Sam Walton

Sam Walton Sam Walton...

Resenhas - Sam Walton

Lucas1429 07/07/2023

Simples direto e emocionante
Perfeito, incrível que como esses empresários americanos que fizeram a América, Ford e SAm Walton dentre outros tinham uma visão humana e como isso se perdeu para o lucro imediato, são pessoas reais, com alma pensando no crescimento humano! Excelente

Leonardo455 13/03/2023

Fora da curva
Sam Walton, fundador da Walmart conta sua história de vida e, principalmente, na sua na sua empresa, o livro também contém comentários de sua família e dos colaboradores da companhia.
Sam era um ser humano muito fora da curva em termos de adaptação ao sistema capitalista. Desde a infância já se destacava com suas habilidades e assim não parou de desenvolve-las até o final da vida, construindo e fazendo crescer aquela que já foi a maior companhia de varejo do mundo por um bom tempo.
Contudo não devemos nos iludir, pois o livro tenta nos ludibriar de que ele começou com poucos recursos e por isso acumulou muitas dividas. A verdade, como o livro nos conta, é que a mulher de Sam pertencia a uma família muito rica e com isso ele conseguiu créditos em várias instituições financeiras, e é muito provável que sua mulher, Elen, também tenha injetado recursos na companhia. Fatos que não tiram o mérito desse extraordinário empreendedor, mas não há como negar que ele foi privilegiado por possuir acesso a recursos abundantes ao iniciar sua trajetória na Walmart.
Nota 5, porque o livro é uma biografia, então meus critérios de avaliação ficam sendo: forma que o livro foi escrito e a história contada se manter interessante do início ao fim, e isso o livro conseguiu cumprir.

Anota 13/07/2021

Um legado
Sam Walton foi realmente um dos maiores comerciantes varejistas do século XX. Sua personalidade e seu entusiasmo, além da escolha da melhor equipe possível, fizeram com que o Walmart se tornasse a enorme multi-nacional que é. De fato, a prioridade ao cliente e a união que fez com seus funcionários de todas as lojas, que carinhosamente foram chamados de associados, tornaram seu nome grande e seus feitos maiores ainda.

Muito boa experiência de leitura, mas acredito que esta edição da Alta Books deixou um pouco a desejar em questão de revisão para com essa obra. De qualquer forma, a essência de Sam Walton se perpetua enquanto houverem profissionais dedicados que façam com que seu legado se torne imortal.

Yuri Capi 17/04/2021

Um livro atemporal
Um bom livro onde os erros e enganos são detalhados na visão de Sam Walton. Os acertos também são tratados, porém numa importância inferior. Os ensinamentos estão nas entrelinhas e descritos com humildade. Diversos stakeholders prestam depoimentos neste livro, reforçando a imagem e veracidade de toda a história. É um livro atemporal, apesar da evolução tecnológica, a pratica do varejo continua com muitas semelhanças.

Mr. Jonas 24/11/2017

Sam Walton
O grande pensador de gestão e consagrado executivo Jack Welch descreve Sam Walton como "Um cara que entendia as pessoas como Thomas Edison entendia de inovação e Henry Ford entendia de produção". Ele foi capaz de trazer a tona o melhor dos seus colaboradores, deu seu melhor para seus clientes e ensinou algo de valor a todos que encontrou". Sam Walton é um herói que representa o sonho americano. Ele foi capaz de transformar uma mercearia de uma cidade no interior dos Estados Unidos na maior rede de varejo do mundo, o Walmart. Isso não fez com que ele deixasse de ser um cara modesto e obcecado por aprender. Sua inspiração e otimismo são exemplos para qualquer empreendedor.

Eduardo 02/03/2012

Conteúdo excelente com uma tradução indecente
O conteúdo do livro é excepcional, com Sam narrando fatos desde sua infância, passando pela criação e expansão gigantesca do Walmart, sua filosofia de comércio e suas reflexões sobre a vida(o livro foi escrito quando ele havia sido diagnosticado com o câncer que veio a lhe matar).
É uma leitura valiosa não apenas para quem admira o walmart e se interessa por empreendedorismo, mas por qualquer um que admire valores como perseverança, foco, dedicação e liderança.
O único ponto negativo do livro é a tradução, que é repleta de erros, muitos deles completamente ridículos, como, p. ex., trocar "uma" por "urna". É a única razão para o livro não ganhar cinco estrelas.
Mesmo com a tradução aquém do nível do livro, a leitura é altamente recomendada.

Manoel 06/02/2012

resenha final
Li esse livro há muito tempo. Na época estava procurando aprender sobre estratégias de negócios e Sam Walton era considerado, naquela época pré-revolução da informação, um dos empresários mais bem sucedidos do mundo. Hoje, talvez, os ensinamentos de Sam Walton estejam ultrapassados. Mas a história de como conseguiu criar o gigante Wal Mart ainda pode interessar, haja vista que a organização por ele criada e desenvolvida continua sendo um sucesso.

faustinojunior 24/11/2010

Recomendo!
Bom livro. O texto demonstra toda a inquietação e a busca por excelência que foram a marca da persolidade de Sam Walton.