A Pior Viagem do Mundo

A Pior Viagem do Mundo Apsley Cherry-Garrard

Resenhas - A Pior Viagem do Mundo

Daniela S. 06/04/2013

O capitão Scott tinha um propósito científico na expedição do Terra Nova. Neste livro, Cherry-Garrad,(zoólogo assistente),apresenta seu relato sobre a expedição. Scott permitiu que Cherry-Garrad, Wilson e Bowers fizessem uma expedição científica ao cabo crozier onde sobre as mais terríveis condições climáticas do planeta quase morreram em nome da ciência, naquela que ficou conhecida como a pior viagem do mundo.

Zi 16/07/2012

Comeram o pão que o diabo amassou
Comeram o pão que o diabo amassou é o que se pode dizer a respeito desses aventureiros na sua malfadada investida ao Polo Sul, e não só a respeito daqueles que pereceram na volta, mas também dos demais que faziam parte das equipes de apoio, e que foram retornando ao longo do caminho, esses também comeram um pouco do mesmo pão.
Finalmente, consegui terminar a leitura desse livro, na minha segunda tentativa. Esse é o tipo de livro que normalmente eu adoro, por se tratar de uma aventura verdadeira. O problema do livro é que sobram datas, fatos, relatos e dados, mas falta estilo. Porém, depois que eu embalei, não parei mais. Escrito em 1922, este livro retrata a trágica expedição de Scott ao Polo Sul em 1911/1912. Ao chegar ao polo em 18 de janeiro de 1912, ele descobriu que o norueguês Amundsen havia chegado 34 dias antes. No retorno, Scott e seus quatro companheiros faleceram devido a diversos erros e azares, principalmente o mau tempo, inesperado para a época do ano.
O livro foi escrito por Cherry-Garrard, membro de uma das equipes de apoio (sua equipe retornou após a montagem de um depósito na parte superior da geleira), com base na sua experiência, no seu diário e nos diários de outros membros da expedição. Se tivesse sido escrito de forma mais narrativa, com mais estilo, seria uma leitura mais atraente, embora a históra seja trágica.
Boa leitura para os que se interessam por aventura, e desejam conhecer as experiências (boas ou más) dos outros aventureiros.