eu tinha sobre. "Tess Gerritsen é leitura obrigatória". Não há frase melhor. A autora da um banho em muito escritor policial consagrado por aí, história e escrita impecáveis. O livro mantém a tensão e nossa atenção em período integral. Tudo na medida certa, tudo ponderado. Perfeito. Há muito não acabava um livro realmente triste por ter chegado ao fim, como ocorreu com esse.

Marcelo 01/12/2012

O primeiro caso da detetive Rizzoli
A escritora Tess Gerritsen cumpre aquilo que promete na capa do seu livro,um suspense alucinante,com pouco tempo para o leitor respirar....o livro marca a estréia da policial Jane Rizzoli e sua caçada ao cirurgião....
Há 2 anos uma série de crimes assustou a cidade de Savannah por obra de uma assassino em série chamado "o cirurgião" ele mata,estupra as mulheres e através de uma cirurgia bem feita rouba o seu óvulo,mas ele se da mal ao atacar a vitima Catherine tramell que reage e o mata.....2 anos se passam e os crimes voltam a acontecer da mesma forma levando a policia a crer num assassino imitado e a vida de Catherine agora corre mais perigo.....
A habilidade da autora em conduzir o suspense é impressionante,um livro imperdível..........

SALOMÃO 15/08/2012

Conhecendo Rizzole e Isles
Saraiva:
"Tess Gerritsen, neste livro assustador, narra o rastro de sangue deixado por um assassino cruel. O agressor entra na casa de suas vítimas na calada da noite e segue até o quarto delas. Mergulhadas em sono profundo, as mulheres ignoram que irão acordar para um terrível pesadelo... A precisão com que ele investe contra as mulheres , somada à crueldade de agressão - útero das vítimas é arrancado -, sugere que o responsável pelas atrocidades seja um médico psicopata. Os jornais de Boston passam então a chamá-lo de "O Cirurgião". Em um livro de tirar o fôlego e com descrições minuciosas, a autora nos apresenta a um rico universo de personagens, ao criar um romance de suspense e profundidade inéditos."

Marly Naur 02/06/2010

INCRÍVEL
O livro realmente tem uma dinâmica excelente, te prendendo do começo ao fim, a narrativa das mortes, dos pensamentos do psicopata, da situação das vítimas, e a situação da polícia em desvendar esse caso complexo.

A forma como a escritora consegue aguçar sua curiosidade para o próximo capítulo, não havia experimentado esse gênero de leitura, mas realmente é excelente a sensação de estar visualizando um filme.

Quero ler os próximos...

Nil 20/04/2010

Maravilhoso!
Nossa! Amei o livro! Um suspense de primeira categoria. Agora quero ler mais livros dessa autora.

raficha 02/12/2010

Viciante
Não há outra palavra que possa usar para descrever se não, Viciante,

Um livro de tirar o fôlego, que faz voce sofrer junto com as vitimas, e esperar a cada pagina virada um novo susto, O cirurgião foi uma otima janela de entrada a esse mundo do suspense medico , me tirou o folego inúmeras vezes, confesso que não esperava muito do livro devido ao aprofundamento técnico de algumas partes em medicina, ,me enganei redondamente , a escritora soube magistralmente dosar esse livro..

O cirurgião é um dos poucos livros que transporta totalmente o leitor ao mundo que apresenta, ele te leva ao mundo do assassino e dos detetives que o perseguem, você passa a ser a 3 pessoa e não um mero expectador, você passa a ser parte de tudo.

Recomendo a todos , esse livro inspira paixão, horror, e esperança.. um livro IMPERDIVEL

Anna Paz 30/08/2010

Cada dia que passa, fico mais impressionada com esse universo chamado "LEITURA".
Estou admirada com a escritora Tess Gerritsen. Vou explicar o porquê: só quem tem o dom da escrita consegue prender seu leitor da primeira página o final do enredo.

Maria.Sylvia 17/05/2024

Sem plots, porém maravilhoso.

A história em si não entregou nenhuma grande reviravolta/revelação que tenha me surpreendido muito, e foi exatamente isso que me fez perceber o quanto gostei desse livro.

Ele é simplesmente uma boa história, contada de uma forma coerente. E não precisa de nada além disto. A trama se encaixa e os personagens fazem sentido.

Só não dei 5 estrelas pq achei o final um cadinho corrido.