Dom Casmurro

Ivan Jaf

Resenhas - Dom Casmurro

fernanda3012 24/04/2024

Considerações: enlouqueci
Não esperava nada e entregou coisa boa. Gostei de ter que analisar tudo que saía da boca dele e pensar sobre. No início achei que a Capitu não fosse santa, e até um pouco manipuladora, mas tão era o Bentinho. Bentinho numca foi santo. Mais pro final eu não sei o que pensar, pq acho que Capitu não trairia mas há várias cenas que são muito estranhas mesmo, até se fosse amizade entre ela e Escobar. O Bentinho nunca foi santo e ilustrava também que sempre olhou para outras mulheres, coisas que ele odeia que Capitu faça com os homens.
Até acho que tenha rolado algo entre sancha e Bentinho pq eles tiveram uma troca de olhares significativa, e nenhum deles era santo. Acho sim, que de tanto pensar sobre a suposta traição, o filho passou a se parecer com o amigo por causa de tanta neurose. Pq quando a gente n tira algo, começa a fazer sentindo. Achei ridículo as ações dele, e ele tentando se justificar. Ele sempre foi doido, e capitu uma doida e meia por aceitar. Enfim, acho que os dois traíram??

INDICO MUITO

Isadora 21/04/2024

Me surpreendeu positivamente
Gostei muito desse livro! Adorei a forma de retratar esse clássico em HQ. Não tenho um posicionamento sobre quem eu acredito que esteja certo, pois só temos a versão do Bentinho.

A história é sobre a vida de Bentinho (Dom Casmurro) e seu romance com Capitu. Mostrando que ele estava destinado a ser padre e perder o amor de sua vida que era a Capitu e vimos todas as reviravoltas dessa história amor.

Percebemos o quanto a Capitu era, realmente, dissimulada e Bentinho com seu ciúme doentio.

Recomendo demais esse livro! ?

Gabrielli114 03/04/2024

Traiu ou não traiu?
Se traiu ou não, eu realmente não descobri! Mas, a leitura foi ótima, fluida e eu não dava nada para o final. Amei.

Não achei a edição que eu li, mas li em HQ, e acho que essa também é.

Tico Menezes 27/03/2024

Provando mais uma vez o quão babaca é Bentinho!
Clássicos da literatura em quadrinhos são sempre muito bem-vindos na leitura deste que vos escreve. Simplesmente adoro novas interpretações e apresentações de histórias que fizeram gerações interagirem dentro do mundo dos livros. Machado de Assis construiu essa trama tão sensível, tão próxima dos mexericos das ruas brasileiras com tanto sentimento e acidez que toda versão dessa história é válida.

Aqui temos uma arte que dá ainda mais originalidade aos personagens e confere a Capitu as características do romance, mas com um quê de desafio acentuado, perfeito para novos leitores.
A adaptação é bem feita, o roteiro é cuidadoso em não descaracterizar as nuances do romance e até a ambientação das épocas da história é abraçada e representada próxima do leitor.
Dom Casmurro é um drama merecidamente clássico, que desafia as convenções sociais de forma atemporal e inspira debates para que o leitor de questione ao se posicionar. Reler essa história é essencial na vida do leitor e, bem, se pudermos revisitar Bentinho e Capitu com a ajuda de novos artistas, melhor ainda.

Viva Machado de Assis! Viva o quadrinho brasileiro!

Sarita.Talmeli 08/03/2024

Um clássico é um clássico
A adaptação do clássico de Machado de Assis é muito boa e uma ótima forma de conhecer a obra. Adaptações para HQ são, na minha opinião, uma maneira de introdução à obra original, afinal, a compreensão da mesma torna-se mais fácil para quem não tem o hábito de ler clássicos.
A arte de Rodrigo Rosa é perfeita, os traços são muito bons e nós dão um retrato bem feito do tempo de Machado de Assis.

Ludeiiros 11/02/2024

Traiu
Nota: 4,0
Escrita: É uma versão modernizada da original, mas ainda mantendo a essência, e algumas vezes deixando as frases originais

Ilustração: Incrível!!

História: O que falar sobre essa história???? Perfeita!!! Amo essa dualidade que você fica, se acredita que Bentinho está certo, que Capitu traiu, ou que a forte imaginação dele fez criar cenários e associar coisas que não aconteceram.

Opinião: Capitu traiu sim!!!! Sou paranoica igual ele, e todas as vezes eu estava certa, todas, então temos que nos apoiar, Bentinho. Essa versão em quadrinho foi um dos primeiros livros que li na vida, eu amei a história quando criança, e já achava que ela tinha traído. Quando cresci um pouco li a versão original, e continuei com o mesmo pensamento. Resolvi reler essa versão por nostalgia e ver se minha visão, agora com 18 e não 8/10/12/14 de antes. Não dou mais nota por que prefiro a versão original, e não é um dos meus livros favoritos da vida. Acho que esse livro deveria ser obrigatório para a formação de uma pessoa, no mínimo, se não tiver assunto com uma pessoa, é só lançar "Eae, Traiu ou não traiu?

Madu Veiga 24/01/2024

HQ?s ?
Adorei, ainda mais por ser em forma de história em quadrinhos. quando era mais nova eu não gostava de ler livros clássicos porque achava chato, daí resolvi o problema.

Eduarda 17/01/2024

Dom Casmurro
Muita gente diz que a leitura desse livro é chata e arrastada, mas eu com certeza não achei isso. Sou apaixonada pela literatura e esse livro me fez ser ainda mais. O fato de ser narrado em primeira pessoa é na visão de Bentinho é muito limitante, até por que ele nos faz ver o que ele quer que a gente veja, e daí surge a seguinte pergunta que tanto persegue esse livro: No final de tudo, Capitu traiu ou não traiu? Bom, não vou dar aqui minha opinião e acho que para descobrir você teria que ler. Recomendo para absolutamente todos que queiram ler, independente de sua idade. Claro, ler a hq foi bem mais fácil e ajudou bastante, mas se eu tivesse a chance de ler o livro sem ser em hq, com certeza não a perderia.

Sofia136 06/01/2024

NÃO GOSTO MUITO
E um livro beeemmm rapidinho de ler, mas eu realmente não gostei!!! Capitu traiu ou não traiu??????

Lais.Lagreca 03/12/2023

Adorei!!
Ótima adapção para os quadrinhos de uma das melhores obras brasileiras!
É muito interessente "vermos" esse spersonagens tão famosos em nosso imaginário.
A arte e o roteiro dessa HQ são sensíveis à obra de Machado, mostrando-se uma bela representação imagética do famoso "Dom Casmurro".
Adorei!!

samara389 31/10/2023

Legal
Achei legal por ser um clássico, muito legal, mas e agora? Traiu ou nao traiu? Me digam o que acham? Acho que é discutivel isso, nao sei responder kkkkk